cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Noharris
Rioter
Rioter

O presente e o futuro de League of Legends

Olá, pessoal. Meu nome é Leandro e eu sou o líder do time de League of Legends da Riot no Brasil.

Hoje estou aqui pra gente conversar sobre o que está rolando em League e sobre o futuro do jogo.

Se você ainda não assistiu, te convido a começar pelo vídeo abaixo onde gravei um resumão da conversa:

League of Legends foi lançado em 2009 com a proposta de ser um jogo online e competitivo para jogar com os amigos — que fosse ao mesmo tempo profundo e divertido. Quase dez anos depois, o League se tornou o jogo de PC mais popular do mundo e tem mais de 100 milhões de jogadores ativos todos os meses.

Por isso, hoje a nossa visão é muito mais ambiciosa: queremos tornar o League um esporte global que dure gerações.

Vamos falar sobre o primeiro aspecto: o esporte. Ao falar de esporte, é natural pensar no cenário profissional. Um esporte pode ser uma profissão — mas também um hobby, uma atividade praticada em família, entre amigos, nas escolas e universidades, em torneios amadores e profissionais. Nós acreditamos que o League foi muito longe e ajudou a legitimar o estilo de vida gamer, mas ainda pode muito mais.

O segundo aspecto é o multi geracional. Desde o começo a gente acreditava que fazer um bom jogo era suficiente para fazê-lo crescer. Se o jogo é bom, amigos convidam amigos e o jogo cresce naturalmente. Isso funcionou durante muito tempo. Acontece que os jogadores que começaram a jogar League há dez anos amadureceram junto com o jogo. Portanto, para que o League dure por gerações é preciso apresentar o jogo para novos gamers.

Este é o motivo pelo qual vocês têm visto, por exemplo, ações da Riot com influenciadores que ainda não jogam League. Nós queremos convidar novos streamers e criadores de conteúdo para a nossa comunidade, para que eles possam apresentar o League para uma audiência nova. Novos jogadores não só vão fazer do League um jogo para várias gerações, mas também criam uma melhor experiência de jogo para quem já joga.

Também é importante entender que esta nova geração de jogadores vive um momento bem diferente. Além de League, hoje existem outros jogos incríveis no mercado. E nós ficamos felizes porque o mercado de games também cresceu muito no Brasil. Hoje existem muito mais jogadores, o que significa que existe espaço no mercado para vários jogos de sucesso, que a galera curte e reveza entre eles.

Considerando todo este contexto, temos muito orgulho de dizer que League of Legends nunca esteve tão bem. Desde que o League foi publicado no Brasil em 2012, o número de jogadores e a audiência do CBLOL só cresceu — e continua crescendo. Todo o nosso esforço atual é porque estamos nos antecipando e nos preparando para continuar seguindo a visão de tornar o League um esporte global que dure por gerações.

Um aspecto importante para o sucesso e longevidade de League é a evolução do jogo. Desde o início, League recebe atualizações de balanceamento, funcionalidades e conteúdo a cada duas semanas.

As mudanças sempre estiveram presentes, mas certamente foram maiores nos últimos tempos. Começamos atualizando os monstros da selva, cinco novos dragões diferentes e novas plantas em Summoners Rift. No início da temporada, apresentamos um sistema completamente novo de runas. Mais recentemente, fizemos mudanças no meta e no balanceamento, além de lançar novos campeões únicos — como o Pyke, um suporte assassino. E todas as mudanças têm o mesmo objetivo: fazer de League um jogo mais divertido e dinâmico, e menos previsível — para que cada partida seja única. De novo, para que o League dure por gerações, ele precisa mudar, oferecer novas experiências e novas maneiras de ter momentos épicos com seus amigos.

As mudanças são necessárias e vieram para ficar, mas sabemos que nem sempre acertamos. No início do ano, comunicamos a ideia de distribuir as novidades de League em várias atualizações, em vez de concentrá-las no início e no meio da temporada. Curiosamente, a ideia era diminuir o impacto das mudanças para os jogadores, mas o efeito foi contrário. Nós ouvimos vocês, e vamos voltar atrás na decisão.

