cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Noharris
Rioter
Rioter

O presente e o futuro de League of Legends

Olá, pessoal. Meu nome é Leandro e eu sou o líder do time de League of Legends da Riot no Brasil.

 

Hoje estou aqui pra gente conversar sobre o que está rolando em League e sobre o futuro do jogo.

 

Se você ainda não assistiu, te convido a começar pelo vídeo abaixo onde gravei um resumão da conversa:

 

 

League of Legends foi lançado em 2009 com a proposta de ser um jogo online e competitivo para jogar com os amigos — que fosse ao mesmo tempo profundo e divertido. Quase dez anos depois, o League se tornou o jogo de PC mais popular do mundo e tem mais de 100 milhões de jogadores ativos todos os meses.

 

Por isso, hoje a nossa visão é muito mais ambiciosa: queremos tornar o League um esporte global que dure gerações.

 

Vamos falar sobre o primeiro aspecto: o esporte. Ao falar de esporte, é natural pensar no cenário profissional. Um esporte pode ser uma profissão — mas também um hobby, uma atividade praticada em família, entre amigos, nas escolas e universidades, em torneios amadores e profissionais. Nós acreditamos que o League foi muito longe e ajudou a legitimar o estilo de vida gamer, mas ainda pode muito mais.

 

O segundo aspecto é o multi geracional. Desde o começo a gente acreditava que fazer um bom jogo era suficiente para fazê-lo crescer. Se o jogo é bom, amigos convidam amigos e o jogo cresce naturalmente. Isso funcionou durante muito tempo. Acontece que os jogadores que começaram a jogar League há dez anos amadureceram junto com o jogo. Portanto, para que o League dure por gerações é preciso apresentar o jogo para novos gamers.

 

Este é o motivo pelo qual vocês têm visto, por exemplo, ações da Riot com influenciadores que ainda não jogam League. Nós queremos convidar novos streamers e criadores de conteúdo para a nossa comunidade, para que eles possam apresentar o League para uma audiência nova. Novos jogadores não só vão fazer do League um jogo para várias gerações, mas também criam uma melhor experiência de jogo para quem já joga.

 

Também é importante entender que esta nova geração de jogadores vive um momento bem diferente. Além de League, hoje existem outros jogos incríveis no mercado. E nós ficamos felizes porque o mercado de games também cresceu muito no Brasil. Hoje existem muito mais jogadores, o que significa que existe espaço no mercado para vários jogos de sucesso, que a galera curte e reveza entre eles.

 

Considerando todo este contexto, temos muito orgulho de dizer que League of Legends nunca esteve tão bem. Desde que o League foi publicado no Brasil em 2012, o número de jogadores e a audiência do CBLOL só cresceu — e continua crescendo. Todo o nosso esforço atual é porque estamos nos antecipando e nos preparando para continuar seguindo a visão de tornar o League um esporte global que dure por gerações.

 

Um aspecto importante para o sucesso e longevidade de League é a evolução do jogo. Desde o início, League recebe atualizações de balanceamento, funcionalidades e conteúdo a cada duas semanas.

 

As mudanças sempre estiveram presentes, mas certamente foram maiores nos últimos tempos. Começamos atualizando os monstros da selva, cinco novos dragões diferentes e novas plantas em Summoners Rift. No início da temporada, apresentamos um sistema completamente novo de runas. Mais recentemente, fizemos mudanças no meta e no balanceamento, além de lançar novos campeões únicos — como o Pyke, um suporte assassino. E todas as mudanças têm o mesmo objetivo: fazer de League um jogo mais divertido e dinâmico, e menos previsível — para que cada partida seja única. De novo, para que o League dure por gerações, ele precisa mudar, oferecer novas experiências e novas maneiras de ter momentos épicos com seus amigos.

 

As mudanças são necessárias e vieram para ficar, mas sabemos que nem sempre acertamos. No início do ano, comunicamos a ideia de distribuir as novidades de League em várias atualizações, em vez de concentrá-las no início e no meio da temporada. Curiosamente, a ideia era diminuir o impacto das mudanças para os jogadores, mas o efeito foi contrário. Nós ouvimos vocês, e vamos voltar atrás na decisão.

 

É aprendendo que a gente evolui. Nós somos muito felizes e gratos pela maneira como a comunidade de League é apaixonada e engajada. O feedback de vocês é o que nos permite entender o que funciona e o que não funciona, e nos ajuda a tomar decisões melhores.

 

E mais do que nunca, precisamos deste feedback. Com vocês, a gente vai conseguir fazer boas mudanças, receber bem os novos jogadores, e levar o League para um futuro ainda mais incrível.

