Olá, pessoal. Meu nome é Leandro e eu sou o líder do time de League of Legends da Riot no Brasil.
Hoje estou aqui pra gente conversar sobre o que está rolando em League e sobre o futuro do jogo.
Se você ainda não assistiu, te convido a começar pelo vídeo abaixo onde gravei um resumão da conversa:
League of Legends foi lançado em 2009 com a proposta de ser um jogo online e competitivo para jogar com os amigos — que fosse ao mesmo tempo profundo e divertido. Quase dez anos depois, o League se tornou o jogo de PC mais popular do mundo e tem mais de 100 milhões de jogadores ativos todos os meses.
Por isso, hoje a nossa visão é muito mais ambiciosa: queremos tornar o League um esporte global que dure gerações.
Vamos falar sobre o primeiro aspecto: o esporte. Ao falar de esporte, é natural pensar no cenário profissional. Um esporte pode ser uma profissão — mas também um hobby, uma atividade praticada em família, entre amigos, nas escolas e universidades, em torneios amadores e profissionais. Nós acreditamos que o League foi muito longe e ajudou a legitimar o estilo de vida gamer, mas ainda pode muito mais.
O segundo aspecto é o multi geracional. Desde o começo a gente acreditava que fazer um bom jogo era suficiente para fazê-lo crescer. Se o jogo é bom, amigos convidam amigos e o jogo cresce naturalmente. Isso funcionou durante muito tempo. Acontece que os jogadores que começaram a jogar League há dez anos amadureceram junto com o jogo. Portanto, para que o League dure por gerações é preciso apresentar o jogo para novos gamers.
Este é o motivo pelo qual vocês têm visto, por exemplo, ações da Riot com influenciadores que ainda não jogam League. Nós queremos convidar novos streamers e criadores de conteúdo para a nossa comunidade, para que eles possam apresentar o League para uma audiência nova. Novos jogadores não só vão fazer do League um jogo para várias gerações, mas também criam uma melhor experiência de jogo para quem já joga.
Também é importante entender que esta nova geração de jogadores vive um momento bem diferente. Além de League, hoje existem outros jogos incríveis no mercado. E nós ficamos felizes porque o mercado de games também cresceu muito no Brasil. Hoje existem muito mais jogadores, o que significa que existe espaço no mercado para vários jogos de sucesso, que a galera curte e reveza entre eles.
Considerando todo este contexto, temos muito orgulho de dizer que League of Legends nunca esteve tão bem. Desde que o League foi publicado no Brasil em 2012, o número de jogadores e a audiência do CBLOL só cresceu — e continua crescendo. Todo o nosso esforço atual é porque estamos nos antecipando e nos preparando para continuar seguindo a visão de tornar o League um esporte global que dure por gerações.
Um aspecto importante para o sucesso e longevidade de League é a evolução do jogo. Desde o início, League recebe atualizações de balanceamento, funcionalidades e conteúdo a cada duas semanas.
As mudanças sempre estiveram presentes, mas certamente foram maiores nos últimos tempos. Começamos atualizando os monstros da selva, cinco novos dragões diferentes e novas plantas em Summoners Rift. No início da temporada, apresentamos um sistema completamente novo de runas. Mais recentemente, fizemos mudanças no meta e no balanceamento, além de lançar novos campeões únicos — como o Pyke, um suporte assassino. E todas as mudanças têm o mesmo objetivo: fazer de League um jogo mais divertido e dinâmico, e menos previsível — para que cada partida seja única. De novo, para que o League dure por gerações, ele precisa mudar, oferecer novas experiências e novas maneiras de ter momentos épicos com seus amigos.
As mudanças são necessárias e vieram para ficar, mas sabemos que nem sempre acertamos. No início do ano, comunicamos a ideia de distribuir as novidades de League em várias atualizações, em vez de concentrá-las no início e no meio da temporada. Curiosamente, a ideia era diminuir o impacto das mudanças para os jogadores, mas o efeito foi contrário. Nós ouvimos vocês, e vamos voltar atrás na decisão.
É aprendendo que a gente evolui. Nós somos muito felizes e gratos pela maneira como a comunidade de League é apaixonada e engajada. O feedback de vocês é o que nos permite entender o que funciona e o que não funciona, e nos ajuda a tomar decisões melhores.
E mais do que nunca, precisamos deste feedback. Com vocês, a gente vai conseguir fazer boas mudanças, receber bem os novos jogadores, e levar o League para um futuro ainda mais incrível.
Deixem a sua opinião nos comentários, nós queremos muito ouvir de vocês.
Um abraço, e até mais.