É aprendendo que a gente evolui. Nós somos muito felizes e gratos pela maneira como a comunidade de League é apaixonada e engajada. O feedback de vocês é o que nos permite entender o que funciona e o que não funciona, e nos ajuda a tomar decisões melhores.

E mais do que nunca, precisamos deste feedback. Com vocês, a gente vai conseguir fazer boas mudanças, receber bem os novos jogadores, e levar o League para um futuro ainda mais incrível.

Deixem a sua opinião nos comentários, nós queremos muito ouvir de vocês.

Um abraço, e até mais.

728 RESPOSTAS
JWTF
Tropa
Tropa

tem q muda isso mesmo jogo ta uma merda  tem muita gente parandode joga isso

Monspeet
Aronguejo
Aronguejo

Quando o lol estiver parecido com as 3 primeiras season's, ai sim o jogo volta a subir.
XsBr
Aronguejo
Aronguejo

Bom, primeiramente bom dia. 

Acredito que o jogo está ta forma que está por causa do cenário competitivo.

Eu venho batendo nesta tecla a muito tempo, a riot prioriza uma parcela quase insignificante de jogadores do jogo que são os pro players e o cenário competitivo.

A grande massa do jogo está concentrada em SoloQ, que são os jogadores casuais de LoL, mas que também levam a sério o jogo. Quem viu a entrevista do Revolta? onde ele fala que o jogo está chato demais pra jogar, não há mais diversão no lol, onde ele até cita que ele teve que jogar de Braum na JG! E ele fala: "Eu não nasci para jogar de Braum na jG". E realmente deve ser frustante pra ele e para todos nós ver essas constantes mudanças nos campeaões que vira e mexe leva a extinção determinada classe no jogo, a ultima foram os AD's de crítico.

Ano passado existiram dois METAS extremamente horriveis de se jogar que foram o META tank onde até o faker jogou de galio tank no mid no mundial......... e o META turíbulo onde a prioridade pick era :Champion42: :Champion49: ou :champion64:. E a consequência desse META foi a extinção da :Champion101: com os constantes nerfs nela e nos itens de suporte, e também da classe de SUPORTES DE UTILIDADE onde o golpe de misericórdia foi no NERF NO SHIELD DESSES CAMPEÕES.  Na JG só existia :Champion93: :Champion43: nada mais, agora procura em algum jogo competitivo esses campeões ou em SoloQ.

Alguns campeões como ZOE PYKE e até a nova AKALI que possuem mecânicas mto WTF!!!!! a zoe puxa um Q la da base e te da IK mesmo você tendo 200 de MR, AKALI te diva faz o que quer em baixo da torre se cura vai pra la vem pra cá tudo isso dentro do W que parece uma eternidade, o PYKE faz uma build de letalidade stuna aperta R e te da 800 de dano verdadeiro kkkk chega a ser engraçado.

É muito chato isso porque você vê 3,4,5 draktar na build do seu time, até na build do suporte, 4 ignite pq o TP foi nerfado agora os caras só usam ignite, JG é smite e ignite, o jogo acabou se tornando mais uma partida de DeathMatch do que qualquer outra coisa, ninguém prioriza mais rotação ou estratégias para levar a torre inimiga, o que vale é aquele invade lvl 1 com 5 ignite no time onde aos 3 minutos de jogo ngm tem mais feitiço nenhum e já tem no minino dois tiltado falando GG no chat kkkk.

A partir do momento que a riot entender que cenário competitivo não representa os reais jogadores de LoL e que buffs/nerfs em determinados campeões baseado em pick / win rate em Liga la da coreia ou de qualquer lugar que for só atrapalham o game dos demais aí talvez o jogo volte as estribeiras.

