cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Mecânica de Macro, Epi1: Carregar um jogo, fantasia ou habilidade?

Olá galera, meu nome é Igor, e fui analista do time da atlética da faculdade por um tempinho... Sou novo no fórum, mas participar das discussões incríveis sobre macro game que foram sabiamente levantadas pelo @Brooky , e vendo as participações sempre acrescentando algo ótimo sobre o jogo dos @Rydrake e @Draicker , me animou à fazer uma pequena série falando um pouco sobre os detalhes do macro game, expondo um pouco da experiência que adquiri como analista sobre cada ponto importante do assunto e compartilhando as dicas que eu, Igor, particularmente, acredito serem importantes.

Vou separar em uma pequena série em episódios, ressaltando os seguintes pontos:

1- Carregar um jogo, fantasia ou habilidade?

2- Quando givar objetivos e quando lutar por eles.

3- Existe um momento certo pra rotacionar?

4- Fight, Split ou Siege? Em qual eu aposto pra ganhar?

5- Itemização pro jogo todo!

Durante esses pontos vamos conversar e debater todos os pontos importantes sobre o tema ressaltado do dia! E o tema de hoje é: Carregar um jogo, fantasia ou habilidade?

Muito se escuta no lolzinho alguém falando “carreguei!”, “vcs não prestam nem pra ser carregados!”, “se tu soubesse carregar não tava no prata!”... E por aí vai.

Mas carregar, existe mesmo ou é mentira inventada?

Então, por mais que o termo “Carregar” seja um termo bem forçado e um tanto negativo, essa ideia de alguém ser o grande motor e referência do time existe sim! Isso não é mentira. Eu, particularmente, odeio o termo carregar, pq faz parecer que seus colegas de time são bagagens, objetos pesados e etc... Mas ISSO não é verdade. O time como um todo precisa contribuir, e muito, para que alguém consiga carregar.

Por comodidade, vamos continuar nos referindo a essa prática como Carregar, mas lembre-se desde já, ninguém carrega sozinho!

Ahh Igor, mas eu já perdi muitos jogos pra um cara 1v9 que ganhou sozinho!

Mentira. Se você puxar o replay da partida e olhar com bastante calma, vc vai perceber que mesmo estando muito fracos e jogando mal, os 4 colegas do carregador tomaram algumas decisões (próprias ou seguindo calls) que condicionaram o jogo pra que o carregador pudesse carregar.

Tá, se carregar é possível, o que eu preciso fazer pra carregar?

Já vamos chegar lá, pequeno gafanhoto. Primeiro a gente vai precisar entender O QUE É CARREGAR. Ganhar o jogo sozinho não significa estar 25/1. Ganhar o jogo sozinho não significa dar 108K de dano no fim de jogo. LoL não se ganha em kills e não se ganha em dano distribuído (embora seja mais fácil ganhar depois dessas duas coisas terem sido feitas)!

Se lol fosse um jogo ganho em kills, partidas profissionais nunca teriam fim, tendo em vista que a média de kills por jogo raramente passa de 12. Não é por pessoa, é por jogo! Então, só aqui já percebemos que kills não ganham jogo. Facilitam, mas não ganham. Ainda não está convencido?

Já perderam algum jogo tendo no time alguém 16/0? Pense com calma...

Provavelmente já. E com isso vc deve ter se convencido que kill não ganha jogo. Então, se kill não ganha jogo, o que ganha?

Acertou quem disse Objetivos!

Mas Igor, o que são Objetivos?

Objetivos são todos os pontos chave do jogo. Os INIBIDORES são objetivos. Dragão e Barão são objetivos. Arauto é um objetivo...

Ah Igor, e as torres?

Por mais que uma torre não pareça um grande objetivo, já que uma torre no chão, por exemplo, não vira o jogo pra um time perdendo, de modo prático, torres são gold global, são abertura de mapa pra controle de visão e rotação, são reforço pra push de wave e são o único caminho pra chegar no inibidor. Então, sim, torres são objetivos. Menores, de fato, mas ainda assim objetivos importantes.

Objetivos ganham jogo. Um inimigo 25/0 não consegue segurar seu time se vcs estiverem de dragão ancião e 3 inibidores derrubados. NÃO CONSEGUE! Não adianta ter esse tanto de kill, ele não vai aguentar segurar a pressão. Então perceba, objetivos são o segredo do jogo.

Claro, é mais fácil de fazer objetivos estando 25/0, então, de maneira indireta, é mais fácil ganhar estando feedado justamente pelo fato de que é mais fácil fazer objetivos estando feedado. Mas não se engane. Não foram as kills que ganharam o jogo. Foram os objetivos.

