cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Sir Skifcha
Tropa
Tropa

Banimentos enganosos por "Programas de Terceiro"

Salve pessoas, estou criando esse post para trazer luz à uma questão que não vejo ninguém da comunidade do vava discutir com seriedade e profundidade, creio que esse tema merece uma atenção séria: banimentos permanente que são mal colocados.

Desde que comecei a jogar vava, lá no beta, comecei a participar de comunidades em face e tals,  e nessas comunidades já vi pessoas se queixando de serem banidas sem motivos. Embora eu não duvidasse das pessoas em si contando os relatos, nunca dei bola, a única coisa que ouvia falar disso é que outros programas como jogos piratas poderiam estar causando esses banimentos. Além disso, caso fosse um banimento realizado por engano eles provavelmente conseguiriam recorrer.

Porém, na primeira semana do mês de Julho/22 fui banido repentinamente, mais especificamente entre dia 4 e 5 de Julho, já que dia 4 eu ainda conseguia jogar normalmente. Eu fiquei bem assustado mas já sabia que tinha sido algum engano e fui pedir ajuda ao suporte. Enviei um ticket e ativei verificação de 2 fatores para minha conta, pois minha suspeita era de que alguém tinha conseguido acesso à minha conta.

Quando recebi a resposta do suporte, quase dois dias depois, eles me falaram que verificaram tudo e puderam constatar que não havia sinal de invasão na minha conta, logo a punição foi aplicada corretamente, disso aí pra frente foi só transtorno...
Eu passei o resto da semana e do final de semana trocando mensagens com o suporte, que só sabiam falar que sentiam muito pelo desfecho mas que eles não poderiam fazer nada, uma vez que era total responsabilidade minha de instalar programas de terceiro no valorant e que isso poderia ocasionar em banimentos irreversíveis, independente do programa que fosse. Mas o problema é: Eu nunca instalei nenhum programa pro valorant. Além disso, qualquer pessoa que já lidou com isso sabe que o suporte nunca te fala o que ocasionou o banimento, por uma questão de protocolo etc, afirmam que isso é para impedir que essas informações ajudem hackers a melhorarem seus programas, então vou resumir o que aconteceu comigo: 1- Fui banido sem nem saber o por quê; 2- O suporte confirmou que o banimento estava correto; 3- Não sei o que ocasionou o banimento porque o suporte não pode me falar. 

Eu jogo valorant desde a beta, minha conta era quase level 180, estava diamante 2 no competitivo e já gastei uma quantia absurda com skins, além de ter comprado e completado uns 3 passes de batalha. Tenho mais de 500 horas de jogo e esses dados eu compartilhei constantemente com o suporte para mostrar que eles estavam cometendo um erro. O meu ''álibi'' mais valioso para provar que não sou hacker é mostrar o nível de dedicação que sempre mantive com o jogo, tenho dinheiro gasto com skins, tenho amigos que jogam comigo, sempre me esforcei para melhorar, comecei silver 1  e subi pro diamante 2, além disso, quando fui banido ainda estava subindo.

Para tentar trabalhar com hipóteses do por que fui banido, mencionei programas que poderiam ter sido detectados pelo vanguard, mas que não eram maliciosos, como o programa HWMonitor, que utilizei para observar as temperaturas do pc quando estava jogando vava. Além disso, na última noite que joguei vava, deixei meu jogo aberto e fui jogar uma versão pirata do jogo Raft com meus amigos. 

Ok, então, para provar que eu não era hacker levei pro suporte as seguintes informações:
1- Prints de grupos do face de pessoas dando relatos de amigos ou delas mesmos, após terem passado por situações iguais ou parecidas
2- Prints de uma postagem aqui do fórum de um usuário que passou pelo mesmo problema que eu (https://forums.comunidades.riotgames.com/t5/VAL-Discuss%C3%A3o-Geral/Levei-Ban-de-Hardware-injustame...), de banimento repentino, além de respostas de outros usuários que passaram pela mesma situação
3- Meu histórico de compras do valorant. Além de ter descrito para eles tudo que já falei, das minhas horas de jogo etc.