Rarth21
Tropa
Tropa

Gostaria de fazer uma sugestão para aumentar o tempo de duração dos paths lançados pela riot, eles mudam os campeões e as estratégias de jogo muito rápido, quem sabe ao invés de duas semanas, dois meses assim a comunidade de League Of Legends tem como se adequar ao patch e além disso produzir conteúdo em diversas mídias.

olha,acho que vocês estão certos em tentar espandir o jogo e trazer pessoas novas,mas uma coisa na minha opinião e que no inicio quando você ainda upando até o level 30,e um pouco chatinho,mas com as a aba de hextec e os eventos o jogo se tornou mais legal,chama mais atenção e te prende por mais no jogo.Acho que seria melhor ter eventos com mais frequencia,que os eventos do League são muito divertidos e quando acabam te deixam com aquela vontade de "estou ancioso para o próximo".Mas tem que arrumar alguma forma de diminuir o tanto de players toxicos,não estou falando de ban ou algo do tipo,mas sim algo para incentivar a eles não agirem desse jeito,por exemplo,ganhar chave com mais frequencia os players que não tomaram punição por mal comportamento.

continuem assim que o jogo de uns anos pra cá só melhorou,parabénsSmiley TongueHeart

Na verdade creio que de fato duas semanas sejam pouco mas 3 semanas ou um mês está num ritmo bom, porque temos que pensar também em como implementar essas atualizações pode ser que na hora de atualizar fique muita coisa ou pesado para baixar. E pensar em rápidos ajustes em champs avacalhados. Talvez mudar a filosofia de atualização.

O League of Legends e um dos melhores jogos na minha opiniao mas com essas atualizações .nossos PCs porque e oque eu acho que a maioria dos jogadores nao tem condiçao de um PC-GAME e faz oque for preciso para que naquele PC fraco rode esse jogo tao incrivel , mas VCs olhao pro lado do futuro mas nao olha pro lado daqueles que querem aconpanha o futuro aqueles que nao podem ir mais alem, intao espero que VCs intendam oque eu digo OBRIGADO DESDE JA .
Níobe
Arauto
Arauto

O que mais é ruim no lol, é que as vezes, durante as alterações de balanceamentos alguns campeões somem.
Quando é um ou outro a gente reclama, mas acaba aceitando, porque é assim, um vai e vem de campeões bons para competir nas rankeds.

Mas nesse ano a Rito resolveu tirar uma classe inteira ( os atiradores). E já foi assim algumas vezes, como no exemplo do meta de tanques, que foi o mais sem graça pra mim pois sempre gostei de usar conjuradores que são bem squishs.

De toda forma, ainda pior do que aconteceu com o meta de tanques, foi simplesmente que a Rito mudou um meta criado e perpetuado por anos, em que atiradores sempre tiveram seu lugar bem definidos , isso traz um certo tipo de desagrado, pois muita gente se dedica a ser main adc, por exemplo. Nas outras lanes você utiliza que é main mid, main top, main jg o que nem sempre significa que você só use determinado tipo de campeão, mas quando se falava sou main adc, ficava claro que se era um atirador. Então o fator de se tirar uma classe inteira na qual muita gente se especializou foi chocante.

Muito embora seja divertido ver os pros fazendo jogadas diferenciadas com os novos campeões que surgiram na bot lane, para se jogar é bem chato.

Jogo geralmente de suporte utilitários, então quando começam a aparecer magos na bot lane, vindos direto do mid eu fico chateado, porque invalida um pouco nossa especialização, fortificando demais campeões que não "foram feitos" para aquela função. E quando eles se colocam em uma nova, dá uma sensação de injustiça. No caso de suporte, por exemplo, você tem um dano limitado que é compensado por controle de grupo por exemplo, ou por um bom escudo, aí me aparece na bot lane um vel'koz cheio de CC e dano passivo absurdo, e custos baixos de mana.

Então a problemática toda, na minha opinião são essas mudanças exageradas, acho que o meta tem que mudar sim, mas tirar classes inteiras do jogo não é o caminho, pois precisa ser legal jogar com elas e não punitivo.

Outra coisa que tem me incomodado é o snowball, os jogos tem sido muito rápidos, se alguém pega vantagem tá complicado voltar pro jogo. Ontem o cara ficou três níveis acima de mim, depois que morri duas vezes, não sei de dados sobre isso, mas venho tendo essa sensação quando jogo no mid e não ganho a lane, sempre estou com o level abaixo não apenas um, 2 níveis.

