cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Debugando o Servidor - Edição de Outubro/2018

E aê, meus saiyajins!

Valarin na área novamente para falarmos sobre como anda o nosso servidor neste mês de outubro. Essa edição veio um pouco mais tarde, pois estava esperando rolar o Clash e a análise que os times de desenvolvimento fizeram sobre o que aconteceu. Mas como diz o ditado: antes tarde, do que mais tarde ainda. Bora lá.

Disclaimer habitual:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu esse mês:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente ditos acontecem.

Só para deixar claro aqui: o problema que aconteceu com o Clash não foi culpa do servidor, mas um problema de como certas partes do jogo foram desenvolvidas e acabaram causando impacto nele, então vou falar do Clash na seção que se refere   à saúde do jogo, não aqui.

Depois do problema que aconteceu mês passado no servidor Brasileiro, fizemos uma manutenção e verificação nos servidores do mundo inteiro, o que causou um impacto positivo nas nossas operações, que teve um mês bem saudável.

Único problema grande que tivemos foi no dia 11 de outubro quando um dos containers que gerencia as partidas nos Servidores de Jogo ficou doidão e precisamos habilitar as derrotas impedidas por aproximadamente uma hora.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

É o primeiro Debugando o Servidor em que  vou falar isso, então imagina minha alegria: não tivemos nenhum problema com o PTT no mês de outubro. Aparentemente o NIC.Br resolveu em definitivo o que estava acontecendo, então sucesso: tivemos um ótimo mês em conectividade.

Com esse problema fora do caminho, voltamos a observar um crescimento na quantidade de jogadores que jogam League abaixo de 60 ms. Para 2019, aumentar ainda mais esses números vai ser uma das nossas prioridades aqui no Brasil.

zrjPoIL

Percentual de jogadores da base que jogaram abaixo de 60 ms

O único problema de conectividade que rolou foi no dia 6 de outubro quando tivemos um problema em um dos nós da nossa rede, mas não durou mais que 20 min devido a uma atuação rápida dos nossos engenheiros de rede.  

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Nessa parte, como de costume, vou dar uma pincelada nos assuntos que vocês tem falado pra gente que não estão muito legais (FPS e Cliente) e vou falar mais um pouquinho sobre Clash.

FPS

Mês passado falei sobre o que o time de desenvolvimento estava preparando nessa área e enquanto eles trabalham e testam as funcionalidades, posso dizer que, diferente do que rolou entre os patches 14 e 17, o FPS médio da base está estável, isto é, não subiu mas também não caiu.

Cliente

O time formado para melhor a experiência do cliente já está testando as primeiras melhorias, então devemos começar a ver algo de concreto rolando durante a pré-temporada. Por hora, observo que a quantidade de bugsplat caiu de forma significativa, então estamos no caminho certo

Clash

O Sanke fez um post esses dias falando em linhas gerais o que rolou com o Clash, então ao invés de repetir o que ele disse vou dar um pouco mais de contexto técnico do porque o Clash tem sido um desafio pra gente.

A forma como League gerencia o início de partidas envolve muitos sistemas diferentes: lobby, páginas de runas, maestria, sua coleção de skins, os campeões que você tem e alguns outros mais. Quando esses sistemas foram desenvolvidos, eles não foram pensados com as pessoas pedindo para dezenas de milhares de partidas começarem rigorosamente ao mesmo tempo. Com alguns desses sistemas datando quase 10 anos, natural existir muita coisa que não está otimizada para esse tipo de situação. Assim, esses sistemas acabam sobrecarregando o servidor, o que não deveria ocorrer se esses sistemas tivessem sido desenvolvidos pensando nesse tipo de situação ou otimizados para ela.

Clash consumiu tanto da plataforma naquele dia, que tivemos que fazer um reset do servidor para que ele voltasse a um estado saudável.

Acredito que poderíamos ter feito um melhor trabalho de testar a capacidade de sistemas antes de fazer um teste com os jogadores, mas gostaria de agradecer a paciência de vocês em nos ajudar a melhorar todos esses sistemas antigos. No final das contas, o que está sendo otimizado para o Clash vai melhorar a experiência de League of Legends como um todo.

Resumão do mês:

Ficamos com a derrota impedida ligada durante 7 horas este mês (um aumento de uma hora em relação a setembro) boa parte delas devido ao Clash.

Servidor - As manutenções do mês passado surtiram efeito e tivemos somente um problema pontual.

Conectividade - PTT estável novamente, ping dos jogadores voltou a melhorar.

Saúde do Jogo - Times de desenvolvimento focados em melhorar FPS e Cliente, enquanto arrumamos nossos sistemas mal otimizados para que o Clash possa rolar.

