cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Ir para a solução

E aê, meus diplomatas!

Por aí me chamam de Valarin - e apesar de já ter alguns anos de Riot nas costas, recentemente assumi o papel de Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que agora eu sou a pessoa que está sempre de olho nos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

Durante muito tempo, a gente tem deixado vocês meio no escuro sobre o que tem acontecido no servidor e uma das coisas que queremos trazer para vocês é mais transparência - então queremos começar essa série de publicações mensais.

Só para deixar claro: nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL.

Bora lá:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

Os servidores tanto de jogo como de plataforma tiveram um agosto bem tranquilo. Único problema que tivemos foi na madrugada do dia 28 de agosto quando um serviço de login deu uma engasgada e fez com que jogos falhassem ao iniciar (quando o contador de início chega em 0 e simplesmente o jogo não carrega, te jogando de volta pra tela de início do cliente). Como foi de madrugada e o problema durou somente 30 minutos, poucas pessoas foram impactadas.

Então, quando vocês xingam o servidor… bem… dessa vez ele definitivamente não é o culpado.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Julho e agosto são marcos para o servidor brasileiro em conectividade, pois atingimos a marca de 80% dos jogadores jogando abaixo de 60 ms. Para você ter uma noção, isso coloca o Brasil no top 5 de melhor latência entre todos servidores da Riot.

Fato curioso: a Coreia do Sul é a top 1 com 99,5% dos jogadores nessa marca - porém, a Coreia do Sul tem mais ou menos a mesma extensão do estado de Santa Catarina, o que torna nossa marca um momento para celebrar, pois imagina os desafios de manter uma boa latência em um país com o tamanho do Brasil.

Infelizmente, nem tudo são flores: quando chamo o Riot Direct de operadora, o que eu quero dizer (entre outras coisas) é que temos presença de servidores nos pontos de troca de tráfego, ou PTT, onde a nossa rede é diretamente ligada à rede das operadoras de internet brasileiras. O PTT tem apresentado uma série de problemas e instabilidades desde julho, que tem gerado alguns picos de desconexão principalmente em usuários da Vivo e da Net. Esses problemas acontecerem em 4 ocasiões esse mês e duraram cerca de meia hora. É pouco quando você para para pensar em um mês todo, mas quando isso acontece em pleno final-de-semana… aí é bem ruim, né?

O PTT é administrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que na madrugada de 29 de agosto realizou uma manutenção nos servidores e esperamos que as instabilidades parem de acontecer.

“Ah, mas eu fui jogar outro jogo tal e tava normal. Só LoL estava com latência alta”.

Sim, isso acontece, pois nem todos os jogos investem em ter rede própria ou presença no PTT. Esse é um investimento que fazemos, pois ele abaixa e muito a latência de vocês (esse marco de latência que citei acima só foi possível por causa dele), então é uma pena que esses problemas tenha acontecido no último mês.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

OK, direto ao ponto: é aqui que estamos feedando com vocês. Vou até separar em assuntos:

FPS baixo e engasgadas

Desde a Atualização 8.16, alguns jogadores têm encontrado problemas com FPS mais baixo que o normal, ou engasgos acontecendo em momentos nada oportunos (como teamfights) e ainda outros onde o jogo simplesmente congela.

Esses problemas estão ocorrendo devido a alguns bugs, por mais contra-intuitivo que isso soe, em novas funcionalidades que foram colocadas no jogo justamente para melhorar o FPS. Não é um problema que afeta todo mundo, mas obviamente não é nada bom para quem está sendo afetado.

Nós estamos fazendo uma força tarefa para resolver estes problemas o mais rápido possível, preferencialmente no patch 8.18, ou ainda antes (ontem já foram feitas algumas correções em relação ao congelamento, mas não posso afirmar que está 100% resolvido).

Cliente lento e bugado

O Brasil no passado foi responsável por atrasar o lançamento do novo cliente, pois não estávamos satisfeitos com a performance dele nos computadores dos nossos jogadores. Bastante tempo passou. Funcionalidades foram sendo acrescentadas, e o novo cliente foi ficando… lagado.

Nós não introduzimos bugs para trollar o seu Lolzinho. Os problemas são consequência dessas novas funcionalidades e atualizações que fazemos no cliente com o objetivo de melhorar o jogo e ainda assim achamos que valem o esforço. Mas nós não estamos ignorando os problemas.

Nós ouvimos a comunidade brasileira, e saibam que o feedback de vocês tem total impacto na identificação dos problemas. Inclusive montamos um novo time focado em identificar todos os problemas e começar a resolvê-lo, então pode levar algumas semanas até vermos os resultados, mas estamos confiantes de que vocês verão eles aparecendo.

Se eu fosse resumir o mês nos três assuntos:

Servidor - Tá voando. 10/10

Conectividade - Estamos melhor do que jamais estivemos, apesar de alguns problemas pontuais.

Saúde do Jogo - Aqui estamos feedando e não é pouco. Sabemos. Já estamos trabalhando para melhorar.

Por esse mês é isso. Espero que o post tenha ajudado vocês a entenderem melhor o que está por trás do nosso joguinho e o que está indo bem, assim como o que não está. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas, então comenta aí e fala pra gente o que você achou.

Valeu!