E, por fim, é melhor nerfar irelia.kkkkkk ( Não, é sério!)

Querem que o LoL continue no mercado de jogos atuais? Primeiro na minha opinião as atualizações de campeões.... Vocês os atualizaram e nem pensam porque aquele jogador começou a joga League? No meu caso foi porque adorava joga com Fiora no top e do nada vocês falam que ela precisar de mudanças e a atualizaram, mais e ai muitos dizem que ele estar mais forte e melhor...hum mas pra min ele não passa de um novo campeão que vocês criaram do zero absoluto usando apenas a fama da antiga Fiora para dar a ele um lugar no jogo, assim como todos os outros campeões que vocês atualizaram.
Assim como fizeram com Rengar, só que claro nesta apenas a fama do Renga não bastou pra manter o novo no meta.
Hoje já tenho mais de 90% dos campeões do League até agora não achei um que me desse a mesma emoção de jogo que a antiga Fiora.... olha que jogo a mais de 4 anos já. Resumindo a moral da história.
Eu quando começei a joga lol chamei todos os meus amigos pra jogarem porque era incrível joga top de fiora eu fiz com que mais de 10 amigos começassem a jogar lol, pelo fato de acha muito interessante e ter achado um campeão que gostava de jogar. Mais desde que começaram essas atualizações mudanças drásticas no cliente isto só vem me desanimando. Não e errado vocês
atualizarem mais meu PC hoje leva 5 minutos pra sair de um jogo e 1 pra entra na tela de carregamento nas configurações mais baixas do League. Antes era na hora tanto pra entra e pra sair era apenas questão de 15 segundos.... Mais como se indica para alguém um jogo que a cada dia fica mais pesado. Eu acha que no inicio os próprios jogadores chamavam mais jogadores hoje eu não tenho coragem para chamar ninguém pois o jogo só fica mais e mais pesado e ainda ficam mudando os campeões que ja estão prontos sem razão alguma ( acho que não estão tendo criatividade pra criar mais só pode). Foi colocado muita coisa legal no jogo nos últimos anos mais mesmo assim eu não me preocupo com o cliente e sim com o jogo n adianta nada der um cliente TOP e demora tanto tempo pra entrar e sair de uma partida. acho que e nisso que estão errando mais e minha opinião e ela e insignificante para vocês ja que nada do que falei ira fazer que vocês voltem o League of Legends pra 2014 mesmo quando ele ainda era um bom jogo.. pra ,min desde que mudaram o cliente e começaram essas series de atualizações o lolzinho esta cada vez mais perto do buraco.

O game está perdendo a essência de diversão apartir do momento q vcs destroem mecânicas de campeões que são difíceis e bonitas de se verem por um jogo monótono onde as equipes não vão se divertir e apenas prestar atenção em cada erro, cada skillshot, Ward errada. Basicamente vcs pegaram o LOL e trans formaram num dota 3.

@Noharris

"E sobre os reworks, você deu a respostsa na sua própria pergunta. Não fazemos reworks em campeões de maneira abitrária. Todos os reworks acontecem porque: 1) O campeão é muito pouco utilizado pela comunidade. 2) Ou proque o campeão simplesmente está velho e não evoluiu com o jogo. 3) Ou porque acreditamos que o design ou a mecânica ainda não estão no nível do jogo. A gente sabe que existem pessoas que investiram muitas horas para aprender a jogar com um determinado campeão, mas a verdade é que apesar desta dor, o rework vale a pena porque nós conseguimis apresentar um campeão super legal para um público novo no game."

Heimerdinger mandou um abraço kkkk. Campeão não tem passiva, tem mais é inutil, desculpa a palavra.

Além de ter um visual obsoleto, e skins que... só por Deus né. Pena por que é um campeão extremamente forte e divertido de jogar e tem um poder de levar objetivos que outros não tem.