 

Deixem a sua opinião nos comentários, nós queremos muito ouvir de vocês.

 

Um abraço, e até mais.

728 RESPOSTAS

Gostei de ver o video, pessoalmente sei que é frustrante muitas vezes lidar com pessoas tóxicas, mas isso convivo em muitos outros jogos também, contudo eu estava a jogar a poucos dias em uma partida, quando aconteceu de cair todos os do meu time e time adversário, conseguimos voltar somente depois de 5 min e nesse período meu time como estava com as lane empurrada conseguiu abrir vantagem de gold que eles não conseguiram igualar, o server tem estado um pouco complicado, se puderem dar uma olhada.
Mas não posso negar que cara, estou Plus Ultra!!! empolgado pelo Nexus Blitz assim eu estava pelo Clash, porém acho que o mapa do Nexus Blitz podia ter umas melhoras visuais(sei q boa parte da comunidade não consegue jogar em um pc potente, uma ambientação em Zaun ou Piltover ia ser legal). E o Clash volta ou foi arquivado, talvez deixado de lado?
E seria legal um modo battle royale onde tu não comprasse itens na loja e sim dropasse eles pelo mapa, ops me alonguei d+, estou ansioso pelas novidades que estarão por vir e please próxima skin do malzahar, lancem uma que ele não esteja 100% coberto, o antigo visualmente é melhor que o novo e se possível adicionem umas novas falas a ele(talvez seja pedir d+).

''Você está começando a me entediar.'' - Jinx
" Se achou esperto, não é mesmo? " - Ahri
" Não viverão por muito tempo. " - Malzahar

Lores estão cada vez melhor!!
UalLegaalCara
Aronguejo
Aronguejo

Uhmm meu feedback. Sobre o League of Legends.. Ok, vamos lá:
- Em geral eu acho o LoL muito rico e a "aproximidade" que você ou a empresa tem com o seu publico que querer ouvir e interação com os mesmo é muito boa e uma coisa bonita de ver. Sobre isso, estão de parabéns.
- Sobre o balanceamento, eu tenho algumas queixas.. tipo vamos supor.. Irelia por exemplo está super forte e dominante, não seria melhor invez de Nerfar ela até coloca-la num caixão abraçada com Kassadin (pobre Kassadin kkk sad), melhorar ou até dar mais possibilidade de seus oponentes contra-atacar as gracinhas dela? Ou seja buffar/ajudar quem esta sofrendo com ela invés de "mata-la" like Kassadin feelings?
- Sobre a dinâmica de campeões e diversidade, nossa com todas minhas forças foi isso que me vez gostar do LoL e viciar desda primeira semana que joguei até hoje, a diversidade e ao mesmo tempo "com um controle" (não é louca louca, tudo tem um por que e ao menos é diverso), desde Atiradoras com trajes "alienigenas" até atiradoras que atiram penas afiadas em seus inimigos.. Á magas bricalhonas, desde magos mais "trevosos", é muita diversidade e riquesa em Lore, história, contos, lugares.. Reworks muito bem feitos como Swain, Irelia, e muitos outros..
- Sobre gameplay, então ai eu encontro uma "curva", por que é uma game de duas mãos, sobre habilidades formas que usa o personagem em uma partida eu gosto.. AGORA itemização, é o que mais me incomoda no jogo (na real acho que é uma das unicas coisas), eu sinto que eu tenho MUITO poucas "opções" sabe? tanto que tem até Champ que fica la morto por falta do "item X" que deixariam ele irado (não irado no sentido de dar pentakill solo, mas irado no sentido jogável sabe? que tivesse um sinergia com ele em si), Muitos items nos só faz pq "ah é bom e só tem ISSO pra preencher tal necessidade minha", seja em Magic Pen.. afinal temos oq? 3 itens só de magic pen (se não considerar Mascara Abyssal e Liandris um sub-tipo de) Botas do Feiticeiro, Morellon e Cajado de Vázio.. Cabo.. Spellvamp? nossa é eh o mais triste temos só o que pra spellvamp? Gunblade? que é muito cara e ainda sob fica bom pra "alguns" assassino AD, quase mago nenhum fica bom com aquilo. Entendem? É legal opções, possibilidade.. seila.. Mais opções talvez de item Tier3 pro Orb of Oblivion.. (mais 1 ou 2 talvez), mais opções de item Tier3 até pra Mascará Assustadora (só mais 1 ja ta bom até), entende? mais opções.. um item iconico que podia voltar "reformulado" né, proprio até pra Assassinos APs (ja que magos geralmente é o Lost chapter e depois os seguimentos do mesmo), um bom start pra assassinos AP podia ser o Orb of Oblivion e seguimentos.. podia ter pelo menos mais 1 ou 2 opções de UP pro fulgor.. um Tiamat proprio pra AP igual acontece com o fulgor q tem um itme Tier3 proprio pra ele (a Lyche Bane) seria interessante.. que tem Champ Meele AP q não tem um clearwave tão bom e uma hidra raivosa ou titânica não caem bem neles.. AH e o principal itens de Stack System "bons" riot decentes 😕 poxa.. exemplo.. uhmm deixa eu ver:
-- Book of Lost Secrets:
Recipe: 2 Amplify Tomes, 1 Saphine Crystal e talvéz tbm 1 Demoniec Codex
Passica Única: Toda vez que você matar um minion ganha 1 stack (3 stacks para abates 1,5 para assistências) com uma máximo de até 75stacks. Cada Stack da X de AP e Y de Mana bonus. E quando completar os 75 este item ganha uma Ativa também.
Ativa Única - Lost Secrests: Nos próximos 4 segundos (ou mais ai é questão de balanceamento) será adicionado X% da sua Mana Maxima ao dano de suas habilidades que causem dano mágico. Usar esta ativa não consome os Stacks, cooldown de 90 segundos. (OU então a magia ativa pode ser um dano "burst" target ou skillshot ou AoE baseado na tua mana max em % as possibilidades são muitas né kk confesso que esta segunda achei um pouco mais interessante kk)