Então por esse mês é isso, galera! Se vocês querem que a série continue, deixa seu comentário pra gente saber o que vocês estão achando e sobre o que vocês gostariam que eu falasse.

Valeu!

Tags (1)
240 RESPOSTAS
Rivier Azael
Tropa
Tropa

bom Valarin eu queria saber exatamente oq vcs irao fazer quanto aos jogadores que estao tendo problema com o cliente que esta consumindo muito desempenho dos seus pc/notebook's o jogo simplesmente fica travado fica quase impossivel aceitar uma partida e em jogo nem se fala meu fps antes era 45 jogando normalemtne e caia pra 36/26 nas tf's oq pra mim nao era um problema ate que ia normalmente , porem agora meu fps ao iniciar a partida e de **bleep**ing 14 e quando chego perto de outro campeao seja aliado ou inimigo simplesmente vai pra 05/01 e isso nao e normal e o problema começou 3 atualizações atras ... oq vcs pretendem fazer quanto a isso ? pois eu tenho certeza que foi algo que vcs implementaram no client , meu client antes rodava mais liso q a **cogumelo do teemo** da minha namorada , agora parece q vcs se descuidaram se acomodaram na relacao e esqueceram de depilar , pq oq ta arranhando nao ta normal ... aguardo respostas beijo no orificio ❤️

Adorei a ideia de aproximação entre a Riot e os players, está sendo mais eficiente e juntos podemos nos ajudar e desenvolver o server com uma melhor qualidade!

Nestas últimas atualizações, senti que a queda do FPS está ficando bem mais frequente, principalmente nas partidas na Twisted Treeline. Além disso, a seleção de campeões está instável, quando tento selecionar ou banir algum campeão tenho que clicar várias vezes para poder fazê-lo. E também acontece o bugsplat na tela de carregamento da partida sempre que uso Alt + Tab.

Espero que a Riot possa focar mais nesses problemas da saúde do jogo, como você mencionou, os players estão cada vez mais preocupados e atenciosos em relatar qualquer problema no fórum.
É importante abordar sobre esse assunto, ótimo tópico. Parabéns! ❤️

Opa, obrigado pela resposta, Valarin!

Não sei informar o que me perguntou. Eu praticamente só jogo sozinho e são poucos dos meus amigos que jogam. Vou procurar saber. Mas eu imaginei que tivesse algo a ver com a Net, mas é estranho porque nesse meio tempo eu saí de uma conexão de 15MB (que rodava o Lolzinho a 19/21ms) e fui pra uma de 75MB (que agora tá rodando a 26/28ms).

Como falei no outro post, eu sei que esse ping não é algo exatamente nocivo, não torna a experiência ruim. É completamente jogável. Mas é um pouco frustrante pq dá pra notar uma diferença, já que eu tava acostumado com 20ms, e um dos fatores de eu ter melhorado a Internet era justamente pq queria jogar com uns 15 de ping hahaha deu efeito contrário 😕 sad

espero q eu pare de pegar fila por conta dos 100% infinito q toda hora me acontece
Zapdoss
Tropa
Tropa

Seria bom fazer um vídeo para todos como uma conversa.. Ou contratar algum YouTube para fazer essa passada de uma forma leve.
Abrass

BabyDoug
Tropa
Tropa

É realmente muito bom ver que belas palavras estão sendo ditas, apesar de nenhuma diferença visível mesmo depois de tanto tempo da comunidade toda reclamando dos mesmos problemas. Bom, a equipe de skins não ta decepcionando mais.

É isso ai... Riot deve esse tipo de explicação pra nos jogadores,fora que é muito interessante.

É isso Riot deve esse tipo de explicação pra nos jogadores,fora que é muito interessante.

Que pena cara, eu tive o mesmo problema! Minha operadora resolveu fazer manutenção exatamente nas horas que fui jogar hahaha, por um lado não podemos reclamar, pois é necessário para manter um bom desempenho na rede... Por outro, é falta de profissionalismo não avisarem com antecedência. Isso dá raiva! hahaha

Porem o BUG da tela congela continua infelizmente. Mas esse Feedback é otimo.