E esse é o segredo. Mesmo perdendo em kills você ainda pode carregar o jogo! Basta saber melhor como controlar objetivos.

Então vamo lá, primeiro ponto. Se você é o cara mais forte do seu time, você não pode ficar atoa no mapa. Seu time PRECISA de você! O time sempre vai precisar do cara mais forte no objetivo certo. Atenção à esse detalhe: NO OBJETIVO CERTO!

No meu time, o cara mais forte é a Fiora do top, mas ela disse que vai ficar fazendo só Split push!

Perigoso, muito perigoso! Ela estando sozinha numa side lane, se ela não tiver teleport, automaticamente deixou o time de vocês aleijado pra qualquer outro objetivo do mapa.

Ué Igor, mas no Split ela vai levar torres né! E torres são objetivos também, você mesmo disse. Por que isso seria perigoso?

Tenha sempre em mente, objetivos têm pesos diferentes no jogo. O que você prefere, levar uma torre t1 ou um barão? O que você prefere, levar um quarto dragão ou uma torre t2?

Objetivos possuem pesos diferentes, ou seja, em certos momentos de jogo uns são mais importantes que outros. Então, se o seu top laner é seu cara mais forte e só quer pushar torres, isso pode colocar o time de vocês numa situação complicada caso o time inimigo avance sobre um objetivo mais importante.

O segredo pra carregar é SEMPRE SABER QUAL O MELHOR OBJETIVO DO MAPA!

E o melhor objetivo do mapa é sempre o lugar que você vai querer estar! Nem sempre será possível, e vamos falar disso outro dia no tópico de “Quando givar objetivos e quando lutar por eles”. Mas entenda desde já, se você é o cara mais feedado do seu time, você precisa aprender que você perdeu a autonomia no jogo, seu time precisa de você. Você sempre precisará estar pronto pra brigar pelo objetivo mais importante do mapa.

Outro fator que você precisa aprender pra poder carregar é: Não adianta nada você se matar pra matar um inimigo. Se você pretende carregar, você precisa entender que VOCÊ PRECISA FICAR VIVO. Morto você não oferece perigo pro time inimigo. Vivo sim.

O inimigo nem precisa de fato estar em  combate direto contigo, mas só o fato de você estar vivo já evita que os inimigos tentem forçar objetivos grandes, pois você pode chegar à qualquer momento e estragar os planos deles.

E jogar sem morrer é beeem difícil, exige um certo nível de micro game e mecânica individual grande. Inclusive, se alguém quiser debater micro game e mecânica individual, podemos conversar disso futuramente. Só falar aí em baixo!

Ah Igor, então esse é o segredo pra carregar? Estar sempre atento à QUAL O MELHOR OBJETIVO do mapa e NÃO MORRER? É mais fácil que parece!

Não, não é não kkkkkkk não é mesmo! Na hora do jogo pegando fogo, ter sangue frio pra definir qual o melhor objetivo do mapa é bem difícil. E também saber quando vale a pena se jogar no inimigo pra salvar um aliado ou quando largar o aliado pra morrer pra q tu saia vivo também requer um sangue frio absurdo, ainda mais pq em ambos os casos tu pode ser bombardeado por uma chuva de xingamentos por parte do seu time... Mesmo fazendo o certo.

Então se eu aprender quando lutar por um objetivo e quando givar um objetivo, só vou precisar jogar sem morrer e vou carregar?

Não necessariamente, carregar é todo um controle do macro game, e esse foi só o primeiro ponto! E além do mais, tão importante quando aprender a carregar é aprender a ser carregado! Caso o mais forte do time não seja você, lembre-se de auxiliar em tudo que puder. Controlar visão dos objetivos, setar as waves de minion, frear push inimigo...

Como assim?

O cara mais forte do time precisa garantir o objetivo pra vocês. E o que você vai fazer nesse meio tempo? Chamar atenção. Caso estoure uma fight, proteja seu aliado forte, incomode a fight atrapalhando os inimigos o máximo que puder pra que eles não matem seu carregador, e se for necessário, chame atenção na base de sendo um alvo ambulante mesmo. Uma ultimate gasta em você e não no seu carry já é vantagem pro seu time se você estiver fraco.

O cara mais forte precisa estar com o time pros objetivos... Mas um inimigo está pushando a rota! E agora? Vá você segurar a wave. Ou, caso você não tenha um bom clear, pingue pra que alguém que consiga dar clear melhor que você mantenha a wave crashando longe da torre! Dessa maneira você evita que seu carregador tenha que se deslocar até o outro lado do mapa e abra mão de um objetivo importante.

