cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Ir para a solução

E aê, meus diplomatas!

 

Por aí me chamam de Valarin - e apesar de já ter alguns anos de Riot nas costas, recentemente assumi o papel de Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que agora eu sou a pessoa que está sempre de olho nos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

 

Durante muito tempo, a gente tem deixado vocês meio no escuro sobre o que tem acontecido no servidor e uma das coisas que queremos trazer para vocês é mais transparência - então queremos começar essa série de publicações mensais.

 

Só para deixar claro: nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL.

 

Bora lá:

 

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

 

Os servidores tanto de jogo como de plataforma tiveram um agosto bem tranquilo. Único problema que tivemos foi na madrugada do dia 28 de agosto quando um serviço de login deu uma engasgada e fez com que jogos falhassem ao iniciar (quando o contador de início chega em 0 e simplesmente o jogo não carrega, te jogando de volta pra tela de início do cliente). Como foi de madrugada e o problema durou somente 30 minutos, poucas pessoas foram impactadas.

 

Então, quando vocês xingam o servidor… bem… dessa vez ele definitivamente não é o culpado.

 

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

 

Julho e agosto são marcos para o servidor brasileiro em conectividade, pois atingimos a marca de 80% dos jogadores jogando abaixo de 60 ms. Para você ter uma noção, isso coloca o Brasil no top 5 de melhor latência entre todos servidores da Riot.

 

Fato curioso: a Coreia do Sul é a top 1 com 99,5% dos jogadores nessa marca - porém, a Coreia do Sul tem mais ou menos a mesma extensão do estado de Santa Catarina, o que torna nossa marca um momento para celebrar, pois imagina os desafios de manter uma boa latência em um país com o tamanho do Brasil.

 

Infelizmente, nem tudo são flores: quando chamo o Riot Direct de operadora, o que eu quero dizer (entre outras coisas) é que temos presença de servidores nos pontos de troca de tráfego, ou PTT, onde a nossa rede é diretamente ligada à rede das operadoras de internet brasileiras. O PTT tem apresentado uma série de problemas e instabilidades desde julho, que tem gerado alguns picos de desconexão principalmente em usuários da Vivo e da Net. Esses problemas acontecerem em 4 ocasiões esse mês e duraram cerca de meia hora. É pouco quando você para para pensar em um mês todo, mas quando isso acontece em pleno final-de-semana… aí é bem ruim, né?

 

O PTT é administrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que na madrugada de 29 de agosto realizou uma manutenção nos servidores e esperamos que as instabilidades parem de acontecer.

 

“Ah, mas eu fui jogar outro jogo tal e tava normal. Só LoL estava com latência alta”.

 

Sim, isso acontece, pois nem todos os jogos investem em ter rede própria ou presença no PTT. Esse é um investimento que fazemos, pois ele abaixa e muito a latência de vocês (esse marco de latência que citei acima só foi possível por causa dele), então é uma pena que esses problemas tenha acontecido no último mês.

 

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

 

OK, direto ao ponto: é aqui que estamos feedando com vocês. Vou até separar em assuntos:

 

FPS baixo e engasgadas

Desde a Atualização 8.16, alguns jogadores têm encontrado problemas com FPS mais baixo que o normal, ou engasgos acontecendo em momentos nada oportunos (como teamfights) e ainda outros onde o jogo simplesmente congela.

 

Esses problemas estão ocorrendo devido a alguns bugs, por mais contra-intuitivo que isso soe, em novas funcionalidades que foram colocadas no jogo justamente para melhorar o FPS. Não é um problema que afeta todo mundo, mas obviamente não é nada bom para quem está sendo afetado.

 

Nós estamos fazendo uma força tarefa para resolver estes problemas o mais rápido possível, preferencialmente no patch 8.18, ou ainda antes (ontem já foram feitas algumas correções em relação ao congelamento, mas não posso afirmar que está 100% resolvido).

 

Cliente lento e bugado

O Brasil no passado foi responsável por atrasar o lançamento do novo cliente, pois não estávamos satisfeitos com a performance dele nos computadores dos nossos jogadores. Bastante tempo passou. Funcionalidades foram sendo acrescentadas, e o novo cliente foi ficando… lagado.

 

Nós não introduzimos bugs para trollar o seu Lolzinho. Os problemas são consequência dessas novas funcionalidades e atualizações que fazemos no cliente com o objetivo de melhorar o jogo e ainda assim achamos que valem o esforço. Mas nós não estamos ignorando os problemas.

Nós ouvimos a comunidade brasileira, e saibam que o feedback de vocês tem total impacto na identificação dos problemas. Inclusive montamos um novo time focado em identificar todos os problemas e começar a resolvê-lo, então pode levar algumas semanas até vermos os resultados, mas estamos confiantes de que vocês verão eles aparecendo.