Este item daria um caminho diferente de "opção" de build para os nossos Magos, ao invez de serem escorados no AP puro, podiam fazer um build ai "escorado" na Mana Pura, afinal ela seria dano tbm kkk entendem? Isso que sinto falta novas opções de builds para um jogo tal.. AI o que os magos (geralmente battlemages né ou até burst mages kkk) iriam preferir? Seraph, Book of Ancient Secrets, RoA, uma Bota.. coisas que os de vantagem para sua mana.. invés apenas do AP puro e bruto.. (pq atualmenta ta, faz seu item de tier3 do Lost Chapter, Morellon, Bota e ja parte pro seu Rabadon.. em 85% dos casos, jogar de mago ta isso)
Uhmm deixa eu ver uma outra ideia de stack item.. agora voltando mais pra "bruiser" mage.. invés de mana.. afinal nem tudo usa mana né? (Os rios ficarão vermelhos muhahaha)
-- Bloodstone of Hunger
Recipe: 1 Demoniac Codex, 1 Ruby Crystal, "talvez" até uma Orb of Oblivion ou Uma Mascará Assustadora.
Passiva Única: Toda vez que você matar um minion ganha 1 stack (3 stacks para abates 1,5 para assistências) com uma máximo de até 85stacks. Cada Stack da X de AP e Y de Vida bonus. E quando completar os 85 este item ganha uma Ativa também.
Ativa Única - Hunger: Nos próximos 4 segundos (ou mais ai é questão de balanceamento) você ganha X% de spellvamp e uma Movement Speed bonus, porém a Movement Speed decai ao longa da duração. Usar esta ativa não consome os Stacks, cooldown de 75 segundos ou mais.

Entre muitos outros.. isso podia favorecer magos q optaram por um caminho mais bruiser, ou até tanques APs pelo sustain extra na TF ou Magos que optam por uma build mais bruiser mas ainda sim precisam de AP e tem seu "momento" durante uma luta.. como por Exemplo: Swain, Vladimir.. geralmente Battlemages em si..

Opções para AD temos MUITAS (eu que uh diga enquanto so temos 1 opção de lifesteal AP e ainda é para um nicho de champs bem pequenos.. para AD temos ~6 itens de lifesteal kkk), Stack pra mana ja temos Manamune etc etc.. então o estado deles acho que está bom..

Sobre tanque.. so sinto falta de "mimos" para tanques AP, por que para Tanques/Lutadores AD em geral bruiser temos muitos.. Cutelo, trindade, sterak, mandibula, Hidra Titânica, e até Dança da Morte que é algo tbm de "mitigação" de certa forma e da um AD enorme. Agora tanques AP temos? er Bastão da Eras.. e Error 404 Not Found.