@YURII BOYKA@ escreveu:
Acabem com o sistema de pdl, façam com que quem jogou muito em uma partida seja compensado no caso de derrota por causa do time ou de um ...
Ah e não me venham com essa história velha de "vc ta no elo tal pq sua culpa bla bla bla", farto disso ...
Falam tanto em justiça no jogo, mas fazem com q a comunidade brigue entre si, pois se o jogo se basear na jogabilidade individual, não vai haver necessidade de um xingar o outros, pois cada um irá colher oq plantou durante a partida .
Fala Alefezeus! Entendo o seu ponto, mas saca só: o League é um jogo em equipe. E esta é uma premissa profunda por trás da nossa visão: um jogo competitivo pra jogar com os amigos. Existem outros jogos incríveis e single player por aí, e não entro na discussão se são melhor ou piores, só não são League. Vai do seu gosto. Faz sentido?
Valeu! Abraços.
Na minha opinião o que poderia melhorar é : mudanças patchs mais longos, o client ser otimizado para o funcionamento melhor, acho que mais suporte aos criadores de conteúdo do lol (streamers, youtubers, etc), maior atenção a toxicidade da comunidade e os modos novos de jogo, tipo do star guardian eu gostei e vários outros jogadores gostaram, mas outros não pelo modo ser "difícil"; a tbm poderia ter um modo de colocar build de pro players no client, acho que seria uma boa. Bom é isso por enquanto, parabéns pela iniciativa e por ficar mais próximos da comunidade, porque isso tbm era bem vago da parte de vcs ❤️
Olá Riot.
Comecei a jogar League Of Legends no finalzinho da primeira temporada.
A Season 1 / 2 foram épocas de ouro, e o estado atual do jogo me faz querer chorar.
Essa ideia de querer ''revolucionar'' tudoooooooo esta matando o lolzinho aos poucos.
O jogo no momento é CHATO e FRUSTRANTE (até pro players já falaram isso)
Que tal olharem para passado e verem a formula mágica que tornou esse jogo o mais jogado do MUNDO?
Mudar é bom? SIM, só que não dessa forma radical a qualquer custo.
Outro ponto, cade apoio aos criadores de conteúdos?
Nunca mais vi um evento de vídeo, arte, fotos valendo prêmios, ou coisas que incentivem os criadores.
Na verdade é paulada atrás de paulada, esse sistema anti hacker só ferrou quem criava conteúdo impossibilitando o acesso de ferramentas de terceiros JÁ que a querida RIOT nunca criou um ferramenta oficial.
São esses pequenos 'detalhes' que fazem toda diferença no final Sr.Riot.
Uma ideia que poderia deixar o jogo mais dinâmico seria diminuir a potencia do efeito "bola de neve" nos inícios das partidas que na maioria dos casos sempre em resulta em acabar o jogo pelo simples fato de não ter tido um boa fase de lane. Um jogo com um efeito de bola de neve grande desanima bastante pra quem sofre este efeito já que as partidas acabam rápido demais tendo poucas chances de ter uma virada ou segurar o jogo até o "stomp" parar, e isso frusta muitos jogadores do Diamante/Mestre já que esse efeito é muito presente nesses elos, as partidas ficam mais dependente em quem vai pegar mais Kill nos primeiros minutos ao invés de ter mais ferramentas criativas (Como um Split Push em 2 rotas, Usar o efeito de Proxy para segurar a wave de minion adversaria ou até mesmo ferramentas para segurar a base e conseguir "respirar" e tentar novas ideias para ganhar a partida). Essa é minha visão do Lolzin ser o mais dinâmico possível e muito mais divertido xd @Noharris
@Noharris@ escreveu:
@DarknessPuppy@ escreveu:
1. Pára de buffar o Fizz
2. Pára de buffar assassinos em geral
3. Pára de penalizar suporte
4. Pára de penalizar atiradores
5. Muda esse client lento e bugado
6. URFeA é divertido demais pra ter só duas vezes ao ano.
7. Pára de mudar o jogo com foco exclusivo no competitivo. O competitivo acaba no dia em que a comunidade geral deixar de gostar desse jogo. Então cuide da sua base de players, eles são importantes pra vocês.
8. Missões são importantes para o jogo, vale a pena dar uma uma atençãozinha pra elas pra colocar desafios interessantes e prêmios que valem a pena.