Ok, até esse ponto nada tinha adiantado, desisti pois estava a uma semana tentando resolver isso e o estresse estava nos limites já, ninguém me levava a sério, sem falar que o suporte dava umas respostas bem robóticas, parecia que estavam lendo de um roteiro. Passaram dois meses, eu decidi tentar de novo, então no começo desse mês de Setembro fui lá enviar mensagem novamente pro suporte.

Minha primeira mensagem ao suporte foi uma recapitulação de tudo que já tinha passado, para fornecer mais informações, vinculei ao ticket um link para uma discussão do reddit sobre o programa HWMonitor ser bloqueado pelo vanguard, além disso também vinculei um link do meu perfil no tracker.gg (https://tracker.gg/valorant/profile/riot/Sir%20Skifcha%23BR1/overview) para mostrar que não menti sobre as horas de jogo etc. E, para minha surpresa, a resposta foi O MESMO TEXTO que um funcionário do suporte tinha enviado meses atrás. Vou colocar os prints aqui para vcs verem, não sei se fica visível aqui por conta de formatação:

1a Mensagem do funcionário em 9 de julhoSirSkifcha_0-1662838015814.png

2a Mensagem em 2 de setembro

SirSkifcha_1-1662838152590.png

Depois dessa resposta repetida, eu enviei um ticket bem revoltado perguntando se eles sempre resolviam as coisas dessa maneira, isso parece ter chamado a atenção deles pois eles falaram que iriam abrir uma exceção para mim e reanalisar meu caso com base nas informações que eu trouxe dessa vez, fiquei bem ansioso pois pensei que finalmente ia conseguir recuperar minha conta, esperei por dias por uma resposta e no feriado de 7 setembro, recebi minha resposta:

SirSkifcha_2-1662838494296.png

Após essa mensagem, eu reiterei que nunca tinha tentado instalar nenhum programa no meu valorant, seja trackers ou scripts/hacks, expliquei que esse poderia ser o único cenário de ban que eu poderia levar, com base nessas 4 possíveis causas. A essa altura, não sei mais o que poderia me ajudar a me inocentar, já que eu nao tinha acesso a nenhuma informação do que foi detectado no meu PC e já que eles insistiam que tudo que eles fizeram estava correto.  Mandei mais mensagens questionando a postura deles, pois passei todo esse processo de suporte praticamente desamparado, sem nenhum poder de contrariar a decisão deles, agora vou mostrar as últimas três mensagens e como meu caso terminou. 

SirSkifcha_3-1662839093156.png

Minha resposta, seguida da última mensagem que recebi hoje :

SirSkifcha_4-1662839144895.png

Em conclusão, fui banido por circunstância às quais nem eu tive acesso aos dados exatos. Sem saber o que foi detectado, não tive muita chance de me defender ou comprovar minha inocência, especialmente pelo fato de que nenhuma informação que eu trouxe parece ter estimulado uma abordagem mais lógica do meu caso, imaginei que, se meu caso chegasse a instâncias maiores, seria analisado com mais individualidade e que eles chegariam à conclusão lógica de que eu não encaixo no perfil de um cheater, concluindo por fim que a detecção foi um equívoco, mas me parece que eles colocam a ferramenta de detecção do vanguard acima de qualquer queixa do usuário ou fator externo.

Não preciso falar que fiquei bem triste e estressado com tudo isso, nunca passei por isso e acumulei mais de mil horas em jogos como CS GO, Rainbow Six, Rust, todos esses jogos são cheios de hackers e nunca fui um deles, também nunca fui banido em nenhum desses jogos sob nenhuma circunstância, tenho 11 anos de experiência com FPS desde que comecei a jogar no PC, desses 11 anos, 2 são de Valorant.

