cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Noharris
Rioter
Rioter

O presente e o futuro de League of Legends

Olá, pessoal. Meu nome é Leandro e eu sou o líder do time de League of Legends da Riot no Brasil.

 

Hoje estou aqui pra gente conversar sobre o que está rolando em League e sobre o futuro do jogo.

 

Se você ainda não assistiu, te convido a começar pelo vídeo abaixo onde gravei um resumão da conversa:

 

 

League of Legends foi lançado em 2009 com a proposta de ser um jogo online e competitivo para jogar com os amigos — que fosse ao mesmo tempo profundo e divertido. Quase dez anos depois, o League se tornou o jogo de PC mais popular do mundo e tem mais de 100 milhões de jogadores ativos todos os meses.

 

Por isso, hoje a nossa visão é muito mais ambiciosa: queremos tornar o League um esporte global que dure gerações.

 

Vamos falar sobre o primeiro aspecto: o esporte. Ao falar de esporte, é natural pensar no cenário profissional. Um esporte pode ser uma profissão — mas também um hobby, uma atividade praticada em família, entre amigos, nas escolas e universidades, em torneios amadores e profissionais. Nós acreditamos que o League foi muito longe e ajudou a legitimar o estilo de vida gamer, mas ainda pode muito mais.

 

O segundo aspecto é o multi geracional. Desde o começo a gente acreditava que fazer um bom jogo era suficiente para fazê-lo crescer. Se o jogo é bom, amigos convidam amigos e o jogo cresce naturalmente. Isso funcionou durante muito tempo. Acontece que os jogadores que começaram a jogar League há dez anos amadureceram junto com o jogo. Portanto, para que o League dure por gerações é preciso apresentar o jogo para novos gamers.

 

Este é o motivo pelo qual vocês têm visto, por exemplo, ações da Riot com influenciadores que ainda não jogam League. Nós queremos convidar novos streamers e criadores de conteúdo para a nossa comunidade, para que eles possam apresentar o League para uma audiência nova. Novos jogadores não só vão fazer do League um jogo para várias gerações, mas também criam uma melhor experiência de jogo para quem já joga.

 

Também é importante entender que esta nova geração de jogadores vive um momento bem diferente. Além de League, hoje existem outros jogos incríveis no mercado. E nós ficamos felizes porque o mercado de games também cresceu muito no Brasil. Hoje existem muito mais jogadores, o que significa que existe espaço no mercado para vários jogos de sucesso, que a galera curte e reveza entre eles.

 

Considerando todo este contexto, temos muito orgulho de dizer que League of Legends nunca esteve tão bem. Desde que o League foi publicado no Brasil em 2012, o número de jogadores e a audiência do CBLOL só cresceu — e continua crescendo. Todo o nosso esforço atual é porque estamos nos antecipando e nos preparando para continuar seguindo a visão de tornar o League um esporte global que dure por gerações.

 

Um aspecto importante para o sucesso e longevidade de League é a evolução do jogo. Desde o início, League recebe atualizações de balanceamento, funcionalidades e conteúdo a cada duas semanas.

 

As mudanças sempre estiveram presentes, mas certamente foram maiores nos últimos tempos. Começamos atualizando os monstros da selva, cinco novos dragões diferentes e novas plantas em Summoners Rift. No início da temporada, apresentamos um sistema completamente novo de runas. Mais recentemente, fizemos mudanças no meta e no balanceamento, além de lançar novos campeões únicos — como o Pyke, um suporte assassino. E todas as mudanças têm o mesmo objetivo: fazer de League um jogo mais divertido e dinâmico, e menos previsível — para que cada partida seja única. De novo, para que o League dure por gerações, ele precisa mudar, oferecer novas experiências e novas maneiras de ter momentos épicos com seus amigos.

 

As mudanças são necessárias e vieram para ficar, mas sabemos que nem sempre acertamos. No início do ano, comunicamos a ideia de distribuir as novidades de League em várias atualizações, em vez de concentrá-las no início e no meio da temporada. Curiosamente, a ideia era diminuir o impacto das mudanças para os jogadores, mas o efeito foi contrário. Nós ouvimos vocês, e vamos voltar atrás na decisão.

