cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
deadmauZ
Tropa
Tropa

Preciso de ajuda com meu PC novo

Boa Tarde, preciso muito de ajuda com um problema na memória ram do meu pc

Ele tem 8GB mas aparece do lado apenas "5GB utilizável"
Acho que posso estar perdendo desempenho do pc por causa disso, alguem sabe como consertar? já pesquisei no google e fiz umas das sugestões, mas continua assim.

6 RESPOSTAS
MaahQueCoisa
Moderação
Moderação

Boa tarde DeadmauZ, tudo bem? Maah aqui!

Talvez esse número de 5GB utilizáveis esteja se tratando da memória que você tem livre pra usar tirando os outros GB's que você estava usando no momento, mas só pra confirmar faça esses passos aqui:

Aperte a tecla Windows e junto aperte a tecla R
Na janela que abrir terá várias informações sobre as suas configurações, procura o campo "memória", no seu tem que estar assim:

Memoria.png

Isso é só pra você ter certeza de quanto de memória RAM seu computador está reconhecendo, caso esteja menor que 8GB ali, você pode tentar trocar suas memórias pra outros slots na placa mãe, as vezes tem algum problema com algum dos slots. Caso tenha 8GB mesmo, você pode tentar otimizar sua memória virtual, só seguir os passos querido:

Abra o seu Painel de controle vá em Sistema e segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema

Ele já vai abrir uma tela na aba "avançado", mas se não abrir nessa aba, vá na aba "avançado"

Em "desempenho" clique em "configurações"

Vai abrir outra telinha, vá na aba "avançado" depois em "alterar"

Vai abrir outra telinha, nessa tela você desmarca a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades"

Nessa mesma tela, mais abaixo, selecione o campo "Tamanho personalizado"

No campo "Tamanho inicial" Você coloca o número que aparece mais abaixo na tela, onde está escrito "recomendável"

No campo "Tamanho máximo" você precisa fazer uma continha, então abra a sua calculadora, essa conta vai ser (Tamanho da sua memória RAM) x 1024 (1024 porque 1GB = 1024 mb), o resultado dessa conta você vai multiplicar por 1,5, vou fazer um exemplo pra você entender:

Eu tenho 16GB de memória RAM, então minha conta fica assim:

16 x 1024 = 16384

16384 x 1,5 = 24576

O número 24576 seria o número que EU, por ter 16GB, colocaria no campo "Tamanho Máximo"

Depois de fazer esses passos clique em "Definir" e depois no "OK" no fim da telinha

10° Depois clique em "Aplicar" na página que estiver aberta e depois em "OK"

11° Depois clique em "OK" na página que estiver aberta

12° Por última reinicia o seu computador

Ele vai dividir sua memória de uma forma mais eficiente, caso você tem 2 HD ou HD e SSD vai ter a opção de fazer no C : ou no D :, Faça onde o VALORANT está instalado!
   Outra dica que posso dar é colocar seu computador em modo desempenho:

Digite "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows" na sua barra de pesquisa do windows e ver as configurações de desempenho, coloca no "modo de desempenho máximo" ou a opção deve falar só "desempenho" mesmo, depois vamos ativar o modo "game" do seu windows, só aperte o botão Windows + i , vá em "jogos" , depois "modo de jogo" e ative essa opção (a versão do Windows 8 não tem a 2° opção passada). Por último reinicia seu computador novamente pra que ele salve as opções escolhidas, depois abre seu jogo como administrador e testa em alguma partida de disparada ou personalizada!

Espero que os passos te ajudem! Nos vemos na próxima o/

"Nunca subestime o poder do código dos escoteiros!" - Teemo

Depende, qual é o seu processador, pelo visto é um com uma apu integrada, no caso os ryzen. 

VocÊ tem placa de video dedicada ou só do processador, caso tiver uma placa de video dedicada, é só ir na Bios é setar o minimo possível de memoria para a APU, dai assim você libera esses gbs que a apu está comendo, caso não tiver uma placa dedicada, é só comprando uma memoria com mais gbs

Geralmente seu sistema usa obrigatoriamente parte da memória, então se ele diz 5 gb utilizável significa que 3 estão reservados para o sistema.
rode o cpu-z (baixe o programa) e veja as informações da sua maquina.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
deadmauZ
Tropa
Tropa

É ryzen 3 2200 G com rx vega 8 integrada.

Olhei aqui agora e na bios e no CPU-Z está reconhecendo os 2 pentes de 4 gb. E mostra tambem 2gb na parte da placa de vídeo. deve ser isso entao.
Ultima pergunta, se eu comprar colocar 2 pentes de 8 gb (16total), consigo aumentar a memoria da minha placa de video? E isso a deixaria melhor?

Obrigado.

Oioi DeadmauZ!

Infelizmente não tem como aumentar a memória da placa de vídeo querido, a memória VRAM (da placa de vídeo) é diferente de memória RAM (os pentes que você compra e coloca nos slots da placa mãe). A VRAM vem especificada com a sua placa de vídeo, se quiser aumentar ela isso só será possível se comprar uma placa de vídeo nova com mais memória VRAM, comprar 2 pentes de 8GB vai fazer o seu computador rodar mais coisas ao mesmo tempo ou uma coisa pesada com mais facilidade, mas depende muito de processador e placa que você usa, como você usa a do próprio processador, no seu caso, o que você poderia fazer pra ter um desempenho maior no computador é comprar uma placa de vídeo a parte mesmo.
Recomendo que dê uma olhada nas especificações do seu processador e da placa mãe pra saber qual a frequência das memórias que eles aceitam, porque tem memórias de frequências diferentes e cada uma é superior a outra, tem memórias de 1200 MHz, outras de 3000 Mhz etc.

Nos vemos numa próxima o/

"Nunca subestime o poder do código dos escoteiros!" - Teemo
1LICH1
Barão
Barão

O colega acima já respondeu mas vou acrescentar uma coisa, ryzen case perfeitamente com ram de alta velocidade, se puder usar dois pentes de 8 para ter 16 fazendo dual channel a performance aumenta muito, você nota a diferença.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"