Dêem uma atenção para o velinho 🙂

RSRSRSRS ..... e verdade RIOT só quer saber do competitivo e esqueceu oque levou o lol a ser um grande jogo foi o normal as cegas, que hoje eu acho uma merda cheia de níveis desiguais. E o pior e as atualizações nos campeões todo mês eles querem mais mudar os campeões que ja tem do quer lança novos.... me pergunto porque mudar um campeão que ja tem uma base fixa... Era melhor quando se lançava campeões do que essas atualizações desesperadas da RIOT pro competitivo já que a maioria dos campeões precisar de mecânica muito mais dificio depois que att. Quem, vai joga com a nova akali .. só os pro play ? porq pra alguem que começou hoje akali n faz nada .. vejo gente q n sabe q fica imune a varias abilidades no w dela e quando um khartus ulta eles saem tentando fugir sendo que no w n tomaria o dano..... Eu queria a minha antiga Fiora de volta. Essa ta boa tá, mais eu comecei a joga por causa da outra Fiora e não dessa. Acho essas atualizações de campeões uma merda. Mudar o valor do dano em uma habilidade e algo mudar tudo e outro...
Risoal
Tropa
Tropa

Para mim que sou prata 1 high elo, nao acho o lol tão desiquilibrado pq nesses metas sem adc, eu acabo o jogo jogando de adc men
Zhattana
Aronguejo
Aronguejo

Eu acredito que o LOL se ele quer ser um jogo de gerações deveria começa cria campeões anualmente, pois em volta e meia tem campeão novo lançando,isso porque vocês querem ganha dinheiro. quer ganha dinheiro cria skin top's. pois imagina o lol daqui 5 anos vai ter oque mais ou menos 450 a 400 por ai de campeões. Ainda mais agora que o "IP" que se foi 😞 que era mais fácil pega campeões principalmente pra quem ta iniciando no jogo agora com o EA esta mais difícil e bem difícil agora demora 1 semana pra ter 1 campeão de 6300 caso pegue campeões de valor alto nas capsulas porque se não demora muitooooo mais chega da desanimo. O jogo se transformou em desvantagem pra quem não pode por RP, pois uma coisa que demorava 1 ano e meio pra ter todos campeões agora vai demora oque mais ou menos? 3 anos ?. Os eventos tem que ser um pouco mais de EA vocês coloca evento pra nos e ganha 100 de EA as vezes nem isso que pobreza meu deus ta na hora de vocês aumenta os EA das missão pra ajuda principalmente quem não tem condições de por RP, e quem pode por RP não deixara de por pois coloca pra gasta com skin's. aqui foi meu Feedback. QUANDO UM JOGO FICA CHATO DE TER OQUE VOCÊ QUER DESISTIMOS DE JOGA, "QUE SEJA DIFÍCIL SIM MAIS NÃO TÃO IMPOSSÍVEL DE TER SEM POR RP!.

Olá Sentry, meu caro invocador 🙂

Valeu pelo esclarecimento e opinião. Acho sempre muito importante em quando vamos engajar em uma dinâmica de feedback falarmos sobre a nossa perspectiva, feedback é sempre sobre a minha experiência com algo. Sobre você não curtir o fórum novo, fico triste e reconheço sim que temos alguns bugs e UX (user experience) que ainda precisam ser consertados e/ou melhorados - a propósito, obrigado por ser mais específico nos exemplos: Melhorar o sistema de visualizações, acessibilidade, organização, ferramentas no responder. Vou garantir que esses temas sejam levantados junto ao time que cuida dessas melhorias.

Sobre eu acompanhar o fórum e discussões a fundo, também confesso que talvez pego o "bonde andando" (não sei se você sabe, mas sou recrutador aqui na empresa - meu trampo principal está em recrutamento e seleção) e se cometi alguma gafe, desculpe por isso - não foi minha intenção. Ao mesmo tempo vejo como positivo o esforço de vir aqui trocar idéia com a galera com um simples objetivo: melhorar a experiência de todos o jogadores de LOL.