 

É aprendendo que a gente evolui. Nós somos muito felizes e gratos pela maneira como a comunidade de League é apaixonada e engajada. O feedback de vocês é o que nos permite entender o que funciona e o que não funciona, e nos ajuda a tomar decisões melhores.

 

E mais do que nunca, precisamos deste feedback. Com vocês, a gente vai conseguir fazer boas mudanças, receber bem os novos jogadores, e levar o League para um futuro ainda mais incrível.

 

Deixem a sua opinião nos comentários, nós queremos muito ouvir de vocês.

 

Um abraço, e até mais.

728 RESPOSTAS

SUGESTÃO: Dêem mais reastrição de chat. Se a cada pessoa que reportar rage, dêem ban de 1 partida no chat do reportado.
Mesmo que ocasione alguns fake reports (o que vcs conseguem ponderar no sistema), vale muito a pena.
O jogador que ficar mutado vai, no mínimo não tiltar outras pessoas na próxima partida e interrompe o ciclo de rage/tilt.
Vai ser muito mais saudável e não vai prejudicar ninguém. Até pq, qse tudo de estratégia comum dentro do game dá pra fazer com ping.
Bgsilas
Tropa
Tropa

Uma das Medidas seria conter os trols e dar real ligança ao feedbeck que damos sobre toxidade, trols e randos nas filas rankeadas ! 


@Riot Mundico@  escreveu:
Yoyo Akuar, belezinha?

Valeu pela sua opinião. Eu, como gamer mais véio (não melhor nem mais experiente, véio mesmo, rsrs) respeito muito aqueles jogadores que tem uma relação profunda com o nosso jogo, afinal acho que são poucos os jogadores que jogam desde 2012, GGWP por isso!

Sobre seu feedback, queria sua ajuda para entender melhor como tem sido o impacto em você na utilização da plataforma do nosso fórum. Entendi que tem um ponto sobre interação entre Rioters e jogadores - nesse ponto, consegue dar exemplos e mais detalhes? Além disso consegue dar mais detalhes do que é ser "nada funcional"? (pessoalmente acho esse comentário um pouco "hard" sem muito contexto, e até meio agressivo se colocado dessa forma). Ter mais detalhes e exemplos sempre é um bom caminho para que a informação chegue ao lugar certo.

Sobre uma maioria não gostar deste fórum - você tem certeza desse dado ou está falando por uma experiência própria e de amigos próximos? Sobre o fórum eu acho que qualquer mudança vai demandar da gente adaptação. Convenhamos que mudar e se adaptar não é algo "gostoso" de fazer. Eu mesmo confesso que quando entrou a nova plataforma do fórum eu fiquei um pouco perdido, mas hoje a percepção não é mais essa. Tem coisa pra melhorar? Claro! Sempre vai ter! E é com a ajuda de todos vocês que vamos transformando as coisas aos poucos.

Topa ainda dar um voto de confiança no desafio de deixar essa plataforma TOP antes de recomendar voltamos ao antigo?

Pra fechar, eu AMO que tu curtes diversidade no LOLzinho - eu também! Rsrs, curto a ideia de ser pego de surpresa contra uma bot-lane que nunca joguei com dois bonecos melees. Pra mim é mais aprendizado - às vezes ele vem com a vitória, outras com a derrota.

😉
GGWP

@Riot MundicoOla , gostaria de esclaresser umas coisas aqui no Forum , Primeiramente quando o forum foi mudado, nos Disserão que ele mudaria, e que teria outras melhorias de acordo com o nosso feedback, no inicio tudo era bug, normal para uma plataforma que tinha acabado de mudar, porem alguns erros e bugs continua ate hoje , inclusive o Corretor ortografico na resposta com citação.

 

com isso em mente bugs constantes, sistema de forum totalmente novo para 2005 e não para 2018, alguma coisa tinha que acontecer, teve em maio Algumas, mas foi mais tapa buraco do que realmente um melhoramento.

 

parece que você não olha as Discursões sobre o forum , onde muitos jogadores mostra o seu descontentamento frequentemente.