em geral é isso minha frustração com o LoL é apenas isso muita LIMITAÇÃO de itens, muito pouco, pouquíssimas opções..
ps: Podiam dar um remake nestas Bostas e deixa-las mais amplas né.. versáteis.. e nestes 3 itens básicos iniciais né.. pelo menos add mais 1 talvez..
Em geral nunca vocês vão ler isso e dar atenção ou criar estes dois itens citados acima kkkk MAS o Book of Ancient Secrets ali e a Bloodstone of Hunger, ja davam um MIMO muito bom pra estas "lacunas" que tem.. ps: (Será que um encantamento de item de jungle com fulgor de dano adaptativo para o dano extra do fulgor ser o que você mais tem AP/AD, ficaria muito "roubado" kk nossa seria um HINO um encantamento deste.. e bem dinâmico.. ideia haha), um path com uns ~5 itens novos AP baseados.. pq AD ja tem MUITOS mimos ;-; kkk (sendo 2 destes tais itens APs estes de stacks que eu citei kkk) meu deus eu vendia minha alma pra jogar LoL kkkk mais ainda kkkk MAS EU THIAGO, porém não sou o unico público que ceis tem pra agradar ne kkk :c
~ Momento citação refletora: "O que torna um item roubado ou inviável, não é seu efeito ou o que fazem e sim "números" para o seu balanceamento. Muitos podem falar que o Book of Ancient Secrets ou a Bloodstone of Hunger é MEU DEUS roubadas aaaa, igual fazem com tudo né? padrão... "meu deus runa q troca feitiços que robadaaa o jogo vai acabar.." "meu deus a boneca pode pegar feitiços do chão, que roubadaaaa" "meu deus o item da critico sem precisar fazer item de critico que roubadooo aaaa o jogo vai ficar desbalanceado" "meu deus olhaa isso, runa que stacka infinitamente e seu proximo AA da o dano extra baseado nos stacks dela.. NOSSA que roubadoooo o jogo vai acabar aaa" etc etc, ai quando sai e veem.. ve q nao era este show todo que estavam fazendo..

AGORA sobre runas.. eu estou muito feliz com estas novas runas vocês estão de parabens.. MESMO!
ps: Só sinto saudade/falta de uma Keystone de Sorcery boa pra pra Burst Mage, para coisas como: Lissandra, (ahri e LB até então tem vantagens com a arvore de dominação com runas como Sudden Strike etc etc), Orianna, até alguns Battlemage que tem seus "requintes" de burst como Viktor ou Thalyah entre outros.. poderem usar Sorcery sem sentir falta de "dano" e pararem de ser refés de Aery ou Eletrocutar.. Mas como ainda ta pra sair mais 3 Keystones ne (Feitiçaria, Determinação e Inspiração), ainda tenho esperanças que esta keystone de Feitiçaria que ajude estes "burst" mage esta ainda por vim kkk

Em geral isso, credo eu falo muito :Z to com fome.. abraços sz'
( ps: riot me contrata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk )
HOPE Darling
Tropa
Tropa

Sei que não tem nada haver com o tema mas vocês poderiam criar um filme animado do lol aí tipo mostra a história 5 campeões ele se juntam pra fazer alguma coisa
Reborn Death
Tropa
Tropa

Só ontem na soloq de diamond peguei 3 partidas seguidas 3 players kitando por morrer ou como ele mesmo disse “irei malhar adeus” arrume esse sistema de ban plz n da pra jogar assim,e ficaria muito feliz se o graves voltasse a ser o antigo.


@Noharris@  escreveu:

@SirJapa@  escreveu:
Queremos jogos mais lentos e balanceados como era antigamente, que a media das partidas eram maiores, e cada campeão balanceado pra cada tempo de jogo, e também chances maiores de virada, pois atualmente o snow ball é muito grande, dando nem graça e emoção de jogar uma partida completa, pois apenas uma pessoa perdeu na lane phase

Fala Quentin, será que queremos? A gente tem visto que a galera quer o contrário: partidas mais rápidos. Isso porque muita gente não consegue se comprometer por 1h para jogar uma partida.

 

A gente não quer que partidas em Summoner's Rift durem 15 minutos. Pra isso temos ARAM e novos modos de jogo com o Blitz do Nexus. Mas no geral a gente viu que partidas mais longas não é o caminho.

 

O que acha? Valeu!


É bem mais satisfatório uma partida com média de 25 minutos e máximo 40 minutos do que um stomp de 15 - 20 minutos Noharris, eu concordo geral com Quentin Smith !!