O cara mais forte precisa estar atento ao objetivo mais importante do mapa, mas qual deles é? E se o time inimigo estiver em algum? Simples, você pode controlar visão, mesmo sendo ADC! Não é tarefa só do suporte! Repete comigo: WARDAR NÃO É TAREFA SÓ DO SUPORTE! Controle de visão é tarefa do time todo! Colocando pinks, colocando wards, limpando visão, garantindo aronguejos, empurrando uma certa wave... Tudo isso concede visão e tira visão inimiga dos objetivos. E você mesmo pode fazer isso.

Saber ser carregado é saber que você pode sim fazer muito pelo jogo mesmo estando atrás e fraco. Você pode fazer mais no jogo do que apenas dar dano numa luta. Você pode ajudar mais o seu time mesmo sem causar 100K de dano!

Ser a referência do time não significa que você conseguirá fazer tudo sozinho! Todo mundo precisa de um mínimo de ajuda. Ajudar com visão, ajudar chamando atenção, ajudar setando waves... Tudo isso ajuda ao carregador focar nos objetivos e, aos poucos, ganhar o jogo pro time de vocês!

Concorda comigo? Discorda demigo? Acrescentaria algo? Não entendeu algum pedaço pq falei coisas estranhas? Comenta aqui em baixo que a gente conversa sobre!

WP!

Tags (1)
10 RESPOSTAS
Rydrake
Barão
Barão

Olha, isso é uma das maiores verdades do League:

"

Então se eu aprender quando lutar por um objetivo e quando givar um objetivo, só vou precisar jogar sem morrer e vou carregar?

Não necessariamente, carregar é todo um controle do macro game, e esse foi só o primeiro ponto! E além do mais, tão importante quando aprender a carregar é aprender a ser carregado! Caso o mais forte do time não seja você, lembre-se de auxiliar em tudo que puder. Controlar visão dos objetivos, setar as waves de minion, frear push inimigo..."

Tem partidas que simplesmente você não conseguiu ir tão bem, então o jeito é, literalmente, não ser burro e desgraçar o game de quem tá forte e à frente no seu time. Mas a comunicação sobre isso com o time é estupidamente difícil.

Thatel
Aronguejo
Aronguejo

Sempre bom ter essas informações bem claras assim, tenho vários amigos que começaram agora e percebi o quanto eu não conheço e o quão pouco acessível essas infos são

Brooky
Arauto
Arauto

@Marina Camburão  

tenor

Ai to emocionado, meu esforço deu fruto, gente boa postando coisas relevantes. ai que lindinho se sinta abraçado. Vo linkar esse trabalho no meu post de macro, para complementar ele. Ai continua, sério.  Amei

Descobri que não consigo, pois meu post já está ineditável kkk eu vo por no mais recente de macro.  seu post tá recomendado no post Lado Azul e Vermelho 

só vi agora, me manda mensagem privada para eu acompanhar.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Vou só reviver esse episódio para linkar um pequeno vídeo à ele!

Tudo que expliquei nesse tutorial de mecânica, exatamente tudo, só que agora compilado com exemplos

Eu estou um pouco desgastado com a total falta de respeito da moderação do fórum então apenas pulei pra primeira resposta pra ver a opinião das pessoas.

E vou apenas destacar essa frase.

tão importante quando aprender a carregar é aprender a ser carregado!

Carregar é você sozinho vencer a partida. Um conceito que se popularizou por causa do league e seu sistema tóxico moralmente de ensino.

Resumindo, o simples termo carregar indica que você vai precisar superar 9 jogadores, mas é um jogo de equipe então isso não devia existir.
E ser carregado da segunda parte, me traz a cabeça um aprendizado de você aprender a aceitar que alguém jogue a partida por você e se conforme com isso.

Desculpe se eu pareço um pouco babaca por não ter lido tudo. É apenas que como a moderação não da a mínima para o conteúdo eu acho melhor eu também diminuir meu esforço nesse sentido. 

De qualquer maneira me soa como mais um coach com métodos incríveis e mágicos para subir na solo Q. 

Hah sim e desculpe também a sinceridade, eu claro tenho um pouco mais de tato para essas coisas, mas a moderação não pune nem quem age de forma a ofender as pessoas no fórum então imagino que não vai me punir por ser sincero.

Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Oi @FrostQueen Janna kkkk relaxa, eu imaginei que você não fosse ler! Já conheço sua opinião a respeito de estudar o jogo ou não. Sei que você joga casualmente e não vê propósito em perder tempo para melhorar e etc.

Porém, espero que entenda que uma coisa é sua opinião sobre isso, e outra é a opinião de outras pessoas kkkk existem pessoas que querem estudar o jogo e dedicar horas para melhorar e ser mais competitivo. E por mais que nós não concordemos, é uma escolha de cada um.