 

Ele precisa concertar Varios Bugs.

Melhorar o sistema de visualizações.

Acessibilidade.

Organização como todo ele e bem confuso para iniciantes.

Ferramentas simples no responder:

                                     *Formatação de texto

                                     *cores

                                     *hiperlink de imagens

dentre outros.

 

muitas coisas poderia melhorar , mas aceitar e mais facil, onde a maioria ja desistiu pois não temos nem uma ferramenta que funciona direito que deveria ser interratividade , se torna frustração pois não temos nenhum impacto perante a publicadora, temos os nossos moderadores que tenta fazer o maximo que eles conseguen sem nenhum retorno ou esclarecimento.

 

Onde a nossa comunidade está em crescimento, não temos nenhum retorno sobre o nosso feedback tende a passar a impresão que somos menores comparados a outras regiões, onde a Publicadora e a comunidade tende a ser mais próximas, diferente aqui do Brasil, onde fica um afastamento muito grande sobre a comunidade, tende a perceber o tamanho desse topico em poucas horas.

 

não coloco muita fé que essa pequena interção que está acontecendo hoje pois sei que daqui a 1 mês , voltara como sempre, a galera isolada da publicadora como aconteceu nesses ultimos meses, não adianta falar que estão proximos e tentar nos ilidir com promessas vazias e nada de realmente concreta.

 

No Boards nos queriamos mais transparencia com a Riot, onde a discrepancia de interratividade com Rioters do NA é absurda, qualquer duvida ou feedback ou Bug e levado a sério , diferente da nossa região, onde o afastamento e muito grande , chegando a ponto de moderadores fazer o trabalho que era para ser dos Rioters, como melhoramento das ferramentas, interratividade, e esclaresimento de algumas situações, como nunca acontece foi o estopin da revolta da comunidade a respeito dos Youtubers, nunca teve nenhum tipo de clareza.

 

eu não gosto desse forum, porem e a nossa unica forma de contato com a Riot aqui no Brasil, mas todos que são realmente usuarios ja sabem, Nada postado aqui no fórum tem alguma relevancia pois não está no Reddit.

assim por que as skin ultima-te ja vem permanente e as skin épica não? acho que é meio injusto por que pra ativar uma épica é 1050 e é super difícil ganhar essência laranja, acho que vocês deveriam diminuir o valor ou então oferecer mais essência laranja.
Bgsilas
Tropa
Tropa

O que iram fazer em relação a galera Toxica do jogo ?
Zenjikan
Tropa
Tropa

Na minha opinião, o LoL está muito bom e rico em dinâmica e gostei muito em dizer que vão deixá-lo ainda mais, parabéns pelo trabalho e aqui vai minha sugestão:
Será que é possível abrir uma aba de votação para alguns buffs ou nerfs nos campeões para a comunidade, para uma opinião direta dos jogadores do League.
Avaliem com carinho... Valeu!
GGWP!
JIR3N
Tropa
Tropa

Os principais pontos para melhora do LOL está diretamente ligada com o equilíbrio das filas ranqueadas e a galera toxica. As filas apesar de aumentar o tempo de espera precisa ser melhor balanceada em relação aos níveis dos jogadores e em relação a toxidade seria o certo algum tipo de filtro de chat onde algumas palavras chaves renderia punição de algum minutos de espera.
só pontinho
Tropa
Tropa

servidores otimizados muitos tem problema do server cair em certas regiões do Brasil, client mais estável e sem bugs, e com menos toxicidade possível por parte dos Players. Simplesmente concretizaria ainda mais o jogo como sendo O MELHOR de todos os tempos.
- "Oooh a eternidade que Passaremos juntos!"
Tumblord
Tropa
Tropa

Vou falar o q EU penso a respeito do jogo:
Balancear de acordo com o competitivo não funciona* e vou dizer por que:
Os campeões geralmente são nerfados, ou ajustados pra funcionar com o time, ok, funciona bem no competitivo e no competitivo somente, por que os jogadores são muito bem coordenados.
Mas... quando um campeão começa a se destacar muito na SoloQ, ele é balanceado pra funcionar melhor em cenários 2v2 ou 5v5; não quero dizer que todos deveriam ser campeões de 1v1, mas perder essas vantagens sozinho, em troca de mais sinergia com aliados, faz exatamente o campeão depender mais do time. Existem campeões que estão sempre sendo banidos, que são justamente aqueles que quando os jogadores sabem o que fazer, ganham o jogo praticamente sozinhos (cof - fizz - cof cof - yasuo, zed)
Não sei se deu pra entendeu, mas basicamente, o jogo fica injusto quando um campeão precisa de um aliado pro seu kit funcionar de maneira satisfatória... quando sozinho ele não consegue funcionar...