Outro ponto que talvez vale dar mais visibilidade para você é sobre a diferença entre NA e BR em termos de operação - talvez ter mais informação pode te ajudar a entender o tamanho do desafio que temos aqui no Brasil:

O LOLzinho é desenvolvido nos no nosso QG que fica na Califórnia, EUA - meu ponto é que isso já dá uma vantagem a eles na missão de estar próximo da comunidade por estarem no berço de onde nasce e floresce tudo que é relacionado ao jogo, quer queira quer não as coisas acontecem mais rápido por lá o que é ainda mais difícil quando comparamos o tamanho dos times e recursos NA x BR. Mas beleza! Também não serve como desculpa, nossa missão é a aspiração em sermos a empresa mais focado no jogador do mundo. Somos os melhores nisso? Acho que tem muito a melhorar... Mas eu acredito que estamos no caminho certo.

Sobre seu questionamento de fé - eu truco! Acho que o nosso fórum e relacionamento com a comunidade está em constante evolução (faz quase 1 ano que lançamos o novo fórum né?), pelo menos os dados nos mostram isso (sim tem muito barulho de experiências ruins, mas sabe que tem uma galera representativa que tá bem feliz também?). Pelo menos eu me faço responsável de estar mais por aqui, trocando ideia e ajudando a transformar feedback em ação.

Ao ler e reler seu comentário eu sinto muita tristeza e frustração nele (fico super triste, de verdade) - mas ao mesmo tempo acho que pode estar sendo duro demais quando diz que "nada" ou "nenhum" feedback é levando a sério. Não acho que isso seja verdade... Mas bom, espero que minha resposta chegue de forma positiva para ti 🙂

A complacência será combatida com fulgor! POR DEMACIA!!!!
GGWP
Fred
Fred "MrMundico" Machado de Campos

primeiro tem q arruma o client pq ta horrivel, travando d mais , no meio do jogo tem drop d fps e travamento tbm.

dps tem q arruma um jeito de tirar as crianças e lek ruin da fila rankeada to cansado d jog com mongo no meu time toda hora pow causa d pessoas assim a maioria das pessoas paro d joga lol pq ta estressando de mais e dps buff as runas os iten e buffa os atiradores q estao uma merda.

@Occisor Nulla Não acho que ficar saudosista é uma boa resposta, se league tivesse parado em 2014 era perigoso não ter mais ninguém jogando. Os campeões atualizados faz com que estejam alinhados com as propostas do jogo e os deixam mais divertidos. Claro que ultar no time inteiro e ficar invulnerável é bem divertido, do ponto de vista que se acha que fez uma grande jogada, mas eu acho mais interessante tentar usar um ripostar bem colocado e fazer uma play do que só apertar um R e "mitar" ( Oi Syndra e Veigar).
Claro que a gente vai sentir falta, eu por exemplo foi sentir falta do stun target do Taric, mas ele tá muito mais interessante e bonito agora, e acho que compensou muito ele ter mudado. As atualizações de campeões antigos são necessárias, muito deles sumiram com os mais novos chegando, eles precisam acompanhar, são as criações iniciais e os kits perderam seu alinhamento. Alguém joga de Kayle ainda? Akali antes do Rework?

Na Minha Opinião o jogo esta bom

so falta vcs arrumarem a Sivir ela ficou meia que esquecida e a ult dela por ela ser um adc tinha que mudar isso na minha opinião
Thipw
Tropa
Tropa

Gostaria mesmo que voltassem com o Cliente Antigo, ou que pelo menos pudessem deixar o Cliente atual um pouco mais leve. Nem todos temos condições assim como eu atualmente, de comprar peças para melhorar o desempenho do Computador. Antigamente com o cliente antigo que era super leve, conseguia jogar bem melhor, com uma Taxa de Frames por Segundos mais alta e etc. Hoje em dia fiquei sem jogar o Jogo por muito tempo por conta de não conseguir ter mais que 15 de Fps... Agradeço 😃
Jax Joestar
Tropa
Tropa

vcs poderiam recompensar quem toma remake varias vezes seguidas. eu moro a 6 km da lan house e só tenho bike pra ir até lá. além de estar pagando por hora. aí chego lá e tomo 3 remakes seguidos. muito frsutrante