cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Mecânica de suporte como é e como montar um!

É um texto longo sem imagem. 

 

A construção de um suporte por qualquer empresa de moba segue um padrão. Uma habilidade para ir ao encontro do outro jogador que precisa de ajuda, um pulo, dash, ou é algum controle de grupo,, geralmente é o Q, o E é a Habilidade que socorre e o W é a habilidade que dá alguma ultilidade específica para counterar alguma jogada. O ultimate tende a ser o E mais forte, para emergência. Vou detalhar todos os personagens.  

 

Resumindo Q - controle  W utilidade específica E ajuda  R união de tudo em uma só skill. 

 

Alistar  - QW vão de encontro para socorrer e o E parar o inimigo, o Alistar é focado em tomar tudo pelo aliado, o R do Alistar faz ele tomar o Dano no lugar do Aliado. Bom contra Riven 

 

Bardo  O Q do Bardo é o que ele vai de encontro para ajudar, o W ajuda a curar o inimigo e o E  reposiciona, o R é a Habilidade que para tudo. Bom contra Olaf

 

 Blitzcrank O Q tira o inimigo de cima, o E dá um Soco e o W é para lutar, o R é para finalizar logo além de tirar os escudos, ele é bem situacional, ele é bom contra personagens brutamontes. Bom contra Urgot, Udyr... 

 

Brand O Q é a ferramenta de socorrer, o slow segura o inimigo acerta o E, o R é a resposta mais forte para socorrer. Grupo de inimigos que vão pra cima,  não só um. 

 

Braum O Q dá um Slow, o W posiciona o Braum para usar o E, paralisando projéteis, além do R ter um alcance. Bom contra, Caitlyn, coisas com projéteis. 

 

Fiddlesticks O Q paralisa por muito tempo, o E silencia, e o W faz o Fiddle resistir, o R dele é a ferramenta para paralisar o inimigo. Bom contra Master Yi, Yasuo…

 

Gálio O Q é o que faz ele poder ir em outra lanes, mas deveria dar algum slow, mas seria muito quebrado ( aqui um ponto porque o Gálio tomou vários nerfs) o E vai de encontro e o W puxa o Agro, além do R ser a feramenta inata de ajuda. Ele é bom contra qualquer assassino, mas precisamente contra Zed. O Gálio AP não faz sentido, porque todo o kit do boneco fica em volta dele tomar porrada no lugar dos outros, AP = FEED 

 

Janna o Q paralisa uma invenstida, o W dificulta mais ainda o inimigo chegar perto e o E é um escudo que protege na troca, o R é a solução imediata do QWE. Bom contra investida, Riven, Jax, Fiora... 

 

Karma o Q dá um Slow, o E dá escudo e mobilidade para fugir o W é usado para punir o cara que continuar o chase, o R funciona como ferramenta para anular isso, cabe o jogador escolher. Udyr, Dr Mundo, AAtrox.... 

 

Leona O Q é um stun rápido, o W faz ela tancar muito e o E é o que paralisa o inimigo, o R é um controle em área. Bom contra qualquer Guerreiro, menos o Olaf e mobilidade alta. Lulu O Q da um slow, o W inutiliza o inimigo e o E dá um escudo, o R é a união de tudo. Bom contra personagens que dão investidas rápidas, Le Blanc, mas sofre contra alguns guerreiros, Olaf, Yasuo (barreira). 

 

Lux o Q é um bind para procar dentro dos minions, o W é o Escudo de longe e o E é um Slow, e o R é uma ferramenta para apagar o inimigo. Bom contra duelistas no geral, mas péssimo contra assassino. 

 

Morgana o Q paralisa por muito tempo, o W pune essa pessoa dando dano na margem da vida eo E é um escudo mágico que anula CC, o R é a união de tudo isso, coibindo de chegar perto. Bom contra qualquer guerreiro, menos Olaf. 

 

Nami Paralisa por muito tempo, o W é uma cura e movimentação ( passiva) e o E é uma habilidade que ajuda no contra ataque do inimigo paralisado, o R é o conjunto de tudo isso. Bom contra guerreiros, menos Olaf.

 

Nautilus o Q desposiciona o inimigo par ir de encontro com o nautilus, o W dá o escudo para o Nautilus trocar com o inimigo e o E da controle em área, o R é a união disso. Bom contra qualquer guerreiro, menos o Olaf. 

 

Poopy é um pouco diferente, mas o Q e o E são trocados, ela vai de encontro com o E, pois, ela pode usar o W e o Q vira a ferramenta de zonear, o R é a união de tudo isso, afastando o inimigo. Bom contra duelistas e guerreiros, menos o Olaf.

 

 Pyke o Q desposiciona o inimigo e o E paralisa, o W é uma ferramenta para pick off e ganks, não tendo sinergia com o kit, o R é um execute para tirar inimigos guerreiros rápido da TF. Bom contra guerreiros inclusive o Olaf (amém)

 

Rakan O é uma skill shot que cura o aliado se procado, o E é um escudo que deixa o Rakan perto do aliado e o W é um knock up para paralisar, O R é a união de tudo. Bom cotra inimigos Ranged e Melee, menos o Olaf. 