*tudo tem exceções, não sejamos tão extremos

Amigo o que me fez perder o interesse foi a penas o desbalanceamento de campeões, vou dá um único exemplo: IVERN, campeão recente, com habilidades única, mas sem chances de se jogar!

novos monstros nas selva, novo mapa, menos patches, mais modos para diversão ao invés de somente competição
Läyton
Aronguejo
Aronguejo

O sistema de reporte ou "denunciar um jogador" não estar funcionando, oque vocês pretendem fazer em relação a isso?

Bom.... eu particularmente não acredito mais em uma palavra que venha de alguem da Riot. Não é nada "pessoal", mas toda vez que a empresa quer empurrar alguma coisa garganta abaixo das pessoas, ela aparece com esse papinho bonitinho dizendo que tudo isso é por vocês.

Porem vocês (jogadores) não deveria ter esquecido que a Riot NUNCA quis ouvir vocês..e a prova disso (ou uma delas) é esse forum.
Rioter mal aparece por aqui e quando aparece dá resposta genérica ou se resume a remover postagem.

EU SEI que não tem como responder todo mundo uma vez que existem coisas muito mais importantes a serem tratadas do que um bando de viciado reclamando num forum.... POREM, é perfeitamente possível que PELO MENOS em casos mais sérios (Como o bug da tela preta ou da reconexão) a Riot pelo menos pareça se importar com o que está acontecendo com as pessoas.
Soluções paliativas, remover programas do pc das pessoas ou alterar configurações que antes funcionavam...nada disso passa uma imagem de alguem que realmente esteja preocupado com o que está acontecendo.
Fora isso, ainda tem o problema no suporte ao jogador, onde os mesmos se sentem "enganados" pelo Suporte já que em 90% dos casos eles mandam uma resposta genérica (que provavelmente foi copiada e colada) ou aquele velho tapinha nas costas dizendo que não podem fazer nada e que sentem muito.

Eu posso passar o dia inteiro aqui falando o que me desagrada nesse jogo e o que me fez desistir dele, mas me resumo (pelo menos por enquanto) a mencionar o quanto a empresa aparenta não estar nem aí pros jogadores e só aparecer quando querem feedback sobre algum ponto que é de interesse DELA (Novamente a Riot aparece com essa historia dos youtubers sendo que TODO MUNDO já votou contra.)

Repito o que disse la em cima...Eu sei que nao tem como dar atenção a todo mundo...mas tambem se fingir de surda-muda em casos que afetam a experiencia do jogador e depois aparecer com a cara mais lavada do mundo dizendo que tá estuprando, mas pelo menos ta usando camisinha...é ruim de aceitar.

O league of legends é um jogo que atrai muita gente por conta de não depender de "cash" para se tornar o mais forte ou melhor. O jogo realmente atrai muitos jogadores, porém acredito que ultimamente a riot tenha deixado a desejar nas ultimas atualizações que fez, com a uniao da moeda ip para essencia azul e com a entrada do sistema de lvl, ficou mais dificil obter campeões, tal que o player deve possuir para ter um dominio melhor do mesmo e poder jogar em filas ranqueadas, como atualmente não se ganhar mais "IP" quando acaba a partida da ao player uma sensação que esta jogando em vao e nao tem nada a ganhar. Uma outra coisa que notei tambem é que como habilitar o campeão com fragmento que ja possui ser mais barato, a  maioria dos jogadores como eu deixa de comprar campeões que deseja e começa a habilitar campeões que ja possui o fragmento por ser mais barato, isto afeta que a pessoa acaba habilitando o campeão que veio e não o que tem interesse em jogar, espero que isso mude logo, e que passe a ganhar essencias ao acabar partidas!! 