Pra mim o jogo estava ótimo, as mudanças trouxeram diversidade, a comunidade vai sempre reclamar pois mudanças são difíceis, acredito que onde vocês querem chegar esta certo, o problema e o caminho escolhido pra chegar la.
Acredito que a parte mais difícil seja o balanceamento pois se errar a mão pode matar um champ ou buffar d+

Querem mais um jogo com diversão e dinamicidade, então fazem com que valem a penas continuar a jogar não é isso que vocês querem ? Então da um jeito nas filas ranqueadas que só dá desgosto,com jogadores tóxicos,etc..Obrigado e pelo menos dessa vez vê se responda com atitudes todos os nossos pedidos
Sakra
Tropa
Tropa

Para mim o league só vai melhorar quando os balanceamentos não forem mais focados no competitivo e sim nas filas ranqueadas, muitos campeões do league sofrem com o "mal do competitivo", como :champion10:, :champion92:, :champion52:... Não estou desmerecendo o competitivo, mas acho que de certa forma só focar nele é um erro grave!

magodavidaa
Tropa
Tropa

Eu jogo LOL a um bom tempo antes eu tinha uma sensaçao quando eu jogava agr n tenho isso mais acho q oq ta ferrando o game e mto conteudo novo precisam parar de tanta atualisaçao pequena e continua ,o meu computador antes rodava lol mto d boa mais agr o cliente ta mto lagado e n sei pq a cada atualisaçao o meu fps cai mto outra coisa e que vcs parecem n tar ligando para oq a comunidade liga estao mto focado em cblol e nao so a comunidade por ex: eu assisto yoda mto eu amo o conteudo dele mais esses dias ele parou de gravar lol ate o pimp e o jukes o jogo ta caindo resolvendo essas coisas q citei acho q melhora entao rito gomes faz esse favor Smiley Indifferent

EnderBombz
Tropa
Tropa

Só acoplar o cliente com o jogo em uma nova engine , estão tentando passar um elefante em uma agulha , vocês são uma empresa grande ,o esquema dos clientes que passaram pelo lol já são iguais a quase 9 anos , abre cliente , fecha cliente abre jogo e visse versa. Nem que demore mais uns 2 anos , façam uma nova engine pro jogo alem de ficar mais fácil pra vcs , fica melhor para o publico , não sei se posso comparar com o de outro jogo aqui mas ex: Paladins , overwatch , dota 2 , heroes of the storm e uma porrada de jogo possuem o menu dentro do jogo , além de pesar menos , ia ocupar menos memória RAM dos pcs , e todos poderiam ter um desempenho positivo no jogo além de possuir menos bugs, e ter um feed back positivo de todos que jogam o jogo. Obrigado por ler

sim isso ajudaria mto

Bom, pelo o que eu entendi a ideia do post é pedir opiniões dos jogadores sobre o que mudar no nosso Lolzinho.

 

A Mudança rápida no patch realmente é algo bem ruim e muita gente não aprova. Uma hora o campeão que você joga é viavel e na outra não da mais pra jogar pq foi muito nerfado. Um aumento na troca de patch seria bem interessante.

 

Uma outra coisa muito ruim no league e que precisa ser mudado é o comportamento toxico dos jogadores. Antigamente existia a função do "Tribunal" e se eu não estiver errado os players punia os jogadores tóxicos, mas essa função foi extinta. A um tempo atrás para ter acesso ao PBE era necessário ter o elo Ouro+ na região NA e agora é aberto. Pegando essa idéia antiga do PBE e também do Tribunal onde os players punia os jogadores, eu pensei em uma idéia que pode unir ambos sem fazer os jogadores serem expostos. 

 

Punir jogadores é uma tarefa muita importante onde nem sempre a pessoa reportada merece tomar punição então até mesmo o sistema pode errar e não pode ser qualquer jogador apto a fazer este tipo de trabalho, a idéia é fazer uma parceria com uma certa quantidade de jogadores que são Diamantes+ e aumentar a produtividade de punições a partir desses jogadores. Os jogadores que não tiverem históricos de banimentos ou punições na season mais atual estão aptos a procurar este tipo de parceria e como troca receber uma quantidade de RP todo final de mês ou até mesmo dinheiro real (Dinheiro real é uma ideia que não funcionaria, eu pensei aqui e isso iria envolver muitas coisas e dificultaria colocar a idéia em pratica, poderia ficar apenas na idéia do RP mesmo) de certa forma isso seria um trabalho, estariamos ajudando nas punições. Claro, esses jogadores parceiros teriam um limite em punir as pessoas, nunca podendo da um perma ban ou caso seja algo muito extremo pedir auxilo a algum rioter.

 

Existe uma quantidade absurda de players tóxicos principalmente nos elos mais baixos e isso certamente é o que mais desmotiva os novos jogadores a continuar jogando o game. Perder é normal e sempre vai acontecer, mas ninguem merece perder e ainda ter que sair com estresse pós game por causa de alguém que fica te xingando a partida toda, a opção de mutar é boa e no final da partida, no Lobby, deveria continua ativa pq é onde tem os piores xingamentos.