 

Shen o Q é  um slow além de ajudar o shen a trocar com o inimigo, o W anula auto ataque e o E é um taunt para troca de alvo, focar o shen, o R é a união disso protegendo o aliado com um escudo. Bom contra duelistas e counter direto do Zed. 

 

Senna seu Q é uma cura distante, seu E é uma camuflagem em área e seu W é um root, o R é uma escudo global, além de dano no centro. É uma solução inteligente, pois o spike de TODO adc é late game, ela funciona como suporte até poder escalar com a passiva. 

 

Sona  é bem diferente, único, você usa a passiva, tocando as músicas, com o terceiro Q você da dano além de ajudar o aliado a trocar, parecido com o E da Nami, o W faz o inimigo dar menos dano, um exaust e o E dá um Slow, O R é a únião disso paralisando vários inimigos,  A Sona precisa de um RW porque não é tão divertido ser suporte com ela, geralmente opta-se por fazer dano, porque é bem difícil trabalhar a passiva dela. Bom contra guerreiro, mas tem opções melhores que fazem coisas bem melhor. ( eu gosto de sona, tenho sona DJ, só apontando um personagem que precisa de RW)

 

Soraka o Q dá um controle de grupo e combado como W ajuda a si e o aliado a fugir, o E comba com o Q paralisando ainda mais, o R é a junção disso curando a todos. Bom contra guerreiros, menos o Olaf. 

 

Kench O Q é um controle de grupo, o W engole o aliado e o E faz o Tahm tancar o inimigo, parecido com o Alistar, o R seria para o Tahm ficar atrás ultando e o aliado fugir para ele. O problema é que o R é bem nerfado, é fácil fazer o R não funcionar, e por ser um personagem muito versátil, pois o antigo era um top laner tóxico que não tinha resposta no early, muito forte, além do W ser muito Safe, fazendo estratégias muito tóxicas,  e o RW que está prometido de o R ficar no W e dar knockup e o W ser o ult tira toda a temática do personagem de ser um demônio de aposta, não vai ter variável mais ( o R ser bem improvável). Tende a ficar morto.

 

Taric o Q cura a distância se o W estiver procado, o W dá um escudo a distância e o E é para paralisar o inimigo, o R é a junção disso, deixando invunerável. Bom contra guerreiros, é um personagem bem situacional, muitos guerreiros no outro time e o Taric não consegue parar a todos, ruim contra duelista e assassinos. O Forte do Taric é conseguir proteger a frontline. 

 

Thresh o Q é um Rook, que paralisa alvo, e faz o Thresh ir de encontro, o W ajuda a posicionar o aliado e o E pode paralisar avanços, o R é a junção disso dando slow em uma grande área. bom contra qualquer guerreiro menos o Olaf e duelistas. ( Thresh em inglês é Debulhar kk)

 

Vel'koz O Q da um controle de grupo de longe, o W ajuda a procar a marca e o E é um knock up em uma pequena área, o R extermina o inimigo. Bom contra inimigos ranged, não tão bom contra melee. 

 

Yuumi o W faz a Yuumi ficar com o aliado o E é o Curar ( magia de invocador) e o Q é um controle de grupo, a sua passiva só existe para dar abertura para a Yuumi, o seu R e a união de tudo, enraizando o inimigo. Bom contra guerreiros e duelistas, menos o Olaf. 

 

Zillean O W reseta o CD do Q e o E, fazendo combos, QWQ - stun, EWE mobilidade aliado e slow inimigo,  o R revive o aliado se ele morrer.  Médio contra assassino, muito forte contar duelista e guerreiro, mediano contra o Olaf.

 

 Zyra o Q é uma area que dá dano, mas junto com o W ou a passiva dá umas plantas ranged, o E é um enraizamento que se procado com o W ou passiva dá umas plantas melee, o R é uma área de knockup que faz as plantas ficar pistolas. Bom contra guerreiros. 

 

Olaf é um counter de suporte, a resposta para ele se encontra nos ADCS, ou magos. 



Erros de Suporte. 

 

O Primeiro erro é suporte que quer funcionar como outra role, por pressão de aliados que não entendem do jogo, ou por opção, fazendo itens que não colaboram em nada. Suporte é para proteger, ganha menos gold, não tem itens. Por exemplo, Leona estartando tem fight, se ela usar o kit dela para iniciar a backline está desprotegida o Guerreiro e o Duelista ou assassino pula lá e não tem como salvar. Se está de suporte é para ajudar, se seus aliados pegaram zed top, akali mid, kayn jungle, eles estão se prejudicando, porque sem frontline e se o outro time estiver melhor estruturado já era. 

 

Geralmente, eu vejo Nautilus fazendo difunto, capa de fogo, sendo que o papel dele é parar o Guerreiro, o que ajuda mais contra o garen solares e juramento ou itens de tanque, o ADC já morreu nessa investida ( porque quem carrega é o ADC) . itens AP, alguns suportes funcionam melhor com itens ap, zyra, Brand, lux, porque seus kits focam e apagar pessoas.  O ganho de gold do suporte é limitado a 2,5k (2500) a cada 10 minutos de jogo, por isso os itens de sup não passam desse valor, se você faz um item mais caro, você está se trollando, porque é mais tempo sem um item. (a média de gold é 5k  acada 10 min para todos, sup ganha metade). 