Brave Bird
Lenda
Lenda

VGU's hoje, VGU's amanhã, VGU's para sempre! Vocês tem uma equipe de designers extremamente fodástica, por favor continuem o trabalho a todo vapor! Há inúmeros champs que precisam urgente de um BALANCEAMENTO e de principalmente um design novo e atualizado.

:champion5::champion21::champion23::champion44::champion53::champion66::champion72::champion79::champion80::champion82::champion97::champion100::champion116::champion125:


E outra coisa que eu esqueci de falar...

Eu não estou pedindo que vocês odeiem a Riot ou saiam do jogo so porque eu saí...Nada a ver.
Se você curte a Riot...beleza....continue curtindo pelos motivos que você quiser...Eu só estou expondo o MEU ponto de vista e isso NÃO É UMA VERDADE UNIVERSAL.
Eu me senti lesado pela empresa, me senti manipulado pela Pérola e não quero mais ter esse tipo de impressão de novo. Além disso, eu tambem encontrei muitos problemas com relação ao jogo que foram tratados de maneira como se a culpa do problema fosse minha...e por mais que eu tenha PROVADO que não foi, levei aquele velho tapinha nas costas e um email dizendo que o problema era o meu computador. (Me refiro ao inicio desse bug de reconexão que me levou a ser banido permanentemente)

Enfim...Entendam que esses são os MEUS motivos pra abandonar o jogo. Se você não tem problemas com o jogo ou com a riot, ok.... continue se divertindo no seu jogo e vá ser feliz... Eu so estou expondo o que EU sinto.
Vehrgil
Tropa
Tropa

Fiz uma postagem recentemente aqui no forum sobre isso mas nunca tive um retorno, mas acho que é obvio que acima de qualquer coisa, o maior problema atual do LoL está na questão da comunidade tóxica e afins. Entendo as tentativas que a vocês da Riot tentaram trazer com o sistema de honras e o Acampamento Yordle mas sinceramente não vejo isso funcionando na prática. Acredito que seja necessário uma reformulação no processo de punição, de forma que o jogo seja menos tolerante com rages e comentários tóxicos e mais transparente com as "regras de convivência"
Boa Noite
Tropa
Tropa

Opa, como prometi anteriormente, cheguei da Facu e bora pro textão(espero que não seja) do meu feedback 😃 . Juro que vou tentar ser o mais objetivo e claro possivel.

Antes de tudo, Parabens pela paciencia que estão tendo e por abrir essa comunicação direta com a comunidade, com certeza chegará uma hora que vão estar de saco cheio de tanto ler kkkk.

Como você se apresentou com seu nome, acho justo tambem dizer o meu, Jean.

 

Bom, algum tempo(1 ou 2 anos) atras abri um topico no forum o qual vocês responderam e fiquei muito feliz sobre o posicionamento.

O Topico era sobre a comunicação dentro do jogo, a necessidade da comunicação por voz em um jogo.

Até procurei o topico pra embasar melhor os argumentos e comparar o que mudou de la pra ca, mas acabei não achando, por ser do forum antigo

.

Mas eu me recordo de algumas coisa ditas, os quais eu afirmava o quanto eu acreditava, e ainda acredito, que uma comunicação por voz dentro do jogo pode mudar completamente o cenario da comunidade, tanto num nivel de qualidade de jogo, toxidade e nivel de divertimento, para melhor.

E o feedback(ao menos o que lembro) de vocês foi de que o sistema de voz seria muito complexo pois existiria variaveis muito difíceis de lidar principalmente o comportamento, como por exemplo:

- Como funcionaria o sistema, feed in/feed out,etc(lembrando que isso foi antes do sistma de voz chegar);

- Toxidade, como poderiam controlar, saber o que esta sendo dito e como funcionario o report a alguem que utiliza o sistema de voz;

- Abuso e qualidade;

 

Acredito que foi falado mais coisa, mas lembro que os maiores "problemas" apresentados por vocês na epoca seria o sistema funcionar dentro do jogo, comportamento/toxidade e controle do report.