Comunidade tóxica sem punição, jogadores troll sem punição, atualizações desmotivadoras,e desbalanceamento, não jogo com frequência por esses motivos. A Riot só faz algo quando dói no bolso e nos números ^^ e ainda mais no futuro.
EuOnyx
Tropa
Tropa

Muito bom o jogo em si, mas o jogar está uma porcaria. Tem muito troll que atrapalha o jogo.
Estou pensando em partir para o DOTA2.
Adriano
Tropa
Tropa

Eu queria que o lol voltasse a ter a mesma pegada que anos atras, quando era claro quando um champ era early ou late game, quando comps ealry game realmente funcionavam no early game. Queria que os buffs e nerfs fossem baseadas nas win rates da SoloQ, não em jogos competitivos, aqui no fórum n vai ter nenhum pro player dando dica pro joguinho, as pessoas que estão aqui são jogadores casuais.
Nesse evento curtindo o verão, eu gostei da ideia de vender orbs de acordo com as lanes, por favor façam isso mais.



ArdonN 1v9 o Noharris esta com pensamento no meta, desse ponto de vista ele esta certo, mas a quantidade de jogadores que preferem o jogo normal é maior, não entendo o motivo da empresa ainda insistir no meta, sei que é mais bonito nos campeonatos, bem, pelo menos era, eu passava horas assistindo partidas, agora quando assisto uma e ela termina rápido ja vou pra outra coisa e não volto mais pra transmissão.
Não digo nem o quanto esta nojento enfrentar sempre os mesmo campeões nas partidas porque o meta não permite outras escolhas se voce quiser se divertir, ou escolhe o meta ou passa raiva em uma snowball.
iManolo
Tropa
Tropa

Devolva o Graves antigo. Igual fizeram com a LB
De Bobis
Tropa
Tropa

Creio que a principal dificuldade que todos os players encontram é o sistema de ganha e perda de pontos em jogos com fila ranqueada.
Independente da sua jogabilidade no jogo, você irá perde ou ganhar o mesmo numero de pontos, não importando se você fez sua parte ou não.
Sei das dificuldades em se avaliar a participação de cada jogador em um jogo, mas aquela que trola, não pode perde o mesmo numero de pontos que aquele que fez de tudo para ganhar.

Boa Noite
Tropa
Tropa

Olá, como tenho que ir pra facu não vou conseguir dar o feedback que estou querendo, então, nesse primeiro momento só peço uma atenção pras historias da sorakinha e pro boizão(alistar), principalmente a soraka. Poderiam dar um teaser pelo menos de uma mudança, pois a historia dela(soraka) esta convergindo com a do WW.

Chegando da facu escrevo o textão do meu feedback. 😃 .....................
Maria Júlia
Dragão
Dragão

Olá, vou dar minha opinião sobre isso.
O Lol é um jogo maravilhoso, divertido tanto pra jogar como de se assistir. As mudanças são importantes, sendo elas boas ou ruins. O esforço em dar conteúdo sobre o jogo, como as cinematic's por exemplo, também é. E a visão e o planejamento que vocês estão tendo é espetacular, transformar o jogo como um esporte pra gerações é lindo. Saúdo e aplaudo de pé esse plano! Porem, na minha visão, pra que isso realmente aconteça, o foco desde agora, deve ser a comunidade. O mercado de games no Brasil cresceu sim, há muitas excelentes opções de jogos pra nós, mas nenhum deles é como o Lol. O lol pode sim estar crescendo ainda e tudo mais, mas, ele não é mais querido como era a pouco tempo atrás. Hoje, pelo que vejo, ele não é mais o main game da maioria que ainda joga. Isso não acontece por que existem outras excelentes opções de jogo, e sim, por que a comunidade do jogo é um **cogumelo do teemo** e faz com que não queiramos mais jogar o jogo como realmente gostaríamos. O acampamento Yordle foi algo que realmente eu gostei e o que eu vi só reafirma essa minha visão. Não era pra ter sido tão dificultoso conseguir atingir o objetivo do acampamento, mas foi difícil! Quantos aqui não tiveram que engolir seco por que não quiseram reportar pra barra não cair? Eu tive que fazer isso inúmeras vezes... Não é papel da Riot dar educação pra piazada, que na minha visão, são a grande maioria tóxica em peso do jogo. São a grande maioria, ao meu ver, mas a briga é feia com os marmanjos pai de família pra ver quem é mais tóxico. E a sensação que eu tenho é que a Riot tenta fazer isso, educar os jogadores, igual uma mãe que dá umas "chineladas" de pantufa nos filhos pra educa-los, chineladas que não tem efeito nenhum. A sensação que se tem é essa, que a Riot é aquela mãe que xinga dando carinho pro filho, levando café na cama pro filho que ta de castigo no quarto... E não deve ser assim, Riot é uma empresa, capitalista que visa lucros e ela deve agir assim. Se tem um funcionário falando mal da empresa, vazando informações e etc, prontamente você deve agir e não dar uma chance pra ver se aquele alguém vai mudar de atitude. A pessoa pode mudar de atitude? Pode e deve, mas primeiro faça isso e depois tente voltar.