BOA NOITE .. EU TENHO UMA DUVIDA A UM TEMPO ATRAS (NAO MUITO) EU TOMEI UM BAN DE 14 DIAS .. EU PEGUEI OURO DEPOIS QUE VOLTEI .. HOJE ESTAO COM SUAS BORDAS .. E A MINHA NAO ESTA OURO.. E TAMBEM NAO GANHEI A ORIANNA VITORIOSA .. EU NAO IREI GANHAR OS PREMIOS .. ALGUEM PODE ME AJUDAR .. EU ESTOU SEM DORMIR POR CAUSA DISSO

nossa! como faço pra colocar esse tipo do seu emote?
l zBl4ck l
Aronguejo
Aronguejo

muinto bom estes posts sobre o servidor

AznBoss
Tropa
Tropa

Isso mesmo acho inteligentíssimo tentar criar o próprio sistema para desenvolver um jogo para tentar deixar o LOL praticamente pra sempre como futebol Parabéns infelizmente ainda tem bugs etc.. mas um dia vcs chegam la
AznBoss3

ai mano,me da uma ajuda.
eu entro na fila,escolho meu champ,mas na hora de jogar nem vai pra tela de carregamento.Altomaticamente aparece pra mim reconectar,msm que eu clicke ele ñ reconecta,me ajudaaaaa

@Valarin@  escreveu:

Opa, @Zoreahk

Do nosso lado não ocorreu nenhuma alteração que fizesse com que o ping de ninguém subisse, então vou assumir que pode ter sido alguma manutenção / alteração que a Net realizou que pode ter impactado a sua latência.

Você tem outros amigos com Net na sua região que estão tendo o mesmo problema ou é só você?

Naika
Tropa
Tropa

tipo to a 5 meses sem joga o lol por conta de uma att n lembro qual e 21 ou 20 seila que meu fps chegava a 2 basicamente, ai to aqui de volta querendo saber se ja foi resolvido ou não esse problema pq meu pc não e muito bom realmente mas a 5 meses atras ele rodava suave ai dps das att o fps começo, ai ja resolveu essa treta ?

não,isso só está acontecendo comigo!
em um dia eu estava jogando de boa,e no outro eu não conseguia mas jogar

Meu pc tem processador intel core i3 e msm assim trava quando aguem conecta o smartphone.

Resposta recebida do rioter o problema é o meu processador galera. SÓ QUE NÃO.

''Vagante Errante aqui, tudo bem? Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Desculpa a demora no gank, nos últimos dias recebemos muitos tickets, e estamos na correria para chegar na lane de todo mundo no menor tempo possível. Então, Exss, o Java e os plugins da Adobe não influenciam tanto assim no jogo, no entanto o processador sim. O LoL é muito mais baseado em processamento da CPU que da GPU, e por isso ele não utiliza tanto sua placa. Já o CS é mais voltado à GPU.

O que ocorre é que o FX 4100 utiliza uma arquitetura um pouco antiga e mal otimizada da AMD, porém você pode tentar desativar o Turbo Core da AMD na Bios. Essa função visa dar mais potência ao processador, porém em alguns casos ela afeta negativamente a performance dos jogos. Achei um vídeo que ensina a fazer isso de forma simples:

Não altere nenhuma opção além dessa na Bios, e se não funcionar, é só reiniciar o PC e reverter. 🙂

Em caso de alguma dúvida ou se eu puder te ajudar com outro assunto é só chamar.

"Enquanto eu viver, ninguém há de sofrer!" - Soraka Divina

= MINHA RESPOSTA =

No caso pra continuar jogando terei de trocar o processador também? 
Já botei ele a 4.5Ghz, desabilitei o Turbo por conta do overclock, e em todos os games ganhei muitos fps, mas no lol nem a 4.5 fica jogavel, infelizmente terei de deixar minha conta pra alguem e abandonar o jogo, até que vocês possam otimizar o jogo novamente, afinal não é todo mundo que pode trocar de processador, muito menos quem é pai de familia e usa isso como uma diversão, sinto muito em ter que vender a conta e parar de jogar, mas fiz de tudo e não resolveu, não posso trocar de processador por causa do jogo, sendo que no forum, vi até i5 6º geração com o mesmo problema que o meu, usei o Overdrive da AMD, fiz clock pra 4.5, MSI Afterburne, fiz over na placa de video também, a minha é um GTX 750 Ti Zotac 2GB com 2 Coolers, mesmo com o processador clockado, e a placa de video clockada, não da pra jogar, infelizmente eu tentei, vocês tentaram, mas infelizmente não posso trocar o processador por causa de um jogo apenas, sendo que o mesmo roda PUBG no very low, pois nao tenho memoria pra jogar no medio/alto. Bom, fica aqui meu agradecimento pela ajuda, mas outro processador não está nos meus planos por enquanto. Sinto muito ter que vender a conta depois de tantos anos, desde o NA, mas fazer oque, boa sorte Rioters.

==EU== 

Meu irmão joga num Phenom ll x4 840 e uma GT220 ( que era minha ) e joga muito, mas muito melhor que o meu FX 4100 que é mais atual que o Phenom x4, acho que o problema tá é no jogo, não no processador, até quem usa o Ryzen tá com problema, tem pessoas no Forum usando Ryzen, GTX 1060, 16gb DDR4 e ta igual ou pior que o meu.

== EU ==

Acho que invez das skins, eu deveria ter comprado um i7 rçrçrçrç.