 

Trazendo pro hoje, gostaria de saber o posicionamento sobre esse quisito.

Hoje o sistema de voz já existe, qual o principal empecilho de não habilitar ele para todos do time poderem conversar.

Existe tecnologia de speech to text que poderiam ser utilizadas para log e implentação junto aos logs de chat de texto, podendo assim mesclar ao sistema de report.

Ainda defendo que os jogos ficariam mais leves e divertidos com um comunicação por voz do que você ter que ficar parando para digitar, sendo que sabemos que o LoL depende de segundos de desatenção o adversario tira vantagem.

 

Acredito que assim como eu existe muitas pessoas que joga por casualidade e diversão. Muitas das vezes eu quero entrar em um jogo e conversar e me divertir. Porem, o entendimento de vocês, eu teria que encontrar algum amigo online ou chamar pra entrar no chat por voz, sendo que normalmente eles utilizam o Discord. Mas eu só quero entrar no jogo e "brincar", não ficar levando toda partida a serio. Como vou fazer amizades novas e me divertir com o jogo sendo que vocês limitam o jogo a um chat que não expressa sentimentos, ou melhor, a interpletação daquele chat é de quem esta lendo, exemplo:

Estou mid, pingo e escrevo pra bot lane: "joga recuado"; (em minha mente eu estou falando isso de uma forma calma e serena,e acreditando que ele vá interpletar como um conselho)

O cara da botlane que pode estar num dia ruim ou estar mal no jogo e interpletar aquilo de um forma tempestuosa e que estou tentando dar uma ordem ou "ensinar" ele jogar;

Por voz eu conseguiria colocar essa entonação, ajudar ou até mesmo acalmar, por chat a siatuação é sempre piorar.

Entendem que existe uma diferença gigantesca na entonação da conversa de chat pra conversa com voz.

 

Entendo que pra vocês, pode desfavorecer uma equipe, onde alguns usa chat por voz e outros não. Então por que não colocar somente em modos como o aram e normal game, onde é pra você se "divertir" mais do que realmente competir. Nas ranked continua somente com chat de texto normal.

 

A questão de toxidade, simplesmente pode ser combatida como já esta sendo feito hoje. Report, pois já estara sendo embutido nos logs de texto. E caso o sujeito continue sendo toxico, restrição de chats.

 

Acho que por enquanto minha maior frustação com jogo é essa.

Assim que lembrar eu posto mais coisas  ^^.

 

Esperança
Aronguejo
Aronguejo

Precisamos de mais skins pra Lulu, é isso >:^(

Discordo em uma única coisa com o carinha do Textão (Como se eu escrevesse pouco hehehe)..

Mas então...Concordo que parar pra digitar é praticamente pedir pra morrer numa partida.... Seria sim muito mais eficiente que a pessoa tivesse a possibilidade de falar por chat pra não ter que "parar" e digitar...

POOOREEEEM.... você sugeriu algo como "Apenas na normal game e não nas Rankeds"...é AQUI que eu penso diferente.

Devia ser o contrário.... ou seja... manter chat por voz APENAS nas Rankeds e por texto nas normais ou Aram..e vou falar porque.

Nas Rankeds existem dois pontos a favor do chat por voz. O primeiro é que, como se trata de uma partida na qual se perde MUITO quando o time é derrotado, então o cara precisa de uma estratégia rápida, ou seja...ele ta no MID e percebeu o Jungler adversário planejando um Gank na bot lane....rapidamente ele fala isso (no chat por voz) pra que a bot lane monte sua estrategia.
...outra coisa tambem é que os jogadores mais tóxicos ESTAO NO NORMAL GAME..ou seja...seria meio contraditório saber disso e deixar uma ferramente que vai permitir que esse cara use as palavras de baixo calão dele em alto e bom som.

Além disso, não podemos esquecer dos trols, que COM CERTEZA vão colocar uma musica bem alta e deixar tocando o tempo todo, obrigando o time a usar o mute all e praticamente inutilizando a ferramenta de chat por voz.

Enfim..