Tags (1)
593 RESPOSTAS
s, somos 2 :v FICA TODO MUNDO 100% E NADA DE COMEÇAR!!! JA PEGUEI LEAVER BUSTER 5 VEZES POR CAUSA DISSO :V
Man isso tbm esta acontecendo comigo , fica todo mundo 100% e nada da partida começar já peguei ate leaverbuster por causa disso e tipo meu pc renincia do nada e eu já fiz a mesmo coisas que vc renstalei o jogo limpei o pc e nada,estou triste porque acho que a riot n quer admitir que isto esta acontecendo com mais de 55% dos jogadores 😞
psé men, foda
Ciborg
Tropa
Tropa

Acabei de ganhar uma partida e vim ver esta publicação. Assim que voltei pro clienete, meu botão "JOGAR" sumiu, junto dos outros botões.

Rodella
Tropa
Tropa

ja faz quase 1 semana que eu to tentando jogar e espero cada att pra ver se consigo porem nada! sempre quando eu seleciono meu campeao nao da inicio a tela de carregamento e fica na aba de reconectar e o botao nao funciona !!!!

Sonarles
Tropa
Tropa

Valeu pelas explicações, esse tipo de comunição é o que espero de uma boa empresa que geralmente demonstra isso com ações.

Theus0ne
Tropa
Tropa

gostei muito, ja estava na hora de começar a olhar para esses bugs que fizeram vcs perderem muitos jogadores.Cat Happy

lógico pô, e nós jogadores pagamos pelos os erros deles.
Igneel 155
Tropa
Tropa

Mano ultimamente os servidores andam com muito lag

Márcim
Tropa
Tropa
tá bom meu feedback que eu dei não me responderam...
E quanto ao bug de colocar o League em modo "Sem Moldura" e quando inicia a partida ele está no "Modo Janela".

Acontece todo primeiro jogo do dia.
Discord
"Screaming won't do you any good, but it's music to my ears."
-Thresh

Então vocês vão corrigir o problema do jogo cair uso de CPU e GPU que ocasiona essas quedas de fps, corrigir o problema do jogo sempre usar 30% de cpu e gpu quando realmente usa essa % antes de começar a dropar e rodar com fps baixo quando acontece TF, algum minion spawna, algum campeão aparece ou simplesmente usar alguma skill? mesmo em um PC que tenha hardware muito superior ao que de fato pede pra jogar? eu uso um core i7~1060~16gb~SSD e não consigo manter taxas de fps estavel rodando entre 120~130~150 a ponto de cair pra 110~90~80~40 fps mesmo que tenha poder de sobra pra conseguir rodar esse jogo a mais de 500 fps...

Vocês poderiam responder o motivo do jogo não rodar com fps alto mesmo eu tenho um hardware que supra isso? vocêsp or acaso querem impedir quem tem monitores 144hz ou 244hz de ter vantagem em cima de quem usa 60 ou até menos de 60 e evitar desbalanceamento ? é o que eu tenho achado

franja indie
Tropa
Tropa
Desde a última atualização, eu entro na fila e ao aparecer a tela de aceitar está tudo ok, ao aceitar, a tela continua, aparece que os outros entraram no saguão, fica mais um tempo e da bug splat, sendo que isso só está acontecendo na minha conta principal, na secundária está ok.
KhaZiCosfera
Tropa
Tropa
Amigo n consigo iniciar partida como proceder?

@KhaZiCosfera@  escreveu:
Amigo n consigo iniciar partida como proceder?

Uma vez aconteceu isso comigo de não conseguir logar, eu desinstalei e instalei denovo, dai deu certo.. Ja tentou isso ?

Pega esse passinho!
Tô aqui pra causar!

@franja indie@  escreveu:
Desde a última atualização, eu entro na fila e ao aparecer a tela de aceitar está tudo ok, ao aceitar, a tela continua, aparece que os outros entraram no saguão, fica mais um tempo e da bug splat, sendo que isso só está acontecendo na minha conta principal, na secundária está ok.

Estou com o mesmo problema e pedindo ajuda ao suporte a 2 dias e o unico contato foi pra falar que eu tava caindo por causa de ping... trataram meu problema como se fosse o problema das pessoas que estão caindo dentro da partida. Nem consigo entrar numa partida... como diabos isso vai me ajudar? O cara do suporte ainda disso que resolveu a parada... não resolveu droga nenhuma e eu respondi no ticket e ele não olhou mais... isso já tem 5 horas. No total estou a 44 horas sem jogar... quase 2 dias.

R4AJIs
Tropa
Tropa

Amado Valarim, a poucos dias atrás o servidor travou para todos do servidor brasileiro. Fiquei muito chateado, acabei perdendo PDLs. Como vocÊ pode me dizer que o servidor está bom se continua estragando os jogos do pessoal. Em um grupo no Facebook várias pessoas botaram videos de seus jogos lagados com 26ms. Tem gente parando de jogar por isso. Quanto ao cliente nem vou comentar, acho q vcs já perceberam.

Riot Games, por favor arrume um bug que está desde Quinta-feira no servidor.. Os jogadores não conseguem iniciar partida, o botão simplesmente reseta e não acontece nada, não conseguimos jogar! E o pior de tudo, esse bug passa de jogador pra jogador, tipo um vírus. Então se o "invocador" bugado convidar amigos, todo mundo do saguão pega este tipo de bug.
Obrigado por nos deixar aparte do que está acontecendo !
Você poderia me dizer quanto tempo a Riot Games demorou para arrumar esse bug? Que dia você havia relatado? Porque agora tem um outro bug no servidor que tá surgindo vários problemas com os jogadores, já enviei vários tickets, mas até verem, vai demorar muito..