cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brooky
Arauto
Arauto

Como foi criado o gênero Moba, do RTS ao LOL

O LOL foi criado por ex criadores de DOTA, um MOD de WARCRAFT 3. Mas poucos sabem como um jogo de RTS ( Real Time Strategy) virou MOBA ( Multiplayer Online Battle Arena).

RTS é o jogo de criar e fazer gerenciamento de uma civilização com o intuito de vencer outra no mesmo mapa. Jogos como Age of Empire, Age of Mythology e o próprio WARCRAFT são exemplos de  RTSs de grande sucesso. 

Como o Icefrog, Tryndamere e o Ryze pegaram uma civilização e transformaram em 5 bonecos que matam 5 bonecos em uma arena? Vou responder:

Num RTS existem, estruturalmente, para que o jogo possa existir, três categorias de Civilizações. Indiferente do enredo lúdico do RTS a sociedade são uma early game, que tem um exército forte, mas não tem trabalhadores bons, uma sociedade com estruturas e buffs bons, mas com soldados medianos e trabalhadores medianos e uma sociedade com trabalhadores exemplares. A primeira vamos nomear de Civilização Guerreira, a segunda de Civilização Estruturalista  e a terceira de Civilização Colhedora.

A civilização guerreira tem o objetivo de  pressionar a civilização inimiga no começo para que ela não possa, ou não consiga, coletar recurso, ela só tem chance de vitória nesse "snowball", porque se ela falhar no começo, não tem hipótese de volta.

A civilização Estruturalista, consegue sobreviver a ataques no early game, mas se precisar ser agressiva, suas unidades móveis são ruins, não colocando pressão o suficiente, passando do mid game, já era.

A Civilização colhedora, que é fraca em tudo, mas seus colhedores (trabalhadores) são incríveis, além do seu scale final ser superior a todos, se os outros falharem em parar a civilização colhedora, nada irá ao late game.

Os criadores do DOTA, pegaram cada civilização e transformaram em um boneco, um guerreiro, um Mago (estruturalista) e um carregador (colhedora). Por isso são três lanes, onde cada personagem faz sua coleta de recurso, igual ao mapa de RTS, em vez de 2 civilizações brigando, são três personagens.

Entretanto, há um problema, por ser uma unidade fica fácil de fazer a pressão, só pegar personagens guerreiros, pois magos e carregadores são inúteis no early game. Em favor de criar o mid e o late game, foi criado dois categorias de unidades EXCLUSIVAS do MOBA o suporte agressivo e o defensivo.

O suporte agressivo tem o papel de diminuir a pressão no mapa no early game, se o guerreiro pressionar a lane de um mago ou carregador é papel do suporte agressivo aliviar essa pressão “gankando”, ou aumentar a pressão.

o Suporte defensivo tem o papel de ajudar o carregador, porque este não tem pressão nenhuma no early game ( EU DISSE NENHUMA, PARA DE FAZER PLAY ADC kkk).

Cada personagem tem um minigame, o guerreiro avança e dá AA o mago tem um combo de Skill e o Carregador tem o uso de AA ranged. o suporte agressivo tem o uso de habilidade e avanço e o defensivo tem controle e buffs para aliados. E a estratégia do Moba é encaixar minigames que consigam procar facilmente. Por exemplo, se o combo do Guerreiro é dar slow (Tryndamere) avançar e dar um AA Melee, pegar um guerreiro resistente a slow (Garen) faz o inimigo sofrer para conseguir ser efetivo, criando espaço.

Draft em moba é tirar minigames que prejudicam ou forçar o inimigo pegar algo que tem desvatagem. Meta é o caminho mais fácil para conquista, ou seja, os minigames com menos chance de resposta, que são chamados “quebrados”.

Todo e qualquer moba funciona nesse estilo e cada personagem lançado é um novo minigame, por isso não tem como flopar, o que pode acontecer é minigames ficarem obsoletos, como é o caso da Sona que não consegue usar sua passiva a tempo nas TFs, o Malphite perder todo seu minigame no mid game, focando em só apertar R e o Dr Mundo ser um saco de porrada com seu ult.

A vitória vem em conseguir pegar mais recurso que o inimigo, sabendo usar o minigame apropriadamente, estando na frente em recurso ( xp e gold) se compra itens que potencializam o seu combo, por exemplo,  seu personagem tem um combo de AA de quanto mais rápido bater mais você proca um efeito ( caitlyn) você faz velocidade de ataque. Conseguir procar um efeito Melee (darius) Malho congelado para dar slow, e assim vai...

(Adendo: os itens do lol são bem sem graça, não tendo opções divertidas, por isso é necessário um RW)

Com recurso na frente pressiona a estrutura, e começa a focar em destruir a estrutura dos inimigos nas rotas do aliado mais próximo. ou seja, tentar fazer o minigame na próxima lane, nada de plays mirabulosas, só fazer o básico. Mas em suma, o foco do jogo é brincar no minigame, porque a vitória depende de fatores além de você.

O conflito que gerou o lol foi que para o Icefrog não queria sair do dota, mesmo sendo personagens mods da Blizzards, ou seja, problemas de copywrite, e Trydamere e Ryze, queriam fazer algo único e autoral. Dando início ao projeto League of Legends que conhecemos.

Especial agradecimento ao Draicker que apoia sempre meus post, vlw ^.^

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
5 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Haha, eh nois mano, n precisa agradecer, sempre vc faz posts bem informativos e com qualidade coisa q é raro hj em dia no fórum.

TMJ vo ver se fico mais aqui, quem sabe aparece mais gente legal no fórum. ^.^
Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nossa, que tópico incrível! Devia ser leitura garantida pra todo fã de LoL

kkk vlw, =D imagina o trabalho que deu descobrir tudo isso kkk vlw mesmo.
Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
CancerPeniano
Aronguejo
Aronguejo

Antes de vir para o estilo MOBA, passei bastante tempo jogando RTS no StarCraft. Foi meu gênero de jogo favorito por muitos anos, até que em um vídeo que justamente explicava a origem do League Of Legends, explicando como toda a criação do jogo teve relação com isso, acabei me interessando.
Hoje, jogo ambos os estilos e acho bem divertido.
~"Seu futuro é muito mais do que apenas seu destino"