 

O que vivemos dentro no jogo não deveria ser algo normal, mas é! Se alguém reclama de que caiu numa partida com gente tóxica, o que a esmagadora maioria vai dizer pra você? "Ah, muta o cara, foca no jogo e reporta no final". Isso já é o padrão por que a toxidade no jogo já é algo padrão e que "faz parte do jogo". Hoje eu cai na soloQ contra alguém que pegou nível 30 e foi ranked, obviamente o cara foi esmagado e o jogo acabou com o arauto dançando. O que aconteceu? Chuva de rage em cima do cara, pedidos de report, xingamentos e etc. Obviamente o cara é da nova leva de jogadores, mas quem vai querer continuar a jogar assim? O cara me falou que se eu não tivesse chamado ele pra jogar depois, dado dicas e etc aquela teria sido a ultima partida dele... O cara em todas as partidas contra bot antes disso tinha tido média de 40 de farm em 20, 30 min... 1 partida que jogamos dando orientação pra ele... o cara tirou S de Sivir e terminou com 190 de farm em 20 min. É isso que acontece normalmente? Não... Eu mesmo não faço isso sempre, fiz por que eu sei que tem uma cambada nova chegando por conta das ações de marketing da Riot. Mas o rage em cima dele, sendo que era obvio que ele tinha começado agora, deveria ser inadmissível. Mas não é... tenho certeza que ele recebeu report dos 4 do time dele.

 

A comunidade horrível do League é sim o pior e principal problema do jogo! E se não for dada a devida atenção a isso, não vai adiantar ter um jogo maravilhoso se ninguém vai querer jogar. Riot vai dizer "estamos dando a devida atenção. Estamos fazendo isso e aquilo, os dados indicam melhoras e o jogo não para de crescer e blá blá blá". Não. Pensar assim é mentir pra si mesmo. A um ano ou dois, Lol era meu main game e as vezes jogava outra coisa, e olha que, desde daquela época, tinha jogos lindos pra se jogar. Não jogava por que queria jogar Lol. Hoje não é mais assim, e não é por que enjoei do jogo. Tenho certeza que pra maioria também é assim. Poucos aqui vão dizer que Lol é o main game deles, tenho certeza. E quem ainda só joga lol é por que, provavelmente o PC não permite jogar outras coisas ou por querer ser Pró-player. E se o League of Legends quer realmente ser um jogo pra gerações, isso deve mudar e mudar AGORA, principalmente por causa dessa nova leva de jogadores, que sim, estão vindo.

 

Toxidade não deve ser algo normal que faz parte do jogo, dizer isso é o mesmo que dizer que carrinho por trás no futebol com as travas da chuteira miradas pra cima é algo normal que faz parte do jogo. Isso não é algo que merece cartão amarelo, mas sim, vermelho direto com punição de vários jogos de suspensão. Hoje no lol, a pessoa tem que dar vários e vários e vários carrinhos desse tipo pra receber um cartão vermelho, quiça um amarelo! Riot deve fazer jus ao seu Logo, e deve ser um punho fechado e pesado contra a toxidade. Já passou do tempo de parar de pegar leve com o pessoal. Riot vai dizer "Não pegamos leve, temos a ferramenta do report, ticket e etc" "Temos isso e aquilo, fazemos isso e aquilo". Mas não, a sensação que temos não é essa. Muitos aqui são ativos no Twitter, e receber um feedback de report é tão bom e tão raro que muitos aqui fazem questão de postar isso kkk Essa semana recebi 2 e como diria o MEME "foi bom? Foi ótimo". Mas pra quantidade de trolagem, rage, toxidade que eu presenciei... nem se compara.

 

O que a Riot está fazendo contra a toxidade funciona? Funciona! Funciona bem? Não. Quantas partidas alguém que comete ofensas racistas precisa jogar pra ser punido? Quantas pessoas ele precisa ofender ou quantas pessoas ele VAI conseguir ofender até que seja punido? Eu mesmo já cai 3x seguidas com o mesmo player que fez isso... no minimo 27 pessoas tiveram que passar por algo absurdo até que aquela pessoa tenha sido punida. Isso sé é que foi, por que não temos como ter certeza. Eu acredito que sim, e torço com todas as minhas forças para que isso tenha acontecido. Eu tenho medo de ir hoje, olhar o perfil daquele player e ver que ele joga até hoje. Vê em que ponto estamos? Por mais que eu queira que não, não duvido que esse cara não esteja jogando até hoje com aquela conta, realmente não duvido. E olha que isso é uma ofensa gravíssima, um crime passível de prisão! A Riot é uma empresa séria e que merece muitos elogios! E de verdade, é uma das poucas empresas possíveis de se defender hoje em dia e o sucesso dela não é a toa, dela e de quem trabalha nela. Mas é evidente que ela é muito branda. Digo novamente, já passou da hora da Riot pegar pesado contra a toxidade. Uma empresa que quer ser algo que vai fazer parte da vida de gerações, não pode ter o 'Punho' leve para com um assunto tão sério. Riot não deve se preocupar em como pode fazer para que quem é tóxico mude e não seja mais. É claro que ela já tentou isso e obviamente não deu certo. Hoje ela tem que bater o seu "riot" na mesa e dizer que não quer mais isso no seu jogo. Ponto final. Quer ser tóxico? Quer xingar? Quer trolar? Aqui não! Como se consegue isso? Eu não sei... Mas o jeito BRANDO que estão lidando com isso hoje e a bastante tempo não funciona.

 

Lembro do Yoda que foi punido com suspensão de jogos porque gritou "flango". Muito defenderam ele, muitos disseram que foi exagero da parte da Riot. Eu não, e mesmo gostando e torcendo pra caramba pra ele, eu aplaudi a punição. Acho que foi exagero sim, mas um exagero necessário. E é esse exagero necessário que eu quero ver na soloQ (Seja ranked, normal game ou contra bot) do dia a dia, não só na 'TV'. A hora do exagero é essa, por que esta vindo uma gurizada nova ai, e do jeito que está, eles não vão ficar. ELES NÃO VÃO FICAR. Counter Strike é um excelente exemplo de jogo que já faz parte de gerações. Eu, por exemplo, com meus 28 anos, jogo desde o 1.3 kkk Hoje jogo com meus sobrinhos... kkk tenho amigos da faixa e também passam dos Quarentão que ainda jogam! Tem os tóxicos na comunidade do CS? Tem! Tem em todo o lugar! Mas o modo como eles, por exemplo, lidam com isso é bom. Pelo menos melhor que o Lol. Tem o cara toxico na partida? Kicka ele e joga com bot, na grande massiva maioria das vezes é muito melhor. A gente perde a partida? Quase sempre... mas a sensação e muito melhor! A comunidade do CS é 1000x melhor que a do Lol, isso que nem de longe ela é a melhor comunidade. É por causa disso? Não. Mas que isso ajuda, ajuda. Por que deixa a sensação de que coisas desses tipo não são aceitáveis. Coisa que o lol não consegue dar. A sensação que tenho com relação ao CS é que a empresa responsável confia nos seus players, o Overwatch do CS é um exemplo disso. É muito gostoso quando eu recebo um pra fazer... cara... é muito bom! Não só por saber que o cara que fez cagada vai ser punido, mas também, por que muitas vezes, da pra salvar alguém de sofrer injustiça . E sério... isso não tem preço! Não parece ser grande coisa, mas ao meu ver, é uma coisa que faz a comunidade do CS ser muito melhor sim!

 

CS não é mais o meu main game também, mas não é por causa da comunidade como é com o Lol por exemplo. E eu não sei... mas quem para de jogar lol, ao que me parece, normalmente é por causa da comunidade e não do jogo e suas mudanças ou por que enjoou do jogo.
O que eu acho que poderia ser feito? Exageros.
O peso do report ser aumentado drasticamente. Assim como as punições.
Punição pesada ao mau uso do Report.
Insta punição ao uso de palavras de baixo calão no chat. Punições pesadas ou não, mas que haja punições.
Fidou? Manda um player com honra 5, 6,7 ou de elo alto analisar na hora, de preferencia maior de idade. Foi intencional? Ban!
Não foi? Aumenta o tempo de espera na soloQ pra acalmar os ânimos e segue o baile.
Pegar pesado Riot, bem pesado! Literalmente bater o punho na mesa e dizer:
Toxidade, aqui não!

https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640