 

***

 

Se eu fosse resumir o mês nos três assuntos:

 

Servidor - Tá voando. 10/10

Conectividade - Estamos melhor do que jamais estivemos, apesar de alguns problemas pontuais.

Saúde do Jogo - Aqui estamos feedando e não é pouco. Sabemos. Já estamos trabalhando para melhorar.

 

Por esse mês é isso. Espero que o post tenha ajudado vocês a entenderem melhor o que está por trás do nosso joguinho e o que está indo bem, assim como o que não está. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas, então comenta aí e fala pra gente o que você achou.

 

Valeu!


Tags (1)
594 RESPOSTAS
jhn
Tropa
Tropa

arruma isso :Summoner1:  http://prntscr.com/kp6v7h

Estou passando pela mesma situação.. Ja houve 3 partidas consecutivas em que ao menos um integrante do time (que não conheço) cai e não reconecta...
De fato, eu ia comentar isso. Tinha mandado um ticket pra vocês à respeito de desconexões aleatórias do Lol, com tudo funcionando direitinho. Aí depois do dia 29, PUF! O problema desapareceu por completo c:
É interessante saber o que causava isso, cheguei a encher o saco das operadoras até elas ficarem preocupadas asdsadjsadk
Enfim, obrigada por se preocupar em avisar os jogadores à respeito da funcionalidade do servidor, esclareceu os poucos problemas que rolaram comigo e também me deixou curiosa sobre toda a parte técnica por trás das partidas!
Valeu! Adoro vocês! ❤️
Riot resolve isso aí são milhares de jogadores com o mesmo problema isso está desanimando
Humbs
Aronguejo
Aronguejo

Muito obrigado pelo posicionamento geral, @Valarin! Estávamos precisando saber sobre os status geral do LoL.

No caso aqui, depois da última atualização do Windows 10 (31/08) o LOL apresentou uma melhora significativa em todos os pontos e está 100% perfeito agora.

 

Espero que no patch 8.18 seja amenizado todos os problemas mesmo.

Estou tendo um problema inusitado. Às vezes ao iniciar a partida, constato que meu FPS não passa de 25 e isso me deixa frustado, preciso reiniciar o PC para melhor, mesmo tendo um placa de vídeo satisfatória.
Esse problema do game n reconhecer a minha placa está acontecendo mesmo? Começou após algumas atualizações passadas.
Peak
Tropa
Tropa
Nas últimas semanas estou tendo um problema na tela de load, todo mundo carrega e quando vou ver, acontece o remake e eu perco 20 pontos.

@Valarin 

 

"Look the class, look the moves, Faker ?! What was that ?!?!"

Faker da Riot sem mais, mal assumiu um cargo de maior responsabilidade e já amassou.

Sucesso!

essa merda d servidor ainda ta bugado
TonzinhoJPA
Aronguejo
Aronguejo

Mesmo assim precisa melhorar e muito!!

 

Meu roteador me da prioridade de QoS no meu PC, e o ping é MUITO inconstante.

 

Em partidas ele da saltos nao tem como aceitar!

Níobe
Arauto
Arauto
Finalmente um posicionamento, já tava achando que meu computador tava bugado, que minha placa de vídeo tava ruim.
Esperando ansiosamente pra conseguir desviar de projeteis ou acertar o meus antes de morrer por queda de fps.
Mech Husky
Tropa
Tropa

Infelizmente aqui não está 100%, utilizo internet de 25MB e está tendo aumento significativo de latência com o decorrer da partida...

Tive problemas com início de partida numa ranq. Não carregou de jeito nenhum. No final passei 10 minutos fora, e apesar de ganhar, não recebi pdl por estar "afk". Espero que seja "arrumável". ahuahu
Tá meio de zueira,10/10? Tomei 2 leaverbusters seguidos,dropei,pq o servidor não conectou a partida,como isso tá 10/10?depois querem novos jogadores para uma experiência dessas, é muita frustração.
wing chun
Dragão
Dragão

@ValarinIsso quer dizer que posso jogar sem medo de não conseguir entrar nas partidas?

desabilita aquela caixa de texto que exibe ao vc colocar o mouse encima dos objetivos, funcionou comigo

AEEEEEEE, tenho sofridos muuuitos bugs em relação a inicio de partida,as vezes da erro e as vezes a partida congela pra mim.
Mais tomara que nosso Lolzinho volte a não ter esses bugs 🙂

:Champion33: é bom

Valeu pelas informações! Sempre bom saber o que está acontecendo e o que está sendo feito por vocês.


OK.
Illa Illa Oi
Tropa
Tropa

O Riot Direct, é ligado só no PTT de São Paulo? ou em outras capitais?

 

Caso não esteja nas demais capitais, pretendem liga-lo? Adoraria jogar aqui no Sul com 9ms

 

---EDIT---

Além disso, se parar pra pensar, caso de algum problema em um dos PTT, outra rota assume, e o máximo que vai prejudicar aos jogadores, é um aumento temporário no ping.