9. MUITO CUIDADO com reworks, rework deveria ser dado em campeões ultrapassados que não se joga mais.
10. E por favor, PARA DE BUFFAR ASSASSINOS!Fala DarknessPuppy, você tocou em um monte de coisas aí, deixa eu responder algumas:
As mudanças de balanceamento vão continuar acontecendo. O que a gente quer, como eu disse no vídeo, é deixar o League mais divertido e mais dinâmico. Por um tempo o League estava bastante previsível, numa TF todo mundo pula na cabeça do atirador porque ele era a maior, se não única fonte de dano do time. Então vamos introduzindo mudanças com o tempo. Por isso o balanceamento é contínuo. Temos um time grande de balanceamento que está constantemente olhando para win rates e como os jogos acontecem. Faz sentido?
Sobre o client, não quero dizer que não tem o que melhorar. Mas colocamos uma mega energia recentemente pra fazer um cliente novo, e no geral a galera curte. O cliente e a performance do jogo não aparece pra gente como um grande problema no League, por mais que exista uma minoria vocal falando sempre sobre isso aqui no fórum.
Os problemas de conectividade já são outra coisa, e que eventualmente acontecem. Mas a gente também tem bastante segurança no que fazemos. A nossa infra é bastante sólida aqui no Brasil, e continuamos investindo muito dinheiro e energia em garantir a conexão mais estável possível. Um bom exemplo é o Riot Direct, um mega projeto de infraestrutura que lançamos há dois anos e em super resumo — é uma conexão direta de ISPs com os servidores de League. Veja os detalhes neste vídeo aqui, em inglês.
Sobre o URFeA, a gente também curte muito e sabe que a galera gosta. O desafio é que **cogumelo do teemo** um efeito hangover depois do URFeA — o que significa que algumas pessoas literalmente param de jogar League depois de jogar URFeA. Uma teoria é que depois de jogar URFeA o League tradicional parece muito lento. Estamos com o tempo testando vários modos de jogo diferentes.
Sobre o competitivo, preciso dizer que você têm uma leitura errada. A gente não faz balanceamentos em League em virtude do competitivo. A gente faz balanceamentos em League para que as coisas funcionem para todos os níveis de habilidade, do bronze ao desafiante. E isso sim, esbarra no competitivo.
E sobre os reworks, você deu a respostsa na sua própria pergunta. Não fazemos reworks em campeões de maneira abitrária. Todos os reworks acontecem porque: 1) O campeão é muito pouco utilizado pela comunidade. 2) Ou proque o campeão simplesmente está velho e não evoluiu com o jogo. 3) Ou porque acreditamos que o design ou a mecânica ainda não estão no nível do jogo. A gente sabe que existem pessoas que investiram muitas horas para aprender a jogar com um determinado campeão, mas a verdade é que apesar desta dor, o rework vale a pena porque nós conseguimis apresentar um campeão super legal para um público novo no game.
Valeu!
Olá, por favor, levem em consideração a minha sugestão, de PERSONALIZAR o client e permitir escolher quais as animações deixar ou tirar. Isso ajudará quem tem máquina lenta;
Olá Noharris e comunidade League.
Venho por esse comentário dizer oque penso "vamos movimentar essa comunidade meu querido", lembrando a todos que esse feedback é uma opinião própria galera, vamos fazer um brainstorm aqui e desenvolver cada veis mais essa gigante que eu tenho acompanhado a quase 10 anos "iniciei de forma não asidua final de 2010".
Galera apoio completamente essa atitude de regredir por esse período, lembrando que foi dito que muitas das mudanças se manterão, algumas já não (para agradar a gregos e troianos), sou completamente a favor de mudanças, evoluções, inovações mas não podemos perder a comunidade que já temos, mesmo que na era que estamos entrando se peça algo um pouco diferente do que vemos hoje, "uma desenvolvedora de jogos não pode ficar na mesmice por uma década", tal cal mesmice já foi quebrada diversas vezes por essa comunidade, onde venho a lembrar vocês do 1 launcher do League, dos mapas já mudados diversas vezes e de mapas que já se extinguiram ("tais mapas que a pouco re-anunciados e muitos jogadores sem gerações no League o confundiram como copia de uma de cópia que nos foi feita").
"Todos sabemos oque acontece com um jogo após alguns anos se o mesmo nao se adaptar as novas gerações"
Admito eu que o modelo MOBA, veio a dar um grande passo com os jogos Moba Smite e o Moba da Blizard, dois exemplos que cito pois me aventurei neles, "digo que apenas não migrei para o Moba da Blizard pois sou viciado na League", muitas características mesmo game que a RIOT podia vir a pensar "como por exemplo a substituição de um membro AFK por um BOT de alto nível". Agora falando do Moba Smite "que há dias que junto com amigos para jogar", acredito que foi uma inovação expendida [galera um Moba em 3° pessoa eh muito, muito foda ("Oloco meu" -Fausto Silva)]. -isso que aqui não estarei comentando os Mobas Mobile.