 

O Suporte tem que ficar na backline literalmente parado, tipo o coveiro de queimada, esperando para responder o inimigo, geralmente o nervosismo e a pressão dos aliados fazem o suporte errar e entrar na briga morrendo, porque são muito mais frágeis.  

 

Devaneio de Shurelya - Dar mobilidade para o aliado, bom contra guerreiro. Sinergia boa com suportes que não dão nenhuma forma de Peel, porque ajuda a aliados a se reposicionar.

 

Redenção - cura em área, bom contra pick off ou que estão dando pick off. 

 

Graal Profano de Athene - Cura um aliado que receber seu escudo ou cura, depois que você deu dano a um aliado. Sinergia boa com Nami, Soraka, Sona, Karma, Lux (situacional), porque seus kits trabalham em dar um controle no inimigo e depois dar um escudo ou cura.

 

 Cadinho de Mikael, Bom contra inimigos ranged. Responde bem os suportes counter de ranged, Morgana, Vel'koz, Rankan. É um item bem situacional e bem ruim, CD enorme para não ser tóxico faz ele ser um item quase passivo, focado em ajudar mais suporte em si, do que um aliado.

 

Juramento de cavaleiro, ajuda a dar peel para personagens que naturalmente não dão peel. Blitzcrank, Nautilus... 

 

Convergência de Zeke, Ajuda a finalizar o guerreiro ou duelista. Sinergia boa com Nautilus e Leona, deveria ser fácil de usar com Shen, mas seu ult é bem ruim de conseguir usar dentro de uma TF. (precisa de RW porque o efeito é correto no shen, mas o kit do boneco não sinergiza bem com o item) 

Turibulo ardente - funciona como o E da nami, ajudando a finalizar algum inimigo que está sendo controlado pelo suporte. Sinergisa bem com qualquer suporte que tem escudo ou cura. 

 

A manamune tem um valor a baixo da margem, 2400, faz com a Senna tenha spike de ADC. 

 

Glaive Sombria, Ajuda a Senna a ter seus spyke de ADC fornecendo algum tipo de utilidade a mais, ajuda o pyke a potencializar seu kit. 

 

Sombras gêmias, ajuda a dar controle de grupo em um inimigo muito móvel, por exemplo Riven ou Yasuo. Tem um visual meio ruim, dando a impressão de reconhecimento de área, além de ser tóxico, ajudando outras roles, deixando ainda mais tóxico. Provável RW na pré-season ( é considerado tóxico algo que faz muita coisa de uma vez, ajudar um midlane que já tem dano massivo alto, Veigar por exemplo, ou ahri, a procar suas skillshots) 

 

Placa Gargolítica ajuda personagens que se jogam contra muitos personagens. Nautilus, Leona... Um item tóxico, faz um personagem que não tem gold funcionar gratuitamente como um que farmou hard, muita recompensa sem quase trabalho. Um Maokai que sobreviveu a lane fase, conseguiu fazer a build é substituido por um nautilus que pego uma runa e procou o relicário. Um dos itens mais injusto do jogo. Por isso vai ter RW nos itens do lol.  

 

Falta itens para ajudar Brand, Zyra, Lux obrigando a fazer itens muito caros, atrapalhando-os como suporte. mas precisando ser mais caros porque se um liandry custar 2500 e a Rylai 2500 battlemages vão ficar impossíveis, por exemplo o Swain top ou mid vai tirar 2 itens cores em 10 minutos, que dão muitos benefícios. Além de que desbalancearia todo o jogo, e se a Riot nerfa para funcionar para suporte os suportes não usariam. Por isso vai ter RW nos itens, precisava urgente. 

 

Para criar um suporte é simplesmente bolar algo que pare ou ajude o suporte ter contato com o inimigo no Q, o W ser alguma forma de utilidade para o suporte e o E ser o que ajuda o aliado, e o R ser o que faz tudo isso de uma vez. A passiva geralmente trabalha com o W, fortalecendo-a. Exemplos o Q da leona para o inimigo o E da leona faz ela se jogar num inimigo o W e a passiva trabalham juntos como o W do nautilus e o E da nami.   

 

Bom é isso, é um post técnico, sou totalmente aberto a críticas e comentários, educação chama educação.

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
3 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Boas informações, infelizmente o fórum do lol é meio abandonado, e vc ainda postou no dia q o pessoal fica espamando por time no CLASH, ai poucas pessoas viram 😕
Piimentel
Tropa
Tropa

Me amarro em jogar de suporte, são informações valiosas, com certeza darei pick ban em Olaf haha, grato pelas dicas.

kkk eu sei, tudo bem sabe, pelo menos você viu. Se tá sempre apoiando kkk vlw mesmo pelo apoio. eu faço outro. kkk
Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot