cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Ir para a solução

E aê, meus diplomatas!

Por aí me chamam de Valarin - e apesar de já ter alguns anos de Riot nas costas, recentemente assumi o papel de Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que agora eu sou a pessoa que está sempre de olho nos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

Durante muito tempo, a gente tem deixado vocês meio no escuro sobre o que tem acontecido no servidor e uma das coisas que queremos trazer para vocês é mais transparência - então queremos começar essa série de publicações mensais.

Só para deixar claro: nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL.

Bora lá:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

Os servidores tanto de jogo como de plataforma tiveram um agosto bem tranquilo. Único problema que tivemos foi na madrugada do dia 28 de agosto quando um serviço de login deu uma engasgada e fez com que jogos falhassem ao iniciar (quando o contador de início chega em 0 e simplesmente o jogo não carrega, te jogando de volta pra tela de início do cliente). Como foi de madrugada e o problema durou somente 30 minutos, poucas pessoas foram impactadas.

Então, quando vocês xingam o servidor… bem… dessa vez ele definitivamente não é o culpado.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Julho e agosto são marcos para o servidor brasileiro em conectividade, pois atingimos a marca de 80% dos jogadores jogando abaixo de 60 ms. Para você ter uma noção, isso coloca o Brasil no top 5 de melhor latência entre todos servidores da Riot.

Fato curioso: a Coreia do Sul é a top 1 com 99,5% dos jogadores nessa marca - porém, a Coreia do Sul tem mais ou menos a mesma extensão do estado de Santa Catarina, o que torna nossa marca um momento para celebrar, pois imagina os desafios de manter uma boa latência em um país com o tamanho do Brasil.

Infelizmente, nem tudo são flores: quando chamo o Riot Direct de operadora, o que eu quero dizer (entre outras coisas) é que temos presença de servidores nos pontos de troca de tráfego, ou PTT, onde a nossa rede é diretamente ligada à rede das operadoras de internet brasileiras. O PTT tem apresentado uma série de problemas e instabilidades desde julho, que tem gerado alguns picos de desconexão principalmente em usuários da Vivo e da Net. Esses problemas acontecerem em 4 ocasiões esse mês e duraram cerca de meia hora. É pouco quando você para para pensar em um mês todo, mas quando isso acontece em pleno final-de-semana… aí é bem ruim, né?

O PTT é administrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que na madrugada de 29 de agosto realizou uma manutenção nos servidores e esperamos que as instabilidades parem de acontecer.

“Ah, mas eu fui jogar outro jogo tal e tava normal. Só LoL estava com latência alta”.

Sim, isso acontece, pois nem todos os jogos investem em ter rede própria ou presença no PTT. Esse é um investimento que fazemos, pois ele abaixa e muito a latência de vocês (esse marco de latência que citei acima só foi possível por causa dele), então é uma pena que esses problemas tenha acontecido no último mês.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

OK, direto ao ponto: é aqui que estamos feedando com vocês. Vou até separar em assuntos:

FPS baixo e engasgadas

Desde a Atualização 8.16, alguns jogadores têm encontrado problemas com FPS mais baixo que o normal, ou engasgos acontecendo em momentos nada oportunos (como teamfights) e ainda outros onde o jogo simplesmente congela.

Esses problemas estão ocorrendo devido a alguns bugs, por mais contra-intuitivo que isso soe, em novas funcionalidades que foram colocadas no jogo justamente para melhorar o FPS. Não é um problema que afeta todo mundo, mas obviamente não é nada bom para quem está sendo afetado.

Nós estamos fazendo uma força tarefa para resolver estes problemas o mais rápido possível, preferencialmente no patch 8.18, ou ainda antes (ontem já foram feitas algumas correções em relação ao congelamento, mas não posso afirmar que está 100% resolvido).

Cliente lento e bugado

O Brasil no passado foi responsável por atrasar o lançamento do novo cliente, pois não estávamos satisfeitos com a performance dele nos computadores dos nossos jogadores. Bastante tempo passou. Funcionalidades foram sendo acrescentadas, e o novo cliente foi ficando… lagado.

Nós não introduzimos bugs para trollar o seu Lolzinho. Os problemas são consequência dessas novas funcionalidades e atualizações que fazemos no cliente com o objetivo de melhorar o jogo e ainda assim achamos que valem o esforço. Mas nós não estamos ignorando os problemas.

Nós ouvimos a comunidade brasileira, e saibam que o feedback de vocês tem total impacto na identificação dos problemas. Inclusive montamos um novo time focado em identificar todos os problemas e começar a resolvê-lo, então pode levar algumas semanas até vermos os resultados, mas estamos confiantes de que vocês verão eles aparecendo.

Se eu fosse resumir o mês nos três assuntos:

Servidor - Tá voando. 10/10

Conectividade - Estamos melhor do que jamais estivemos, apesar de alguns problemas pontuais.

Saúde do Jogo - Aqui estamos feedando e não é pouco. Sabemos. Já estamos trabalhando para melhorar.

Por esse mês é isso. Espero que o post tenha ajudado vocês a entenderem melhor o que está por trás do nosso joguinho e o que está indo bem, assim como o que não está. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas, então comenta aí e fala pra gente o que você achou.

Valeu!

Tags (1)
594 RESPOSTAS
Https
Tropa
Tropa
kkkkk indo bem cliente ta só o osso tem tanto bug e leg nesse lolzin q ate que aceita a partida toma penalidade na Rank dizendo que não aceitei

mano ainda meu league of legends fica fachando e atulizando e n para pvf me ajudem 

Asta plebeu
Tropa
Tropa
o bagulho é da skin pra mim
Luansin4o
Tropa
Tropa
dota hora que eu entro na partida aparesi hero reborte
Eu peguei fila por isso, n consegui conectar em duas rank e além de perder pdl peguei fila, bom eu n tirei ainda, mas achei errado isso...

arruma esse cliente q ele ta me trolandoooooo,o botao de confirmar o campeao do meu cliente fica cinza, eu nao consigo confirmar o msm #voltaClienteLegadoooo...

VerchArcher
Tropa
Tropa

Caro, o problema está MUITO grande. Pegue por favor, a média de partidas "reiniciadas" o chamado remake. É impressionante, não passo 1 dia sem que passe por isso, e ainda temos que levar em consideração times que preferem jogar com 1 a menos do que esperar outra partida. Fiz 3 reclamações em 3 dias seguidos essa semana para mostrar que a "feedada" está muito grande.

Outro coisa que eu não entendo é o que demora para começar a partida após os picks e bans. Vamos para aquela tela que mostra os players e champs e ficamos "esperando" o jogo iniciar. Já medi jogos aonde a espera chegou a 4 minutos, o que não é pouco levando-se em conta, a espera de formação da partida, os picks e bans, e a "espera" para o início.

Está estressante jogar, se você tem pouco tempo para jogar é capaz de não conseguir.

É fundamental melhorarem isso, outro dia mesmo sai do jogo e fui para outro.

Ta acontecendo a mesma coisa comigo,eu estou perdendo jogos e ganhando leave buster por causa que estou caindo e na é por causa do pc ou nada,e ainda por cima o client ta mt bugado nao sei como mas ta muito bugado,queria muito que o client legado voltasse porque nao consigo jogar,o que q a riot anda fazendo com o jogo deles
acontecendo a mesma coisa comigo
Fenris
Tropa
Tropa
Uma ótima iniciativa. As informações ficaram muito claras e de fácil entendimento graças ao post escrito de forma intuitiva e resumida. Me sinto menos preocupado em relação a problemas com conexão.
LKmizasK
Zaary
Aronguejo
Aronguejo
LOL minimizando sozinho na tela cheia e em modo janela sem borda a barra de tarefas fica na frente do jogo
BAN Darius
Tropa
Tropa
Para de ficar lançando coisa e vai consertar o client do jogo, ta complicado...
É melhor resolver esses congelamentos no meio do jogo.
Ontem mesmo aconteceu várias vezes enquanto eu jogava.
Mäthêus
Tropa
Tropa
Há cerca de 4 meses começou um problema sério na conectividade em que mesmo a internet (ping, jitter, download e upload estando ok nos testes, inclusive no Reraro Hextec) e o FPS estando perfeito do nada durante as partidas fica "Tentando reconexão". Quando ocorre isso o ping não sobe, o FPS não cai, simplesmente, "Tentando reconexão" sem motivo nenhum aparente identificável no game, pois não há ocasião no jogo certa para ocorrer (barão, dragão, TF etc). Abri 2 ticket para a Riot e não sei quantos para a minha operadora (neste caso, cheguei até a ir à Anatel, visto que a operadora jogava para os servidores Riot e a Riot jogava pra operadora).... Resumo: até hoje estou tendo que usar um programa de terceiros (em que tenho que pagar por ele mensalmente) para conseguir jogar. Utilizando esse software VPN e usando um servidor BR, que fica em SP, o ping fica em 25/30 e não aparece em momento algum "Tentando reconexão". Cheguei a ir até à operadora da rede da operadora pedir ajuda. Contatei a Open X - Soluções para ISPs e o técnico deles afirmou que há um problema no roteamento da rede em que alguns pacotes são "barrados" e ocorre essa queda durante o game. Segundo ele, a OpenX já abriu um chamado para o pessoal de rede da Riot e estão (há cerca de 2 meses) esperando resposta. Em contrapartida, o retorno que tive no ticket que abri na Riot (número: 35704947) foi "Cara, tá vendo essa frase que se repete, "Esgotado o tempo limite do pedido"? . Isso significa que tem alguma coisa bloqueando os saltos que o seu computador tenta fazer para chegar aos nossos servidores, mas o mais estranho é que até mesmo os saltos dentro da sua própria rede estão bloqueados ou ocultos.". Evidentemente, continuo sem solução definitiva e, enquanto isso, vou pagando mensalmente VPN para conseguir jogar.

Obrigado pela atenção. Ótimo fim de semana.
ChicoLoKo
Aronguejo
Aronguejo

@Valarinessa parte do FPS ta tenso mesmo sempre da uma congelada no jogo e FPS muito baixo fora do normal , mas fiquei contente agora que vcs estão de olho e fazendo de tudo para arrumar isso !

Rapaz, eu estava jogando com os amigos. Notei uns bugs de saguão, voice (bugado com certeza) e por aí. Eu fiquei tipo assim: MASOQ?

Espero que o inicio do mês setembro já teria acabado de bugs... :<

Agora mencionou... Eu também notei o meu, pensei que era o meu pc. Fiz um grande cuidado de limpeza e botei os serviços de HQ no backup. E eu achando que era o meu novo notebook, então era o bug do riot?!?!?!?!?! ._____________________."

DabinLukker
Tropa
Tropa
coe valarin, po meu lol tá com problemas de conectar na partida, a bolinha do ping fica carregando mas não entra pô, aí cê me quebra, segunda vez que levo lb, a primeira eu mandei um ticket e eles retiraram, e agora, o que você(s) tem a me falar, a falar isso aos jogadores que estão passando pelo mesmo problema?
HynnO
Tropa
Tropa
Obg à equipe da Riot BR por nos dar esse retorno tão importante para os jogadores. Muito bom saber que vocês estão lendo e se importando com os nossos reports de bug, que esse jogo cresça mais e mais, e que a comunidade melhore ❤️
7Kraken
Tropa
Tropa

Seria bem  melhor não só desbugar o cliente atual mas também adicionar a opção de usar o antigo Man Happy