Mas eu não fiz essa postagem enorme pra chorar ou pedir que acreditem em mim, o motivo que eu fiz foi pra informar a galera, porque mais gente vai ser vitimada por essas circunstâncias, no meu caso, já aceitei que esse é o desfecho que me resta. Espero que no futuro as pessoas possam ver essa postagem e compreender que isso rolou desde sempre no valorant e eles provavelmente não vão mudar. Se o que o agente do suporte Fosuma me falou for verdade, isso quer dizer que meu caso chegou até as pessoas mais qualificadas e até elas negaram me ajudar, apesar de tudo que fiz, todo meu histórico etc.

Em algum lugar existe uma falha, o erro nao é só o vanguard banir sua conta por um jogo pirata que não tem nd a ver com valorant, mas o serviço do suporte ser incapaz de reverter um erro desses. Mesmo escrevendo esse texto gigante cheio de informações, ainda creio que devo ter esquecido uns detalhes críticos sobre vanguard, como o fato dele ser kernel level e conseguir scanear qualquer arquivo do seu pc a qualquer hora.

Como meu objetivo aqui é informar, também preciso recomendar que vocês rodem o mínimo de programas possíveis no seu pc enquanto estiverem jogarem valorant, evitem instalar software pirata e desliguem o vanguard sempre que puderem, para que ele não bloqueie outros jogos/arquivos no seu pc ou para que vc não tome ban de graça em circunstâncias assim.

Enfim, se você leu até aqui obrigado, ficaria grato se você pudesse compartilhar este post com pessoas q estão precisando de ajuda ou  que passaram por uma situação similar. Comentários também são bem-vindos 

11 RESPOSTAS

Lamentável, mas quando é streamer eles nem pensam duas vezes em rever o caso 30x

Luiz2Bj
Aronguejo
Aronguejo

Esses caras são totalmente despreparados. Eu não acreditava nisso de "ban injusto" até ver acontecer com alguém próximo.
É absurdo e assustador saber que existe um pensamento na equipe responsável, que acredita 100% no programa e elimina chances dele ter falhado de alguma maneira. O Vanguard é totalmente invasivo e só quem tem ciência desses bans sabe o quanto uma pessoa está próxima de um ban irreversivel por conta desse anti-cheater, sem chances de provar o contrário.
Meu amigo foi banido por conta de um programa que era utilizado no GTA/FIVEM e ficava lá em segundo plano no PC, o Vanguard detectou como ameaça e baniu, e depois disso é só mensagem automatica atrás de mensagem automática "punição correta, não podemos revelar" bla bla bla, tudo mecanizado e confiando pifiamente em algo, sem considerar erros.
O que tem de relatos de pessoas que foram banidas sem nem saber o motivador, ou por conta de software de mouse, RGB... e todos tem os mesmos desfechos: mensagem automática de que nada pode ser feito.
É assustador investir e saber que está correndo esse risco, tem pessoas que tem uma grana alta injetada nas contas e podem simplesmente tomar um ban irreversivel por conta de um ou outro programa q nada tem haver com o game.

Situação recorrente e complicada, muita gente sendo banida ao vivo e explicitamente inocente e eles não fazem nada quanto ao Anti-cheater e nem se quer conseguem entender e ajuda no suporte. Estou banido por algo que só Deus e eles sabem, não consigo ajuda deles para uma análise do tal programa e o apelo judicial parece que será o caminho.

Esse problema existe desde o lançamento e até hoje não foi abordado por ninguém de influência da comunidade, os que criticam o anti-cheat sempre são aqueles fora da comunidade do valorant. Eles (Riot) provavelmente vão continuar omitindo as informações sobre o que ativou o anti-cheat nesses casos.
Eu cogitei momentaneamente alguma medida judicial mas fiquei com receio dps de ler com mais atenção os termos do usuário, pois aparentemente TODA a responsabilidade de manter o jogo seguro é do usuário nesses casos de banimento, e por ''seguro'' eles poderiam incluir até esses falso-positivos do vanguard. Além disso, não teria ideia do gasto que teria com consultoria/advogado.