E sim, eu pareço um coach, é pq fui mesmo kkkk no sentido técnico da palavra. Durante a faculdade descobri que a atlética do meu curso tinha um time de LoL, e na época eu tentei entrar. Nunca fui um bom jogador, então lógicamente não consegui vaga kkkkkkkk mas eu sempre fui muito bom em programação, algoritmos, machine learning, estatística e cálculo (vc deve se lembrar, hj sou professor de matemática), então me dediquei a aprender como o jogo funciona ao invés de aprender a jogá-lo!

Depois de muito esforço, percebi que tudo que aprendi podia ser ensinado. E o time percebeu isso. Fui coach do time da atlética por 4 períodos, 3 dos quais renderam título.

E é essa experiência que tenho que decidi fazer esse post. A fim de passar para aqueles que querem aprender mais sobre o jogo e se dedicar xD

Não é formula mágica, é matemática e dedicação! Se algum dia você mudar de opinião e quiser aprender um pouco mais sobre o funcionamento do jogo, saiba que vou ficar feliz em compartilhar a experiência que tenho.

Mas, até lá, entendo sua opinião e respeito ela xD WP 

@FrostQueen Janna  escreveu:

Desculpe se eu pareço um pouco babaca por não ter lido tudo. É apenas que como a moderação não da a mínima para o conteúdo eu acho melhor eu também diminuir meu esforço nesse sentido.

1648826218470.jpeg

De maneira alguma Marina.

Eu não tenho nada contra o pessoal que estuda o jogo. Só acho que todo esse estudo não vale a pena se essas pessoas estão sendo colocadas pra jogar com quem não estudou. E não é uma questão de merecimento, tanto o jogador casual quando o estudante tem o mesmo direito de poder jogar um jogo. O jogo é que deveria se esforçar para parear esses dois tipos de jogadores da melhor forma possível.

Como não faz aparece muita gente falando disso ai, chegue ao platina em 5 dias, seja um carregador. Quando eu vejo isso eu sinto o mesmo que ao ouvir aquelas propagandas que falam que você vai enriquecer em um ano e que vai dar uma solução milagrosa. Basta assistir esse vídeo, mas você assiste o vídeo e no final após um monte de enrolação diz que pracisa clicar no link x, e no link x diz que tem em entrar com o cartão de crédito. É o golpe em cima do golpe.

Eu não acho que você tenha essa má intenção, mas o pessoal que sinceramente cria um método melhor que ajude na visão de jogo por exemplo e que quer sinceramente compartilhar isso para ajudar os outros acaba afundando nesse mar de aproveitadores.

Portanto alguns termos se tornaram muito populares, mas são moralmente errados e apenas reforçam que o desbalanceamento do jogo é algo normal.
E por isso eu ver essa frase do aprenda a carregar me desestimula a querer sequer ler o resto do post.

Espero que você consiga ajudar outros players, mas uma pena que tenha que ser na base desse errado aprenda a carregar e ser carregado.

Ja basta a moderação do fórum deixando a toxicidade correr por aqui, tenho que ter bastante paciência com o pessoal coach tóxico dentro do jogo.
Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Kkkk eu concordo com você sobre o termo Carregar ser péssimo, aproveitando que você não leu, vou destacar um trecho do que escrevi lá em cima que pode ser esclarecedor kkkk

"Eu, particularmente, odeio o termo carregar, pq faz parecer que seus colegas de time são bagagens, objetos pesados e etc... Mas ISSO não é verdade. O time como um todo precisa contribuir, e muito, para que alguém consiga carregar.

Por comodidade, vamos continuar nos referindo a essa prática como Carregar, mas lembre-se desde já, ninguém carrega sozinho!"

Isso está escrito na introdução, bem perto do começo kkkk eu concordo com você nesse ponto, carregar é um termo péssimo e pejorativo, porém, contudo, entretanto, todavia, comunicação é uma tarefa complicada. Se 95% do servidor conhece a ação de liderar uma partida como "carregar", eu infelizmente não tenho como me referir diferente, já que meu objetivo é que um maior número possível de pessoas entenda o que quero explicar.

Sem magia, sem clicar em links kkkk apenas ler, e pensar sobre isso kkkkk mas eu fiz questão de deixar claro meu ponto de vista sobre o termo carregar, e por acaso é o mesmo que o seu kkkkkkk

Qualquer hora, por mais que não concorde, tire 10minutinhos pra ler, talvez você perceba que a gente pensa parecido em mais pontos que você imagina

Então perfeito Marina. Parabéns pelo conteúdo. 

Esse erro foi causado pelo desgaste que estou tendo com esse problema que a moderação do fórum esta permitindo. Eu geralmente procuro ler tudo antes de postar, mas eu ja tinha avisado mesmo que não lí. Assim sendo fico feliz que você também se importe com essa parte.