Sobre a League atual venho a dizer "serio mesmo minha própria opinião, não são obrigados a aceitar". A muito não jogo Rank na League, algumas seassions atrás estava tão toxico as Ranks que eu acabei me toxicando e em jogos imitando aqueles jogadores desprezíveis me tornando um, por um determinado período. Ao meu ver há muitos jogadores que se decepcionaram com a comunidade em determinadas Ranks isso levou a grande migração de mapas, onde temos hoje o ARAN e mapas rotativos que acredito sejam para segurar e manter esse publico. Porem venho acompanhando e vejo que esses, mapas possuem um grande publico e há publico novo do League que esta entrando na comunidade por esses mapas. Ai então chego ao ponto de dizer que estes mapas além de Sumonners recebessem a atenção necessária o foco preciso muitos jogadores que estão nas Rank por falta de opção estariam se encaixando nesse novo futuro da League, oque ajudaria em muito os Rank's pois se manteriam os verdadeiros interessados, diminuindo assim a grande toxidade da comunidade de hoje, em todo seu geral (a toxidade e os trol's não estão apenas nas rank's).
Ansioso pelo belo futuro da comunidade League.
No League já possui duas contas uma nos server's iniciais (EUA), e quando fundou o server BR vim voando pra casa "temos que nos apoiar e acompanhar as grandes nações com seu nível de jogo", e como amo prestigiar esse país ("apesar de ele não merecer neh; kkk") vim numa mesma hora para nosso querido server, "sim perdi a primeira migração e consegui esperar a segunda, ["mesmo que perdendo minha "favorita" skin, Kayle Juíza' (RITO me da ela d novo T.T)].
@Sou jg n Noé@ escreveu:
Um dos principais problemas são os players das filas ranqueadas solo/duo . Pelomenos no elo que estou jogando recentemente, platina/diamante está um completo absurdo . Muitos players desistentes , que joga sem vontade ( fider) e os famosos tóxicos , mas acredito que se vcs botassem punições para players que morre muito em pouco tempo ( joga ranqueada sem vontade ) diminuiria drasticamente o número de tóxicos . Claro que teria muito trabalho para dar devidas punições , afinal ele morreu muito em pouco tempo em 1 game não significa que ele é troll/fider , teria que filtrar players que em 2 ou 3 ranqueadas seguidas fidaram ( morrer muito em pouco tempo e game ) . E por último para fechar, tem que facilitar um pouco mais o ganho de essência azul e principalmente laranja ! Tirando essas 2 coisas o resto tá bom do jeito que tá seguindo .
Fala cara!
Consigo entender a sua frustração, mas não podemos punir alguém por jogar mal. Morrer muitas vezes não é jogar mal. Alguém que não compra itens, corre direto pra torre inimiga e morre, está sim só sacaneando o jogo e será punido. Estes casos inclusive são facilmente identificados pela nossa ferramenta.
O que não dá é para concluir que alguém que morreu muitas vezes seguidas está trolando o jogo. Até porque todos nós mandamos mal eventualmente. Eu tenho certeza que se eu vasculhar o histórico das suas últimas 20 partidas vou achar uma em que você mandou mal. O mesmo acontece comigo, e com qualquer jogador de League.
Lembre-se que o matchmaking vai ter colocar numa partida com 50% de chance de ganhar, e a partir daí o resultado depende de você. O que muita gente esquece é que você também entra com 50% de chances de perder, e ninguém entra esperando perder. Daí vem a frustração, e o comportamento usual de colocar a culpa nos outros e não olhar pra si mesmo.
Mas não quero dizer que os problemas não existem, ok? Se alguém fica AFK ou mostra um comportamento antiesportivo, não deixe de reportar. Nós punimos muitas jogaodores todos os dias, com a expectativa de reforma. E vamos continuar fazendo tudo pra deixar o League mais legal.
Valeu!
tem que voltar a trás mesmo , faz muito tempo que este jogo não esta tão divertido , muitos jogadores enjoaram por estar tão ruim esse meta de game , eu mesmo parei de jogar por esse motivo . O game muda mas apenas para pior não me bate mais aquela vontade de jogar diariamente como antes mais oque não muda são os jogares toxicos no game e os trolls que estão por ai . Realmente acho que se deveria balancear com mais cuidado os personagens deixando nem fraco de mais ou nem forte de mais , apenas deixem mais divertido novamente o JOGO !