Enfim, se você optar realmente esse caminho por favor informe o resto da comunidade, atualize seu comentário ou faça uma postagem aqui no fórum, porque isso vai ajudar todos.
alfrederique
Tropa
Tropa

Gente eu estou meio desesperado, eu não jogo valorant a muito tempo e sempre que ligo o meu computador o Vanguard fala que bloqueou algo, não sei o que porque ele mesmo não fala o que foi, nem o processo, aplicativo ... nada. E isso não é de agora, desde o lançamento eu tenho problema com o Vanguard, no passado eu tive que formatar o meu computador pois ele não deixava eu abrir o valorant, ele mesmo bugava em si só e fechava, o suporte da Riot depois de dias mandando logs do meu PC, não sabia o que fazer, eu perdi muita coisa formatando o PC mas consegui arrumar, mas desde então assim que o meu PC liga o Vangurad fala que bloqueou alguma coisa. E eu estou desesperado pq hoje eu entrei no valorant para ver a minha loja e o que tinha de interessante para ver que a minha conta foi suspensa permanentemente por uso de programas de terceiros. Eu nunca nem tomei um report se quer, nenhum de má linguagem, mal comportamento nem nada, nunca tomei um aviso de risco, no máximo AFK quando a internet cai ou o PC da ruim, mas só isso, E do anda a minha conta é suspensa permanentemente. estou chorando sim e desesperado, pois nunca fiz nada fora das regras, não tenho culpa de nada.

Fredy

O banimento pra criar outra conta e jogar é de 3 meses certo?

Sendo assim o banimento por ip, e se eu troca o ip da minha maquina eu consigo jogar o jogo normalmente???

Olha, eu não sei exatamente como funciona esse banimento por ip, eles chamam de HWID ban. Independente do que você tentar fazer na sua máquina para desviar desse HWID ban, vai estar provavelmente ferindo os termos do jogo e se detectarem qualquer coisa do tipo vão te banir novamente, e isso irá resetar o seu hardware ban para mais 120 dias, ou seja, não são 3 meses, são 4. Além disso, a conta que vc estiver usando será banida para sempre.

Poxa cara, sinto muito que vc esteja passando por isso, como vc pode ver eu também passei por uma situação quase idêntica, exceto meu vanguard nunca bloqueou aplicativos do meu PC antes de eu ser banido. Acho que a única solução é tentar entrar em contato com o suporte novamente, fala do seu histórico de tickets, sobre como o vanguard ja bloqueou aplicativos do seu PC no passado.
Não aplicável

Mano, eu tomei um ban igual, fui tratado da mesma maneira e tive a mesma resposta!
Tomei ban de 120 dias. Acaba essa semana.
Minha conta era radiante, fui radiante várias seasons e tomei ban no meu pc, perdi a minha conta é muito dinheiro.
TuK4
Tropa
Tropa

Acabei de passar pela mesma situação. Escrevi tudo aqui nesse post.
https://forums.comunidades.riotgames.com/t5/VAL-Preciso-de-Ajuda/Banimento-injusto-e-bem-detalhado/m...

Realmente gastamos muita dedicação, tempo e dinheiro para um dia ser banido de forma tosca.
Aí precisamos chamar o suporte, o qual nos respondem com mensagens robóticas. A experiência com a Riot se torna realmente frustrante.

No meu caso acredito que tenha sido um invasor que sacaneou meus jogos competitivos e usou programa de terceiros. Porque se não for isso então é algum programa que uso tipo MSIAfterburner ou NvidiaBroadcast.

Mas enfim, estou nessa batalha pela recuperação da conta tb.

DoZ-1212
Tropa
Tropa

aconteceu a mesma coisa comigo, ainda estou tentando arrumar isso ja faz 3 meses desde q aconteceu e eu n posso nem por outra conta se n ela é banida também. era pra ser um ban de 4 meses mas ai quando eu fui tentar logar na esperança de terem me desbanido eu vi que estava ban permanente